[Resenha] Will e Will - John Green e David Levithan

Livro: Will E Will
Autores: John Green e David Levithan
Editora: Galera
Número de páginas: 348
Classificação: 4/5

Minha Opinião:
" Em que ano acha que estamos, 1832? Quando você gosta de você e essa pessoa gosta de você, põe a porra da boca na boca da outra, abre a boca um pouco e então põe só um pedacinho da língua pra fora pra esquentar as coisas. Pelo amor de Deus, Grayson. Todo mundo sempre critica que a juventude da América é devassa, que são maníacos por sexo, distribuindo punhetas como se fossem pirulitos, e você não consegue nem beijar uma garota que decididamente gosta de você?
David Levithan e John Green, são só os dois autores mais celebrados e prestigiados da atualidade, e quando eles se reúnem para escrever um livro, pode contar que vem sucesso por aí. Will e Will estava na minha mira de leitura faz tempos, mas antes eu queria ter uma experiência individual com o David (autor de Todo Dia), para depois mergulhar nessa obra que foi escrita em uma parceria entre os dois.
O enredo nos apresenta a dois Will Grayson, um hétero e sem habilidade nenhuma em expressar seus sentimentos e emoções, e o outro um homossexual mergulhado em um estado depressivo que parece não ter fim. O destino os leva a um sex shop (lugar mais inusitado, ever), onde acabam se esbarrando.




Daí que quando eu olhei para a capa, sem antes ter lido a sinopse, imaginava que os dois Will iriam se apaixonar. Sqn.
Conhecendo a escrita dos dois autores, fica claro na primeira linha quem narra cada personagem. O Will hétero é o John, e o Will gay é o David. Cada capítulo é narrado por um Will diferente.
Os capítulos que o David escreve, não possuem letras maiúsculas. A princípio eu até estranhei, e tentei entender qual era o propósito - além de servir para diferenciar os dois personagens - mas com o passar da leitura fica claro que o uso constante da fonte minúscula combina perfeitamente com a personalidade do Will. Por conta da depressão, ele se sente inferior aos outros, sempre com pensamentos negativos, muitas vezes em relação até a si mesmo.
Confesso que no começo achei o Will gay um porre. O cara só sabia reclamar da pobre mãe, da vida, da escola, dos pseudo-amigos. Mas digamos que do meio pro final ele conquistou minha simpatia.

O Will hétero parecia mais gay que os personagens gays da trama. "Sentimentalóide" ao extremo, reclamando que não tinha a atenção do amigo, e ficava no jogo do gosto-não-quero-gostar com Jane, a garota de quem gosta e não quer admitir. Tipinho bem característico dos personagens do John.
Quem rouba a cena aqui é um personagem secundário, e tinha que ser de quem?? sim, do João Verde. Mais uma vez o autor consegue criar um personagem que sobressai sobre os outros, e acaba salvando a pátria. Estou falando de Tiny Cooper, ou melhor, o fabulous Tiny, melhor amigo do Will hétero. Se tem um personagem da literatura que eu queria que existisse na vida real, e fosse meu melhor amigo, essa pessoa seria ele. Não é só pelo fato dele ser sempre divertido, verdadeiro e um cupido de primeira. Dá pra ver que a bondade dele é genuína, palpável, e isso que o torna tão apaixonante.
E roubando toda luz dos holofotes para si, Tiny produz um musical inspirado na sua vida que rende uma das cenas mais emocionantes e engraçadas da obra (Tiny, me dá um papel na sua peça? please!), me senti em um dos episódios de Glee. Purpurinas e glitters praticamente saem voando pelas páginas. 

David is the guy em se tratando de romances gays. Ele aborda o romance homossexual de forma tão natural e normal, como deveria ser. Claro que temos aquele dilema todo de "sair do armário", mas em nenhum momento ele faz troça com o assunto. É algo lindo de se ver.
Will e Will é uma comédia muito deliciosa. O tipo de livro que te faz gargalhar, e também se emocionar com o poder da amizade. Um livro despretensioso, com um final comovente. Se você procura uma leitura divertida recomendo veemente. 

23 comentários:

  1. Eu também achava que um Will ia se apaixonar pelo outro...rs
    Quero muito ler esse livro. A escrita do John Green ainda não conheço, mas já pude conferir o trabalho do Levithan e gostei muito de seu estilo. Sinto que esse livro tem tudo para me conquistar.
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Ah... esqueci de dizer: o layout novo ficou uma fofura! (será que eu não tinha reparado antes? é a idade...rs)

    ResponderExcluir
  3. Acho a temática desse livro muito boa e oportuna para os dias atuais em que se muito discute a aceitação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Acho maior besteira do mundo ser contra, ser homofóbico é muito coisa de gente pequena!
    Quanto ao livro, leria numa boa, mas não acho que vá me conquistar tanto quanto vem conquistando o público feminino, pois não sou tão chegado em histórias emocionantes envolvendo adolescentes;

    ResponderExcluir
  4. Ah, Jacque, que lindo que ficou seu blog com esse novo layout. <3 Parabéns!
    Eu simplesmente AMEI Will & Will. Sério, que livro fantástico. John Green e David Levithan se completam de uma forma extraordinária!! Ai, um dos meus queridinhos.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Ufa, Jaque, me sinto mais leve agora.
    Todo mundo falou que esse livro não tinha sido lá aquilo que todo mundo esperava, acho que não tinha como não ter expectativas gigantescas se tratando dos dois autores, né?

