[Resenha] Na Ilha - Tracey Garvis Graves

Livro: Na Ilha
Autora: Tracey Garvis Graves
Editora: Intrínseca
Número de página: 280
Classificação: 4/5

Minha Opinião:
"Eu não sabia se eu conseguiria seguir em frente sem ela. O som da sua voz, seu sorriso, ela - essas eram as coisas que tornavam a vida na ilha suportável. Eu a abracei um pouco mais apertado e pensei que, se ela acordasse, eu diria tudo isso." 
Aos 30 anos a professora de inglês Anna Emerson sonha em se casar e ter filhos, porém, seu namoro de 8 anos com John não evolui. Cansada da indecisão do namorado, ela aceita ser tutora de T.J, um adolescente de 16 anos com um câncer em remissão, que irá passar o verão nas Maldivas com os pais.
A caminho da casa de veraneio dos Callahan, o hidroavião em que viajam, cai em uma ilha deserta povoada de tubarões.

Quando eu era adolescente e estava no segundo grau, tinha uma brincadeira muito famosa, que consistia em responder uma série de perguntas em um caderno que passava por toda turma, e uma das questões era: - Quem você escolheria para passar um final de semana em uma ilha deserta? (eu sempre respondia: o Tom Cruise). Me perder em uma ilha deserta povoou meus sonhos durante toda adolescência, embalada pelo filme A Lagoa Azul que eu assistia repetidas vezes sem cansar.

Quando vi Na Ilha entre os lançamentos da Intrínseca, fui atraída pela capa lindíssima. Esperava uma versão atual do famoso filme, e a expectativa era gigantesca, já que essa era a leitura mais esperada do mês. Só não esperava me frustar com alguns detalhes.
Os capítulos são narrados em primeira pessoa por Anna e T.J, e desse modo conseguimos captar perfeitamente os sentimentos de ambos, o que contribui para que a leitura se torne rápida e envolvente com o passar das páginas.

Em nenhum momento a história se torna monótona. Isso porque Tracey soube aproveitar o lindo cenário, as intempéries e as dificuldades enfrentadas por eles. E vou dizer, os dois sofrem, viu.
Nenhum detalhe é poupado. Quando digo nenhum, isso inclui flagrar os personagens em suas necessidades básicas, e também em outras cositas bem mais constrangedoras, o que foi bom para conferir veracidade ao enredo (porque, né: náufragos também tem piriri e meninos de 16 anos sentem tesão só de olharem para um par de belas pernas).
Meu maior problema foi com a rapidez dos acontecimentos. Às vezes um capítulo começava narrando o mês de janeiro e terminava em maio, tudo isso em menos de 3 páginas.

O romance que eu achei que me faria vibrar, foi pouquíssimo explorado. O envolvimento entre eles não foi tão convincente. Tudo bem que eles levaram um tempão para se apaixonarem, mas a primeira cena de amor foi muito vapt vupt. Se você espera por cenas sensuais, e rala e rola na areia, já aviso que não vá com muita sede ao pote.
E antes que alguém perguntem, não tem pedofilia não. Garvis teve toda a delicadeza de abordar o romance após ele completar a maioridade.
O que me levou a acabar a leitura rapidamente, foi a curiosidade mórbida em saber se eles iriam conseguir sair da ilha, e como o romance entre uma mulher e um rapaz 14 anos mais novo seria visto pela sociedade.
E da metade para o final me surpreendi. Tudo bem que tem uma reviravolta nos 45 minutos do segundo tempo que me fez gritar: WHAT? seriously?, de tão desnecessária que foi, but, o desfecho me deixou imensamente satisfeita.
Os direitos de adaptação para o cinema já foram adquiridos, e me resta esperar pelo filme.

Para os amantes do filme A Lagoa Azul, e quem procura uma leitura descompromissada, Na Ilha é a opção perfeita. Duvido que depois de acompanhar a luta de T.J e Anna pela sobrevivência em uma ilha deserta, alguém vai ser louco de desejar viver essa experiência (mesmo que seja com o Tom Cruise do lado).

22 comentários:

  1. Ha!.... Com essa minha necessidade de ler algo descompromissado esse mês o livro já foi para lista. A tal lista que vai me levar a falência...rs
    Gostei da história, amo de paixão histórias de ilhas e náufragos, nossa, adoro mesmo.
    Obrigadíssimo pela dica de leitura Jacque.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oie Jacque:)
    Então...eu não tenho a mínima curiosidade em ler esse livro. Desde que li a sinopse senti que não era muito a minha vibe.
    O livro parece ser legal, mas ainda continuo firme. rs Pode ser que um dia pinte a curiosidade, mas por enquanto...não. rs
    Parabéns pela resenha!
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Sabe que eu tbm assisti mil vezes o filme Lagoa azul, adoro.
    Não sabia do se tratava este livro, de cara não me chamou atenção, mas agora até fiquei curiosa. Parece ser bom.

    Adorei sua resenha!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Você já sabe que eu abandonei o livro, porque simplesmente não funcionou comigo :/ Tudo bem a autora ter que mostrar as dificuldades dos personagens na ilha, é esperado esse choque inicial, mas achei que ela ocupou muitas páginas com isso, e sinceramente, se o leitor estiver com pouco tempo para leitura, o interesse vai embora. Isso que quero dizer. E tudo bem que qualquer garoto vai ficar com tesão por pernas de uma mulher, mas isso não me atrai em uma leitura, sem nenhuma reviravolta, por mais que ela aconteça apenas no final. E o romance, eu já estava vendo que não daria em muita coisa. Ótima resenha, fico surpreso por você ter conseguido ler até o fim, rs.

