[Resenha] As Sete Vidas do Amor - Carla D'Alessio

Livro: As sete vidas do amor
Autora: Carla D'Alessio
Editora: Bertrand
Número de páginas: 378
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Carla D'Alessio nasceu em Caserta, na Itália. Por seu primeiro conto "Formine", foi considerada uma revelação e incluída na antologia Ragazze che dovresti conoscere, dedicada a jovens autores italianos. As sete vidas do amor é seu romance de estreia no Brasil.
"Estou dizendo que hoje em dia as coisas acabam depressa, antigamente costumavam durar mais. Mas não sei dizer se pareciam verdadeiras só porque acreditávamos demais nelas, ou se eram realmente verdadeiras, com a gente que saiba enfrentá-las e protegê-las com o devido cuidado."
Das minhas escolhas aleatórias de leitura, decidi me arriscar no romance de estreia da autora Carla D'Alessio, que pode ser classificado como uma comédia noir. Nunca havia lido nada no estilo, e o gatinho da capa, e o título me deixaram bem curiosa. Tinha acabado de sair de uma leitura mega tensa (Insurgente), então decidi pegar o livro para poder dar umas risadas e sair da ressaca literária que se abateu sobre mim. Só que não tive o efeito esperado.

A história se passa faltando 7 dias para o natal, quando Ada, uma senhora que não está muito feliz com o descaso da filha e do marido, vai à igreja para se confessar. Ada vê um gato persa preto chamado Bemont, e decide sequestrá-lo. De lá ela parte para casa de Mara, amiga de sua filha, e decide não retornar para casa.

O primeiro fator que me manteve ligada na leitura foi o estilo de narrativa bem peculiar. O sarcasmo e a ironia utilizados pela a autora - que ditam o toque noir - foram utilizadas no tempo certo, sem deixar os diálogos forçados ou entediantes.
Por um lado a rapidez do texto foi muito bem vinda, mas senti falta de descrições que pudessem caracterizar o cenário. D'Alessio usou Nápoles como pano de fundo, mas em nenhum momento eu me senti dentro da cidade. Parecia que os personagens estavam alocados em um estúdio de gravação de novela.
A narrativa é tão ágil que muitas vezes o texto se atropela, literalmente. Senti uma enorme dificuldade em pegar o ritmo, pois em alguns momentos as cenas não tem divisão, e na linha abaixo ela já passa a narrar sobre outros personagens. Ficava tão confuso a ponto de precisar voltar e ler o mesmo parágrafo umas três vezes, até me situar com o nome do personagem. A impressão que eu tive era de estar frente a Torre de Babel, com muitas pessoas falando, e ninguém entendendo nada com nada.

Outro problema foi a variedade de personagens. São 6 protagonistas (Ada, Mara, Nina, Zoja e Bea), e outros co-protagonistas. Com tantas personalidades a serem trabalhadas, Carla acaba negligenciando alguns personagens. Ada e Zoja são as mais expressivas. Me simpatizei com Ada logo no início, já que ela assume uma postura proativa e cansada de ser vista apenas como a esposa que realiza os deveres domésticos, e decide "fugir" de casa. Sempre tive a curiosidade de saber como meu esposo reagiria se eu tomasse um chá de sumiço (cá entre nós, dificilmente os homens elogiam quando encontram roupa lavada e casa arrumada, mas deixe tudo de pernas pro ar que eles rapidinho percebem a importância desses simples afazeres), e a atitude de Ada me permitiu observar como efetivamente seria.
Foi interessante observar o desenrolar da história, e ver como a vida de todos se interliga e o aprendizado que cada um tira da situação. Só que faltou a comédia que eu tanto esperei. Para não dizer que não dei uma risada durante toda leitura, a parte onde o marido de Ada precisa passar suas próprias blusas e se virar nos 30 para se organizar, conseguiram arrancar algum riso.

Talvez a minha ressaca literária tenha atrapalhado meu envolvimento com a obra, ou a história funcionasse melhor se fosse adaptada para a telona.
A edição da Bertrand traz uma capa "emborrachada" e com letras prateadas, que deram um charme a obra. As sete vidas do amor (até agora não entendi a correlação entre as sete vidas do gato com o amor...enfim) traz lições clichês, mas sempre válidas.

