[Resenha] O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Livro: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Número de páginas:
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
- Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- Você me acha atraente?
- Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo. (Pág. 167)
O Projeto Rosie é o livro de estreia do australiano Graeme Simsion, que teve os direitos vendidos para mais de 30 países, entre eles EUA, Grã-Bretanha, Espanha, Japão, Dinamarca, Itália e Canadá, e vai se tornar filme, com produção da Sony Pictures.


Don Tillman está prestes a completar 40 anos e ainda não encontrou uma esposa. Graças a sua inabilidade social, seus encontros sempre resultaram em um verdadeiro desastre. Para resolver este problema, Don tem a brilhante ideia de montar um questionário super elaborado que começa com perguntas triviais, como se a candidata fuma ou bebe, e envereda para perguntas mais diretas e complexas, como qual o tipo de sorvete que a candidata prefere, ou qual é o nível de conhecimento em relação a matemática, aumentando assim sua chance de achar uma mulher compatível. O Projeto Esposa - como é denominado - recebe várias respostas, porém, por culpa de alguma incompatibilidade os encontros sempre fracassam. Don decide então mudar a abordagem, e seguir os conselhos de seu amigo Gene, de ir direto ao ponto. Assim que Rosie surge em sua sala, ele logo a convida para um jantar. O que ele não poderia imaginar é que Rosie é completamente imcompatível.

Eu não sabia o que esperar do livro, mas já gostei quando vi que seria narrado em primeira pessoa por um homem, o que sempre me deixa empolgada para conhecer como funciona a mente masculina quando o assunto é amor. Me apaixonei perdidamente por Don <3
O começo já revela o quão peculiar nosso protagonista é. Metódico ao extremo, Don segue todo um ritual para realizar suas tarefas, que inclui um cardápio semanal e programações cronometradas, tudo isso visando a otimização de seu tempo.
Eu me acostumei fácil com o jeito singular de Don, e com sua curiosa análise do IMC (índice de massa corporal) das pessoas, o que me rendeu altas gargalhadas pela madrugada. 

Quero deixar claro que eu adoro romances açucarados, daqueles bem melosos com declarações a todos os instantes, apelidos bobos, e clichês, mas não senti falta disso. Aqui o foco é a comédia, sem deixar de ser altamente viciante e apaixonante.
Vale ressaltar que Don não sabe lidar com suas emoções, e antes que me perguntem se ele é um personagem frio, eu respondo que ele apenas possui uma inabilidade enorme em expressar os seus sentimentos, o que torna todo seu esforço para conquistar Rosie ainda mais fofo! Sério, no final do livro eu me derreti completamente por ele e me afundei em uma ressaca literária imensa pós-Don (não vai existir personagem tão perfeito...snif).
O relacionamento entre Don e Rosie foge de todos os clichês, e por esse motivo é tão cativante. A saga para conseguir as amostras de DNA, com o objetivo de encontrar o verdadeiro pai de Rosie, rendem cenas hilárias.
Mesmo com todas as cenas engraçadas, o autor ainda adicionou um toque emocionante a premissa. Me identifiquei muito com Don e sua luta em tentar se encaixar na sociedade. Não fica claro que o personagem tenha algum problema, embora ele possua algumas características de portadores da Síndrome de Asperger.
De todas as capas, a brasileira é a mais atrativa e condizente com a história. Só de olhar para os elementos dispostos nela (bicicleta, lagosta, microscópio), já me pego sorrindo feito uma boba pensando no Don.

Trazendo um casal nada convencional, e uma análise extremamente sensível sobre como os opostos verdadeiramente se atraem, O Projeto Rosie é um livro para ser lido, apreciado e relido. Sem dúvida uma das minhas melhores leituras do ano, que certamente irei reler em breve.
Se você tiver a curiosidade de saber se é compatível com Don, tem um questionário muito legal na página do Grupo Editorial Record, que revela seu grau de compatibilidade. Eu fiz e advinhem a surpresa?? Sou completamente incompatível hahahaha.

20 comentários:

  1. Ai eu adorei o Don gnt, ri muito com as esquisitices dele, viu? Esse quote que vc colocou é ótimo *-*
    A leitura é bem divertida, o livro me surpreendeu!

