[Resenha] É assim que você a perde - Junot Díaz

Livro: É assim que você a perde
Autor: Junot Díaz
Editora: Record
Número de páginas: 222
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
" Até que não sou mau sujeito. Sei o que parece - que estou na defensiva, e é balela -, mas pode crer. Sou um cara igual a todo mundo: fraco, cheio de defeitos, mas, basicamente, do bem. A Magdalena, porém, discorda."
Junot Díaz é um escritor dominicano, conhecido por seu livro A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, que lhe rendeu em 2008 o prêmio Pulitzer da ficção. Em É assim que você a perde, o autor reúne vários contos que se interligam entre sim, e possuem o mesmo protagonista de outros livros do autor, o Yunior, um dominicano que vive nos EUA desde pequeno.

Quando solicitei o livro, imaginei que se tratava de um tipo de "manual do traidor", e traria um personagem narrando suas escapadas. Me enganei totalmente, mas fiquei feliz em sair da minha zona de conforto.
Junot tem um estilo bem característico de narrar: minimalista e mordaz, ditando um ritmo eloquente.
Não temos somente a traição do personagem como assunto principal. Yunior narra as dificuldades de viver como imigrante nos EUA, e os preconceitos que sofre. O ar latino ficou por conta da tradução, que optou por manter muitas palavras em espanhol, o que a meu ver foi um ponto positivo, já que serviu para transmitir a essência do autor. Como eu conhecia o idioma, não me senti perdida, mas para quem não é, vai encontrar um pouco de dificuldade para reconhecer algumas expressões (nada que um google tradutor não ajude).

Yunior vai além das suas traições, e escava seu passado, falando sobre a relação com a mãe e o irmão mais velho, que talvez tenha sido sua maior influência.  Em  "Otravida , Otravez" a narradora é uma amante, que conta sobre o trabalho que realiza em um hospital, e sobre a vida que leva com seu namorado casado. Esse conto foi o único que não fez sentido nenhum pra mim, já que Yunior nem aparece nele. Mesmo assim, foi interessante observar o olhar da narradora sobre a vida das colegas com quem dividia a casa, que trabalhavam com o intuito de enviar dinheiro para suas famílias e filhos que permaneciam em seu país de origem.

Os contos são bem curtos, e a linguagem utilizada vai da escrachada até a erudita. Seu personagem, apesar da transgressão cometida, acaba por atrair a simpatia do leitor. Não era pra menos, já que ele tinha um pai linha dura e uma mãe que sofria calada.
O final foi surpreendente. Quando eu pensava que os contos não teriam uma ligação entre si, Díaz surpreende com uma reviravolta no capítulo final.
A capa é muito linda, e tem detalhes em alto relevo com um toque de glitter, que eu amei.
Junot utiliza de toda sagacidade para embutir sua crítica, sem mudar o rumo da história, ou tirar o foco de seu personagem. Recomendo.

12 comentários:

  1. Não me interessei muito pelo fato de serem contos, mesmo que eles se interliguem em uma hora ou outra, continuam sendo contos :C

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessado na proposta do livro, apesar de não gostar do formato de contos, venho procurando livros do tipo e que cativam logo no começo. Felizmente esse parece amarrar todas as histórias em um ponto, então acho que posso dar uma chance.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Geralmente não leio livros de contos. São tantos livros para ler e tão pouco o tempo que prefiro ler algo que eu realmente goste, tipo livros de suspense, fantasia e chick-lit

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha fiquei bem interessada no livro depois que você disse que os contos se ligam no final. Muito bom parece. Amei a capa do livro.

    Bru

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom.
    Amei a capa, assim como você. Cheia de detalhes.
    Vou anotar na minha listinha de livros a ler.
    Beijos

    http://withoutidea.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa linda *-*
    Eu adoro livro de contos, fiquei realmente interessada nesse. Fiquei meio perdida no conto do tal "Yunior" que não aparece hahaha Mas cheio que seja um livro que valha a pena.

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, tudo bem?
    Achei interessante a estrutura. Sempre gostei de contos, e quando eles se interligam, pra mim é ainda melhor. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, então gostei da postagem :)
    Novidade, agora estou com livro publicado pela Novo Conceito!O livro digital "Feitiço".Espero que goste!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Jacque. O livro parece ser bem interessante, mas não faz o meu tipo de leitura. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jacque!

    Também amei a capa. É muito linda, mesmo!
    Nunca ouvi falar do autor, mas pela sua resenha parece ser uma ótima leitura. E como eu amo contos, acho que irei gostar desse livro! :)
    Achei muito bacana eles manterem algumas palavras do original!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler sua resenha achando que não me interessaria muito pelo livro, mas no decorrer de sua descrição fui me envolvendo e adivinha, acho que esse é um livro que vou ler com gosto. Adoro contos, e quando eles são sobre um assunto tão abrangente fica melhor ainda.
    Parabéns Jacque, pela resenha.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/09/resenha-lenny-cyrus-o-supervirus-joe.html#more

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente, tenho gostando mais de contos. Acho que finalmente encontrei um jeito de lê-los que funciona para mim: aos poucos. Eu não tinha prestado atenção nesse livro, mas, como quero ler algo do autor, talvez comece por esse.
    Tks pela dica ;)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...