[Resenha] A Caçada - Andrew Fukuda

Livro: A Caçada
Autor: Andrew Fukuda
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 286
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
"Muitos estão torcendo pelo anúncio de mais uma Caçada Eper. Outros são céticos: Os Epers já não estão extintos? Ninguém bebe seu sangue há anos."
Quando vi que a Intrínseca lançaria The Hunt, fiquei toda animada. Só que como estava acostumada com a capa americana, o livro acabou passando despercebido por mim, e acabei nem associando o nome. Foi ao pesquisar o nome do autor no Goodreads que descobri se tratar da distopia que eu estava de olho desde o ano passado. Tanta expectativa, para no final ter uma pequena decepção.

Imagine um mundo onde os seres humanos são os "monstros"? Gene convive com essa realidade, onde precisa se esconder e camuflar alguns reflexos para não ser descoberto, o que resultaria em ser a caça. Para isso ele não pode deixar nenhum pelo do corpo crescer, não pode sorrir, nem pigarrear, muito menos arregalar os olhos demonstrando surpresa, além de precisar estar sempre em dia com a higiene para não exalar nenhum odor que possa o identificar.
Quando o Soberano anuncia que haverá uma Caçada a  epers após 10 anos sem, todos os cidadãos ficam em polvorosa com a hipótese de ser sorteado, e poder participar. Para Gene a Caçada é um verdadeiro pesadelo, e ao ser sorteado, ele precisará fazer de tudo para não ser descoberto e se tornar a caça.

A primeira reação que tive ao iniciar minha leitura foi: que viagem. E o mais crazy é que gostei. Preciso dar crédito a originalidade do autor em criar um mundo habitado por vampiros. Em nenhum momento ele os descreve como vampiro, mas as características citadas, como: presas, falta de emoções, não poderem sair à luz do sol e a sede por sangue, nos leva a crer que são.
Bram Stoker ficaria orgulhoso com algumas partes (e se reviraria no túmulo em outras). Aqui o instinto básico desses seres é o de matar, destroçar, e tomar até a última gotinha de sangue do eper capturado. Nada contra vampiros que brilham (Edward meu amor), mas aqui eles são maus e primitivos até o último fio de...er, até a última presa. A única parte que me deu aflição e nojinho, é o fato deles babarem constantemente, e viver salivando. Eca. O tique nervoso de coçar os pulsos e fazer sexo com o cotovelo (já posso ver os pontos de interrogação na mente de quem está lendo isso), meio que tirou a seriedade e quase transformou o enredo em uma paródia.

Bizarrices a parte, eu diria que a premissa é uma mistura de Jogos Vorazes com The Walking Dead. Na Caçada temos muita ação, e tripas distribuídas para tudo que é lado, o que é um prato cheio para quem tem estômago forte e adora desmembramentos. Eu curti e não conseguia parar de ler, mesmo não engolindo alguns furos.
Para começar não temos um pano de fundo. A construção do "mundo" deixou a desejar, já que não temos detalhes quanto a localização. A origem dos vampiros não é explicada. Não sabemos de onde Gene vem, nem como sobreviveu todos esses anos sem ser descoberto, e também não fica claro a forma como os humanos foram extintos do mundo. Mas tenho esperança que os próximos livros da trilogia venham explicar todos os pontos que ficaram em aberto.

A narrativa em primeira pessoa foi muito bem vinda. Dava aflição ao ver Gene tentando esconder a qualquer custo qualquer traço que pudesse revelar que ele era um eper. O romance suavizou o enredo, e gostei muito da forma como Fukuda o conduziu. 
Com todos os percalços, A Caçada cumpre o papel de entreter. Se você está em busca de uma distopia repleta de ação, tripas, violência e uma pitada de romance, sem se importar com muitos detalhes, eu recomendo.

Uma das capas americanas

20 comentários:

  1. Ah, tô doida pra ler! Foi o livro que ganhei de amigo secreto e assim que tiver uma folga nas leituras de parceria, vou pegá-lo pra ler *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, apesar de ter dito que tinha enjoado de vampiros é irresistível! Não sou muito fã de violência, mas esse premissa me matou de curiosidade! Mas quando você falou "Jogos Vorazes" não teve jeito, preciso ler agora!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro super interessante. Isso de os humanos serem os monstros dá espaço pra muita reflexão, e apesar dos contras acredito que seja um livro que preciso ler. Ótima resenha!

    Beijos,
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. aaah, chefita, já não senti muita vontade de ler, quando li a palavra "monstros" sabes que sou um apessoa medrosa demais?!
    E poxaa, ainda com alguns furos?!
    não tenho vontade de ler.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!