    Sua opinião quanto aos personagens parece ser consenso geral. O livro acabou de chegar pra mim, e confesso que fiquei mais animadinha agora que você disse que gostou.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque! O blog está lindão!

    Eu gostei muito deste livro, Green eu conhecia e Levithan foi o primeiro contato, achei a união de ambos genial. Esta história me surpreendeu, eu não imaginava que fosse achar tão divertida, e na verdade ao meu ver, isso foi culpa de Tiny, o melhor personagem, tão purpurinado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. cara eu to doida pra ler esse livro.
    tenho ele no meu kindle e adquirir esses dias, mas nao tive a oportunidade de ler.
    o livro tem uma premissa bastante interessante, por isso acho que vou gostar sabe

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Hey Jacque!
    Ficou lindo demais o novo visu do MBL *.*
    Parabéns!

    Sobre a resenha: fiquei curiosa sobre o livro, adoro esse momento ~leitura mente aberta~
    David é tipo um Carol Lynne light então HEUEHEUEHEUHEUE

    Ótima resenha :)

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Eu também achava que os dois Wills iriam se apaixonar...hehe.
    Este livro me marcou de alguma maneira, é sensacional!!!


    Beijão, Van - Blog do Balaio
    Tem sorteio de uma Filmadora/Câmera Fotográfica lá no Blog:

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2013/11/sorteio-de-uma-filmadoracamera.html

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro o John Green e estou louca pra ler esse livro.
    Adoro livros engraçados e emocionantes, acho que vou gostar muito de Will e Will.

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  11. Ahhh! Jacque, sua danada, vim te visitar e vejo essa resenha mega-maravilhosa de um livro que eu estou querendo/desejando/necessitando, mas que por esquecimento no momento da euforia não comprei hoje na minha sanha consumista =/
    Agora como vou fazer?
    Adoro John, não i todas as suas obras mas aos poucos chego lá, obrigada pro resenha tão fofa, sua linda *.*

    Beijão
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  12. Não me interessou tanto, mas eu tenho muita curiosidade para ler algo desses dois autores, então seria uma boa.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li esse livro, mas não gostei muito não. Também achei o will que o John Green criou muito sentimentaloide.
    Muitas pessoas não gostaram do livro por se tratar de um romance diferente, mas muitos não viram a mensagem que o livro passa.
    Não gostei muito da escrita do Davis. Foi o meu primeiro contato com ele. Mas confesso que o personagem que ele criou foi o que mais sobressaiu.
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Antes de mais nada, adorei o novo layout. Ficou lindo!
    Sobre o livro... não tenho muita vontade de ler :P Sou uma chata para livros que a maioria gostam haha vivo torcendo o nariz e morro de medo de ser uma leitura mediana devido a tantos elogios rs leitora chata eu sei U_U

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Menina eu morro de vontade de ler esse livro, sério mesmo.
    Nem por ter sido escrito por autores super queridinhos, e sim por achar a sinopse super interessante, acho que nunca li um livro como esse rs
    Tipico dos livros do green ter um personagem secundário que chama atenção, até quando o livro é com outro autor acontece isso hahaha
    Adorei a resenha flor :D
    Segui o blog, vi uns comentários do pessoal falando que o layout é novo. Bem ficou lindo :D
    beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie, chefita ^^
    Sinceramente é um livro que eu venha a comprar ou que goste de ler, mas se o ganhar leio, rs.
    Fico contente que o escritor sobre tratar de um assunto sério e até tabu de uma forma delicada.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  17. Flor, também achei que os Will Graysons virariam um casal. Mas depois que soube mais sobre a história ficou claro que não era bem isso haha. Adorei esse livro, como não, com dois de meus autores favoritos trabalhando juntos?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu não li nada nada do David, ainda, mas pretendo já o John Gree sou apaixonada pelos livros dele, então esse deve ser com toda a certeza um ótimo livro, e eu quero o/
    kkk
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Faz um tempinho que este livro está na minha lista de leitura.
    Gosto dos autores. No momento estou lendo Todo dia e estou gostando.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  20. Também amei o livro, Jacque! E não conhecia a escrita do David, mas simplesmente me apaixonei. Depois que li Todo Dia então... MEU-DEUS! <3

    Ótima resenha!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Apesar de ler muita gente falando sobre esse livro, eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Confesso que não fiquei tão empolgada com a trama, mas vou dar uma chance a “Will e Will”, vai que eu acabe gostando.
    Adorei o novo layout!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Tinyyyyyyy!! Eu queria que o Tiny fosse meu amigo de infância!!
    Amei a resenha sua linda!
    Adoro este livro!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. O que mais gostei foi dos Will's não se apaixonarem, rs.
    Realmente, o Green só consegue destacar personagens secundários.
    Eu definitivamente, acho que Green e Levithan escrevem melhor em parceria do que sozinho. Gostei mais desse livro do que dos que li deles sozinhos.
    Chatice minha a parte, adorei a resenha e o novo layout Jacque.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...