[Resenha] A garota que eu quero - Markus Zusak

Livro: A garota que eu quero
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 175
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

A garota que eu quero é o último volume da trilogia Irmãos Wolfe, mas poderia muito bem ser um livro independente, já que não é preciso ler os anteriores para se situar na história.
Eu esperei ansiosa por este desfecho, e não me arrependi. Markus fecha com chave de ouro a história da família Wolfe, e conseguiu deixar meu coração palpitando a cada parágrafo.
"- Desculpe, Octavia. Desculpe por ser tão estupidamente inútil. (...)
- Você não tem que falar nada, Cameron (...) Você poderia nunca falar coisa alguma, e mesmo assim eu saberia que você tem um grande coração." (pág.76)
Cam está muito diferente do adolescente que conhecemos em O Azarão. O passado incorrigível ficou para trás, e tudo o que ele deseja é conquistar a garota que gosta, e fazê-la feliz. Seu irmão, Rube, continua pulando de relacionamento em relacionamento, colecionando relações amorosas descartáveis. E é justamente no fim da relação de seu irmão com Octavia, que Cam se descobre apaixonado por ela, e vive sua primeira experiência amorosa.

Narrativa poética e um personagem que esbanja fofura foi o que me conquistou neste livro. Zusak explora com maestria os medos, conflitos, e pensamentos de um adolescente que não se encaixa em nenhum padrão, e vive com os sentimentos à flor da pele. A forma como Cam descobre o amor é bastante pueril e tocante. Ele é um adolescente bastante incomum. Extravasa através da poesia, os seus mais secretos pensamentos, com doses cavalares de romantismo. Impossível não se apaixonar.
O crescimento do personagem foi notável. Se nos livros anteriores ele vivia à sombra de seu irmão Rube, em A garota que eu quero ele ganha vida própria, tomando decisões sem consultar o irmão, e acreditando mais em si. A responsável por parte dessa mudança tem nome: Octavia. O romance permeia a maior parte da narrativa, e gostei muito da forma como o autor desenvolveu a aproximação dos dois, sem esquecer de focar no relacionamento de Cam com seu irmão.

O amor fraternal é outro ponto bem explorado. Não só o relacionamento com Rube, mas também com Steve, que ganha um destaque maior. O desenvolvimento dos personagens não é prejudicado para quem não leu os outros livros da trilogia. Cam vez ou outra relembra o que aconteceu com a família Wolfe, e assim o leitor não ficará boiando nos acontecimentos.
Este é o terceiro livro do autor que eu leio, e o avanço em sua escrita é notável. Adoro o tom pessoal que ele imprimi em sua narrativa, e depois dessa experiência com os Wolfe, com certeza darei outra chance ao seu grande bestseller: A menina que roubava livros, que abandonei a leitura ainda nas primeiras páginas.
Se você não gostou dos primeiros livros da trilogia, recomendo veemente que leia A garota que eu quero. Se você é adolescente e quer saber como conquistar uma garota, Cameron tem a fórmula certa #ficaadica

15 comentários:

  1. Que resenha mais linda!
    Meu único contato com o autor foi em A menina que roubava livros, e é um dos meus livros favoritos. Nunca tinha me interessado pelos outros livros dele, mas de um tempo para cá passei a ler as resenhas dessa trilogia, e tenho cada vez mais vontade de começar a lê-la. Fiquei super curiosa para conhecer essa família, adoro livros que exploram a relação entre os irmãos.

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque eu comprei este livro muito baratinho, muito mesmo e não li pois não tenho os outros, agora lendo sua resenha deu para ver que a história faz sentido, mesmo sem ter lido os demais, assim posso ler logo. Sério que você abandonou A menina que roubava livros? Eu amo aquele livro, tão tocante. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiee, minha amiga, vim te visitar e que bom que fiz isso!
    Descobri por você que esse livro faz parte de uma série, mas só tenho ele, mesmo assim é minha leitura do momento. E fico contente de sabe que posso está lendo independente dos outros >.< com certeza irei me encantar.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Oiee!

    Eu acompanhei suas resenhas e estou bem curiosa para ler este.
    O livro parece ser muito bom.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Eu nem sabia que fazia parte de uma trilogia hahahahaha (eu nunca tinha me interessado, mas você gostou bastante, então...)

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Tô com o e-book aqui, mas ainda não tive tempo de ler, né? rsrs Preciso me organizar...
    Interessante o que vc comentou, pois tb abandonei A Menina há anos e sempre me sinto como se fosse uma maluca, de tão cultuado que esse livro é.

    Mas enfim, tenho vontade de ler essa trilogia, mas acho que vou acabar lendo primeiro o terceiro, que é o que mais me interessa rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que era o último livro da trilogia.
    Pensava que era um livro independente.
    Quero ler, com certeza, mas preciso ler os outros antes. Não gosto de ler séries fora de ordem.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  8. HAHA todo mundo se sente culpado por ter abandonado a Menina, sempre vejo comentando..
    A Leticia adora esse livro. Mas conheci uma pessoa que odeia!

    Enfim, acho estranho livros de 'série' ser publicados por editoras diferentes, mas vai saber o motivo, né?

    Eu adorei a resenha, eu pensava uma coisa totalmente diferente do livro..
    Mas adoro esses conflitos familiares e acompanhar a evolução dos personagens.

    bjs
    e boa semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum outro livro do autor além de A menina que roubava livros. Dê outra chance, sim! É um dos meus livros preferidos!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque quando vi a sinopse desse livro fiquei interessada na hora, além disso ele estava em promoção. Mas ai vi que ele era uma continuação e lá não dizia que poderia ler independente. Acabei não comprando e agora depois de ler sua resenha estou arrependida.
    Próxima oportunidade que aparecer não vou deixar passar.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!
    Só li um livro do Markus Zuzak, que foi A Menina que Roubava Livros (<3) e eu AMEI! Leia, leia mesmo, por que vale muito a pena!
    Tenho muita vontade de ler os outros do autor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, me senti péssima agora, me senti ignorante, não sabia que esse livro pertencia a uma trilogia=/
    Adorei sua resenha, quero muito ler esse livro e será para breve.
    Beijos Jacque.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Nossa, me senti péssima agora, me senti ignorante, não sabia que esse livro pertencia a uma trilogia=/
    Adorei sua resenha, quero muito ler esse livro e será para breve.
    Beijos Jacque.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Olá Jacqueline,

    Quero muito ler essa série, gosto demais do autor...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Já vi resenhas negativas e positivas sobre este livro e ainda não me decidi se vale a pena arriscar comprá-lo. Até mesmo porque não li os anteriores.

    Mas gostei bastante da sua resenha, principalmente pelo fato de vc dizer que dá pra entender bem a estória sem ter lidos os outros da trilogia.

    Um abraço.

    Mel

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...