19 comentários:

  1. A capa é muito bonita, Jack! Mas não sei se leria, pois pelo o que pude perceber, a história é bem confusa. Uma pena.

    Ai, e o que você achou de Insurgente?! Muito bom, né?! <4

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jacque, falei tudo o que você disse na minha resenha, que postarei nessa semana. Se ela tivesse colocado menos personagens e trabalhado mais o ambiente, seria bem melhor, até porque a narrativa dela é diferente e esse sarcasmo dá um toque especial. Enfim, né? Uma pena.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac (: Não conhecia o livro mas essa capa é super fofa, eu já tinha visto em algum lugar ~não sei aonde~
    Livros com muitos protagonistas acabam sendo um pouco confusos, sempre acho que é melhor quando são menos ou apenas um porque assim o autor pode trabalhar melhor a personalidade e não irá deixar o leitor perdido! É uma pena que o livro não tenha ajudado na ressaca, mas eu sei como é :/

    Já postamos lá, quer ler? Desde já obrigado!
    -Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
  4. Acho que não leria esse livro, apesar da capa e título serem interessantes. Acho que o maior erro dos autores muitas vezes é na caracterização de onde se passa a história, em vez de darem uma atenção maior a esse lado, que é justamente o que nos insere no mundo criado. Bem, fiquei feliz por você ter acabado Insurgente, porque Divergente é :333

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não fiquei interessada pelo livro ,
    mesmo depois de ler várias resenhas sobre ele .
    A capa é bonita , mas não sei !!
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa são muitos personagens mesmo, fica até difícil para o autor se dedicar devidamente a cada um.

    Apesar dessa narrativa meio confusa achei a capa interessante e o título mais ainda *-*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Detesto essa coisa de deixar personagens de lado :( Confesso que a capa é até fofa e o título curioso, mas a história não me interessou tanto.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque! Que pena que não foi aquilo que você esperava, eu sinceramente não fiquei interessada na obra, gosto de livros que nos façam viajar pelos locais, não estes que correm com a história e atropelam até o leitor. Eu deve ser muito confuso mesmo, se nem relação com o título você conseguiu achar. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. A história não me chamou a atenção, mas essa capa é TÃO bonita ao vivo *-*

    ResponderExcluir
  10. Sempre que passava na livraria pensava se levava ou não. Achei que o tema seria um pouco mais "pesado", adorei saber que tem um quê de cômico e ironia, mas fiquei triste em saber que o livro não consegue transportar o leitor para o plano de fundo.

    Muito mais do que apenas os personagens, acho que o livro como um conjunto tem que conquistar o leitor nesses aspectos tbm. Uma pena! =(

    Beijos e boa semana! o/
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro
    Mas por hora não me interessei

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha Jacque. Apesar de ter percebido que a narrativa é meio que mecânica, o mote em si me deixou curiosa para ler o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. A sinopse não me atraiu, não é meu gênero e a capa, bom, pouco chamativa. Sua resenha confirmou tudo isso. aksdjaskljdakls

    Sou muito crítica em relação à alguns romances, apesar de gostar de uns bem bobinhos. Precisa no mínimo de um bom enredo.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A sinopse não me atraiu, não é meu gênero e a capa, bom, pouco chamativa. Sua resenha confirmou tudo isso. aksdjaskljdakls

    Sou muito crítica em relação à alguns romances, apesar de gostar de uns bem bobinhos. Precisa no mínimo de um bom enredo.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi minha mamãe preferida! Tudo bem?

    Você disse tudo que eu queria dizer com o livro. Mas acho que para mim (até por estudar italiano) não tive esse problema de não consegui me situar no local.
    A confusão toda dos personagens só me fez pensar mais ainda na Itália. Parecia que eu estava ouvindo as conversas "gritadas" e as discussões com a família da Nina.

    Curti o livro, mas passa longe dos preferidos.

    Beijos xuxu!

    http://pausaparaumcafe.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Essa capa...PERFEITA.
    A história parece ser bem densa, daquelas que nos deixam meio sem noção, que temos de voltar e ler de novo e de novo. Gosto de livros assim, e amo livros com muitos personagens, fiquei curiosa.
    Adorei sua resenha, adoro seu pinto de vista sobre livros tão diferentes.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha! O livro só me chamou atenção pela capa, que eu achei sensacional! Agora quero ler :)

    ResponderExcluir
  18. Olá Jacqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei a sinopse mais ou menos e sua resenha me deixou com dúvidas...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito da capa por causa do gato mas acho que a história é um pouco confusa e vou ter que ler para saber se é isso mesmo ou foi sua ressaca que causou essa confusão rsrsrsrsr não entendi bem as coisas.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...