    Ai, não senti vontade de ler este livro. Parece aqueles filmes de terror com sangue e aquelas gostas saindo dos corpos dos mortos sabe. Credoo, viajei.
    Não curto muito livros assim. Se fosse só vampiros e tal eu gosto.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. Eu pedi esse livro de amigo oculto será que eu ganho?
    ME animei pra ver amooooo esse tipo de leitura!!! Monstros são o máximo

    ResponderExcluir
  7. Eu esperava mais do livro. Sério.
    Ainda mais com sua nota.
    Eu tinha ouvido falar nele já, mas nunca tinha lido nada a respeito. Não curti muito não. Gosto de livros que apresentam mais a realidade, mesmo que de forma irreal, se for usar uma ficção, que ao menos seja bem trabalhada.

    Ah, eu te mandei um e-mail.
    Vi sua participação para participar do Book Tour, mas mandei o e-mail para outro assunto, confere lá :D

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia o livro ainda e nem imaginava que seria uma distopia. Gente, que loucura esse mundo! E bem original, isso não tem como negar! E esses vampiros babões? kkkk Essa foi engraçada!
    Apesar de não ter as explicações de onde surgiram essas criaturas e de como o mundo ficou assim, o que é algo que com certeza me incomodaria, achei bem interessante e eu leria sim!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu achei bem legal e realmente... Quando li a parte do cotovelo surgiu um ponto de interrogação na minha mente. Bem grande! UHUAIUAUIAUAHUIAHI
    Pois é, também curti essa loucura toda *O*

    Beijos, Mayara
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gente como assim distopia? :O
    Tenho que admitir que estou surpresa, não sabia que era! Sou apaixonada haha
    Vou ler com certeza, mesmo com os pontos negativos eu não perdi a vontade.
    Até porque as distopias não lidas estão virando raridade para mim haha

    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!
    Que louco esse livro! Mas eu fiquei louco para lê-lo, confesso.
    Vampirismo é um tema que nunca vou enjoar. E a premissa me atraiu. A sua nota não foi tão boa, mas eu ainda arriscarei a leitura.
    Tenho esperanças que gostarei um pouco mais. E ah, não conhecia este livro. :x
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Menina, nem dei boa pra esse livro justamente por causa da capa que não me atraiu.
    Besta eu sou!!! Amei essa quantidade de bizarrices. Fala sério, minha cara!!!
    Amei gente!! Preciso!!!
    Resenha empolgante. Dá a impressão que você leu em uma hora sem parar, rs.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Ah! Amore, estou participando de um concurso cultural e vale 1 voto por dia. Então me dê seu voto, rs http://bit.ly/194R4NV Vou ficar muito feliz!! ;) Obrigada! Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Acredita que não conhecia esse livro?
    Mas gostei da resenha e já me chamou atenção
    Vou procurar conhecer mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Aii caramba muchacha! Mais uma trilogia, assim não aguento =/
    Que resenha heim amiga? Fiquei aqui arrepiada de vontade de ler mais da história.
    Gostei bastante de tudo, eu amo distopias, amo vampiros e amo desmembramentos. Até considero curtir vampiros que fazem sexo com os cotovelos(?) heim? rsrsrs. Fiquei aqui sem reação quando li isso.
    Mas no momento não posso começar uma nova trilogia, mas anotei para comprar, sim, porque quem sabe em 2014 não corro atrás.
    Beijos e obrigada pela dica. Adorei.
    Beijinhos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  16. Olá Jacqueline,

    Não conhecia esse livro, mas sua resenha não me deixou animado, mas quem sabe um dia....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Jacque,
    Eu não conhecia esse livro, mas você me ganhou quando mencionou vampiros que matam, estraçalham e sugam até a última gotinha de sangue. É desses que eu gosto! O único problema é que é série, o que detesto. Mas sei lá... vou esperar o lançamento dos outros volumes e vejo se me empolgo o suficiente para ler todos os livros de uma vez.
    beijo!

    ResponderExcluir
  18. Já não estava muito afim de ler e sua resenha me fez perder o restante da vontade.
    Tentando imaginar essa coisa de sexo pelo cotovelo, gente hahaha
    Ando numa fase que prefiro coisas mais reais/normais, rs

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  19. Comprei esse livro e ele está para chegar - sem trocadilho com Game of Thrones, kk - e estou muito ansioso para essa distopia, até mesmo porque, depois de ler A Passagem, fiquei interessado por pós-apocalípticos com criaturas semelhantes à vampiros, e esse parece ser uma ótima pedida. Talvez não seja fantástico, mas o que vale é a ideia, e parece que o autor sabe o que fará com essa trilogia. Ótima resenha :D

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...