[Resenha] Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks

Livro: Uma Curva na Estrada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 303

Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:

Este é o segundo livro do autor que leio, e foi uma experiência pra lá de agradável, já que encontrei todos elementos que eu curto em uma história.

O subxerife Miles Ryan nunca mais foi o mesmo após perder sua esposa, Missy, vítima de um terrível acidente de carro. Viúvo aos 30 anos, ele precisou lidar com a criação do filho pequeno, e com a falta de resolução do crime, já que o motorista não prestou socorro à vítima.
Na escola do filho, Jonah, a professora Sarah percebe que ele tem dificuldade na hora de fazer as tarefas, e se propõe a dar aulas extras para que ele possa acompanhar a turma. Miles concorda, e por conta proximidade, eles acabam se apaixonando.
  
“Onde de fato começa uma história? Na vida, são raros os inícios bem marcados, aqueles instantes dos quais um dia podem dizer: “Foi ali que tudo começou.” Mais às vezes o destino cruza o nosso caminho e inicia uma sequência de acontecimentos que levam a um desfecho imprevisível.”
Intercalando a narração em primeira e terceira pessoa, a história gira em torno do subxerife Miles, e a sua saga em encontrar o culpado pela morte de sua esposa.
Os personagens de Sparks possuem aquela verossimilhança que tornam o enredo muito mais crível e apaixonante. Foi fácil criar uma identificação com Miles e Sarah, e torcer pelo relacionamento deles.
Miles mudou muito de atitude durante a leitura, o que foi completamente compreensível, já que se tratava de sua esposa. Minhas reações foram praticamente as mesmas dele, acho que por isso me identifiquei tanto com ele.
Fui surpreendida com uma pegada policial já no início, visto que Miles passa boa parte do tempo tentando resolver o mistério da morte da esposa. Mas não espere um mistério tão complexo. Talvez por ser "rata" de romances policiais, e tendo lido tantos, eu matei a charada no meio da narrativa. Mas não precisa se preocupar, porque não fica tão na cara assim.
A narração em primeira pessoa me deixava tensa para saber o que a pessoa queria revelar, e quem seria o responsável pela morte de Missy.

O autor consegue equilibrar perfeitamente o romance e a parte da investigação, o que torna a leitura fluida e rápida.
Eu amei o romance abordado. Apesar de ser um livro curto, o envolvimento entre os dois foi trabalhado lentamente, e a atração entre os dois era palpável.
Contrariando a teoria Sparkiana - de que todos os livros do autor arrancam lágrimas do leitor - não chorei em nenhum momento, apesar de ter me comovido muito com o desfecho. Achei que o final poderia ter sido um pouco diferente, e menos abrupto.
A edição da Editora Arqueiro complementou a obra :ótima revisão, e a escolha da capa condizente com as características dos personagens.
Uma Curva na Estrada é um livro que fala sobre a importância do perdão para seguirmos em frente. Mais do que recomendado.

27 comentários:

  1. Oie!

    Até agora eu só li dois livros do autor e tenho vontade de ler todos os outros, pois só vejo ótimos comentários.
    Aii, minha fila de leitura só aumenta.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de "Uma Curva na Estrada", apesar de não ser um dos meus preferidos do autor. Eu também matei a charada no meio do livro, apesar, concordo, de não ficar muito na cara quem seja o assassino da esposa de Miles. No mais, o final foi abrupto mesmo, mas o livro todo é bem apaixonante, no melhor estilo Sparks. Leia Um Por Seguro, considero esse o melhor livro do autor *-*

    ResponderExcluir
  3. Tô tomando coragem pra ler outro livro do Nicholas Spark... Li Querido John e achei tão piegas, mas quero tentar de novo. Estou decidindo qual deles ler, acho que esse entrou pra lista :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, Jac, como sempre :)
    To com 2 livros do Tio Nic aqui e não li ainda e snem sei quando eu vou ler, tô sem saco pra escrita dele...
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada de Sparks!
    Acho que vou começar com esse, adorei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não li esse livro ainda mas tenho MUITA vontade. Adorei a sua resenha.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  7. Do Nicholas eu li apenas A última música e Um amor para recordar, e de verdade, andou saindo tantos livros dele que já nem sei por onde continuar... hahahaha estou perdidinha!!!!
    Acho que talvez eu recomeço por esse, já que você falou tão bem! :D
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Como sou fã do autor vou querer ler com certeza. É bom saber que esse é um pouco diferente dos outros. E melhor ainda que tem uma pegada policial que adoro. Por coincidência acabei de fazer resenha de um livro do Nicholas no meu blog hehehhehehe.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Jacque! Estou ansiosa para ler Uma Curva na Estrada! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro mais interessantes do que os últimos que eu tinha visto do autor
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jacque!