    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai Jaque, sei não heim!
    Como eu sei que seu gosto é bem parecido com o meu, acho que não vou me arriscar.
    Detesto Lagoa Azul, rsrs.

    A resenha está perfeita como sempre ♥

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque lembro dos cadernos, adorava responder. Não tinha nenhuma pergunta sobre ilha deserta. O povo queria saber logo quem beijou quem, quando e onde. Quanto ao livro sua resenha me surpreendeu porque pela capa jamais imaginei algo assim.
    Não sei se encararia a leitura, não gosto quando o escritor tem pressa e passa por cima de coisas que seriam importantes pra história. Mas fiquei bem curiosa, quem sabe. ..

    Beijos
    Caline
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda guardo meu caderno de perguntas e tem sim a pergunta sobre a ilha deserta, o meu era uma carinha que namorava na época rsrrsrs
    Acho que vou gostar muito do livro apesar dos pontos negativos que falou vale por que estou muito curiosa com a reviravolta do final e o romance dela com alguém mas jovem e as dificuldades que se passa, bom mais um pra lista imensa.
    Gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas mesmo tendo adorado a sua resenha - como sempre -, acho que não vou ler. Ele ainda não me conquistou... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de Lagoa Azul, mas daria uma chance a leitura, kkk

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    Eu assisti inúmeras vezes o Lagoa Azul, confesso que este livro não me chamou atenção e não despertou minha curiosidade, vou coloca-lo na lista para quando eu quiser ler algo no estilo.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. "e você espera por cenas sensuais, e rala e rola na areia, já aviso que não vá com muita sede ao pote."
    UHAUHAUHA...tive que rir dessa parte! XD

    Eu lembro do caderninho de perguntas e respostas! É da minha época! \o/

    A questão de alguns momentos 3 páginas já narrarem meses faz sentido pra mim, afinal, não tem muito o que se fazer em uma ilha neh? Senão ia ficar muito paradão (acho eu...) Pelo menos a autora soube dar dinamismo à história intercalando os pontos de vista, gostei! =)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie Jacque =)

    Nossa que saudades da época que eu respondia os famosos "Cadernos de Perguntas". E quando o professor pegava rs...

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, e acredito que por mais que em alguns pontos a narrativa seja pouco convincente, a historia em si é uma daquelas que vale a pena dar uma chance.

    Se tiver oportunidade vou ler com certeza!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Aaaaah eu me irrito muito com isso do tempo ser rapido demais ou nao bem demarcado e tal. Teve uma serie que li que lá no quinto livro a personagem faz um comentario que deixa claro que so se passaram dois meses. CINCO LIVROS EM DOIS MESES. Era impossivel, pelo numero de acontecimentos. E nao gostei de saber que essa mesma "pressa" é encontrada nesse livro. Mas quero ler mesmo assim, porque todo o resto me faz pensar que iria amar a leitura.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Jacque. Fiquei feliz em saber que a história é semelhante à do filme A Lagoa Azul, que eu também amo de paixão. Apreciei a polêmica sobre idade no enredo e o fato da narrativa ser crua e bem real, sem contar que a capa é linda. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque, tudo bem flor?
    rsrsr Acho que todo mundo que curtiu o filme A lagoa azul deve ter tido esse tipo de sonho. Enfim, achei o enredo interessante mas só esse WHAT? me deixou com o pé atrás. Mas acho que vou dar uma chance, depois de diminuir um pouco minha pilha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  16. Oi Linda!
    Parece ser uma história interessante, mas já cansei um pouco de livros assim. Lembro dessas enquetes que passavam para todo mundo responder em um caderno. Mas nem lembro minha resposta para pergunta da ilha. hahaha

    Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro, mas achei bastante interessante.
    Parece ser bem envolvente, que nos prende por ser uma situação inusitada que não sabemos o desenrolar dela, mas também que aborda sentimentos dos personagens totalmente distintos.
    Tomara que o filme fique bom, e que eu leia o livro um dia para comparar.

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei meio indecisa com a sua resenha. A temática me fisgou também, especialmente por ser tão realista quanto você falou, mas os pontos negativos pesaram. Como assim sem rala e rola na areia?

    *cof*

    Enfim, não sei se compraria o livro, mas acho que definitivamente leria se ele parasse em mãos.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  20. AIMEUDEUS! Jack revelando segredos da infância/adolescência em pleno blog HAHAHA. (Ei, esse caderninho aí também passou por mim no colégio! E eu sou 10 anos mais nova!. Ah, eu tinha dado uma certa desanimada (graças ao comentário de UMA CERTA PESOA), mas agora quero muuuuito ler. É, de volta ao ponto inicial. Quero dizer, fora o papo de A Lagoa Azul aí (SOCORRO!), acho que tenho muito a aproveitar com essa leitura.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacque! Pelo visto a história convence mesmo, acredito que pela forma real que a autora abordou (risos com o piriri), mas não seria uma leitura para mim neste momento, esta relação dos dois me deixou meio imcomodada,sei lá.Quem sabe mais adiante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Gostei do livro.Li em 2 dias, mas acho que teria lido em um, pois é um livro bom ,para quem gosta de romance. Esse livro acerta no tom ,pois não é meloso e achei bem realista, mas achei o fim meio corrido demais.Em suma valeu a pena, Tomara que o filme seja como o livro.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...