    E realmente a nossa capa é a mais bonita!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jacqueline!

    Confesso que fiquei meio receosa em ler a resenha, simplesmente porque pensei que seria um desses livros que vomitam arco-íris e tudo mais que você (e muita gente) tanto gosta!

    Engano o meu... Adorei a resenha e adorei ainda mais o livro. Casal não convencional? Foge do clichê? Puff, o livro já me ganhou!

    Nunca tinha ouvido falar desse autor. Você já leu outros livros dele? Que aí já compro quando for comprar O Projeto Rosie, rs.

    Abraços,

    Mariana Machado
    lentesdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainn, também quero me apaixonar pelo Don! <3
    Espero ler muito em breve, acho a capa tão linda!
    Os opostos se atraem... humm, ja gostei!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. Mais uma resenha que leio que me deixa louca de vontade de comprar o livro. Todo mundo só faz falar bem do Don. Quero me apaixonar por ele também.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Jacque! Estou ansiosa para ler O Projeto Rosie! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ótimo, eu quero muito ler ele, e adorei a resenha, me deu ainda mais vontade de lê-lo

    ResponderExcluir
  7. Ai, Jacque, que livro é esse? Só de ler sua resenha já sei que vou amá-lo! Especialmente por fugir do convencional.
    Também estou ansiosa para conhecer o Don! *-*

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não li ainda, mas pelo visto vou curtir bastante, li poucos livros pelo ponto de vista masculino e assim como você gosto de saber o que acontece nessas cabeças complicadas. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Já li uma resenha desse livro que descreveu o personagem de Don, e sabe, ele me lembra bastante o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory, kk, e também quero muito ler esse livro que tá dando o que falar na blogosfera. Gostei da capa que a Galera Record usou, é simples e cai bem. Ótima sinopse, e não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque,
    Li uma outra resenha desse livro e assim como a sua foi só elogio, estou ansiosa por esse leitura que será a minha próxima.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Também adoro esses romances fofinhos e que nos fazem refletir! Será que vou gostar de O Projeto Rosie?
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque, tenho visto tantos comentários a esse livro que a gente nem tem como não ficar curiosa, né? rsrs
    Eu não sabia que era narrado por um homem, morro de curiosidade de ler um livro assim, ainda não tive oportunidade, apesar de saber que existem outros.
    Também não sabia que era mais para divertido do que para romance, mas que não deixa faltar em nada. Espero ter oportunidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Jacqueline,

    É a primeira resenha que leio desse livro e ela me deixou bastante curioso.....parabéns pela resenha...boa dica....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br




    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque!
    Hm... Agora sim fiquei interessado no livro.
    Como sempre suas resenhas mudando meu interesse. Hehe
    Parece realmente ser um livro peculiar e divertido. Provavelmente, eu me divertirei, caso o leia e acima de tudo, curtirei muito a leitura.
    Espero não demorar muito para tê-lo na minha estante e lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque um livro narrado por homem sempre desperta a minha atenção. É tão incomum. Mais legal ainda é quando essa narração fica legal e mesmo sendo escrito por uma mulher, parece ser ideias de um homem.
    Estou um pouco desacostumada com romances onde o protagonista já é mais maduro, mas isso não parece atrapalhar em nada aqui.
    Pelo visto é um ótimo livro, cheio de cenas engraçadas e um romance fora do comum. Apesar de adorar clichês as vezes é bom fugir do de sempre.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber que esse livro foi uma das suas melhores leituras do ano! Caramba, você me deixou curiosa pra ler essa obra! Vou separar ele para começar a leitura hoje mesmo.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo falando bem desse livro e eu lisa e nem tenho como comprar!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Jacque,
    A cada resenha que leio desse livro, a expectativa aumenta. Mesmo sendo clichê, acho que é uma leitura excelente. bjs

    ResponderExcluir
  19. Torcendo pra ter esse livro logo, deve ser muito bom rir um pouco com o Dom, onde já se voiu ninguém é perfeiro e fiz o teste que a editora fez, claro que não sou compativél, rsrsrrs Achei a capa muito fofa já tinha visto na livraria.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha. Já tem um tempinho que queria ler O projeto Rosie. Parece ser um livro incrível =)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...