    Eu acho essa capa muito fofinha e romântica. Concordo com você, ele sempre cria personagens bem condizentes com a realidade. Bacana ter essa pegada policial, conseguiu se diferenciar um pouco dos outros livros dele.
    Nunca fui fã do Sparks, li 3 livros apenas: o primeiro achei razoável, o segundo eu amei e o terceiro me decepcionou... Acho que foi por isso que me cansei. Mas esse parece ser bem legal, quem sabe eu não leia futuramente.

    Beijocas!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá linda, tudo bem?
    Passando para ver as novidades do seu blog e achei bem legal a sua resenha, até porque eu ainda não li esse livro. Espero poder ler muitos do autor, até porque nào conheço o modo que ele escreve. Mas parabens, até porque vc captou bem a estória =]

    Enfim...Se cuida minha querida
    e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque! Eu gostei deste livro, inserir a investigação foi uma boa ideia e reduzir o drama melhor ainda. Só fiquei brava com o Miles, eita homem nervosinho, já a mocinha e o filho dele, foram personagens bem agradáveis.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Adoro Nicholas Sparks. Sempre romântico e inspirador. Este é mais de um dos vários livros que eu quero ler.Enfim, adorei a resenha e o blog. Seguindo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque no meu último post sobre um livro do Nicholas eu tomei a decisão de não ler mais nada dele a não ser que fosse bem diferente do que ele vem escrevendo.
    Sua histórias estão ficando repetitivas demais e não estou conseguindo me envolver com os personagens e seus dramas.
    Não posso negar que ao ver a nota que você deu ao livro, fiquei bem tentada. Mas acho que ainda não é hora de fazer as pazes com o titio Nick.

    Beijos
    Caline - Mundo de Ppapel

    ResponderExcluir
  16. Li poucos livros do Sparks e o acho melodramático em suas histórias, que nem por isso deixam de ser lindas e cheias de emoção. Bom saber que esse livro em especial tem um diferencial, vou ler assim que possível.
    Beijos e parabéns pela bela resenha.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  17. Li poucos livros do Sparks e o acho melodramático em suas histórias, que nem por isso deixam de ser lindas e cheias de emoção. Bom saber que esse livro em especial tem um diferencial, vou ler assim que possível.
    Beijos e parabéns pela bela resenha.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  18. Vejo tantas resenhas e tantos elogios ao autor e seus livros que morro de vontade de ler algo de sua autoria, mas tenho também medo de pegar um muito dramático. haha
    Sobre matar a charada no meio da narrativa, aconteceu comigo dia desses, o livro para quem não lê policiais demais seria perfeito, para mim foi algo previsível. haha, daí decidi que vou dar um tempo do gênero policial, para conseguir apreciar por completo os próximos.
    Adorei tua resenha e tô bem inclinada a dar uma xeretada neste título. =)

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque, tudo bem?
    Confesso que já faz um tempo que eu tenho deixado de ler os romances do Sparks pela semelhança entre eles. Mas que bom que você gostou da leitura.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  20. Olá Jacqueline,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, realmente parece se uma bela história....bela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Só eu que não aguento mais ler Nicholas Sparks? Já tenho três livros dele na fila de leitura, mas fico desmotivada por ter seeeempre a mesma estrutura e sempre me fazer chorar no final.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  22. Oiii, Jacque!
    Esse foi o primeiro livro que li do Sparks, e fiquei encantada com a narrativa do autor. O romance, o envolvimento dos personagens, tudo <3
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacque!

    Nunca li Sparks. Já até perdi a vergonha de dizer isso... rsrs E acho que tenho um pré-conceito. Porque já tive uns três livros dele nas minhas mãos e do jeito que vieram, foram. Enfim, gostei do enredo desse, achei bem interessante com o lance da investigação. Acho que seria uma boa pedida, um jeito de começar! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  24. Oi Jacque!
    Esse ainda não li, mas provavelmente nem o farei. Não sou muito fã de Sparks. Os romances deles podem até ter certa dose de tragédia, mas ainda assim, são melosos demais para mim. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ah, Sparks <3
    Todos os livros dele sempre acabam me impressionando. *-*
    Eu to doida para acrescentar esse livro na minha coleção. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  26. Oii Jacque!

    Ando numa fase de "éca" com o Nicholas Sparks, pois os seus livros são todos iguais... Uma historinha "triste", que se passa em alguma cidade interiorana, com algum vilão que morre no fim...
    Mas, a sua resenha me deixou mais empolgada quanto ao autor! :D E até me deixou com vontade de ler o livro acredita?
    Bem ou mal, o autor consegue prender o leitor. Mesmo os livros sendo repetitivos... :)

    Beijos!
    Boa semana!! =^.^=

    ResponderExcluir

  27. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...