[Resenha] A Festa de Divórcio - Laura Dave

Livro: A Festa de Divórcio
Autora: Laura Dave
Editora: Bertrand
Número de páginas: 289
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
"Posso lhe dizer algo que eu nunca disse antes? - E faz uma pausa. - Eu gosto de você mais que de qualquer pessoa."
Fiquei muito curiosa com o livro, por conta do título inusitado. Aqui no Brasil não é comum os casais ao se separarem, comemorarem com uma festa, mas nos EUA tem se tornado cada vez mais usual (acho crazy).
Imaginando que seria um chick lit bem engraçado, me surpreendi ao encontrar um romance que foge completamente dos romances convencionais. E gostei muito.
A história é narrada em terceira pessoa, sob o ponto de vista de Maggie e Gwyin. Elas estão em momentos completamente opostos no relacionamento: Gwyin está comemorando com uma festa, o seu divórcio com Thomas após 35 anos de casamento. Já Maggie está noiva de Nate - filho de Gwyin, e está prestes a conhecer a família do noivo, justamente no dia da festa.
~
A narrativa de Laura fisga o leitor já no prólogo, onde os sogros de Maggie presenciam a chegada de um furacão na cidade de Montauk, onde moram. No começo não entendi muito bem o porquê dela ter iniciado a obra com essa abordagem, mas no epílogo tudo fez sentido, além de ter acrescentado um fator emocional muito bem vindo. Tanto que acabei chorando no final.
Dave é uma perfeita contadora de história. O maior trunfo de sua obra, está nos segredos revelados em doses homeopáticas, que nos apresentam gradualmente aos seus personagens. Fui surpreendida em diversos momentos, e não conseguia parar de ler.
É impressionante o toque de realidade que seus personagens possuem. Ao analisar o passado e presente das duas mulheres, Dave transporta o leitor para dentro do cenário, fazendo com que sinta como se estivesse ao lado das personagens, observando todo o desenrolar da história.

Eu me senti muito mal por Gwyin, e por saber que seu marido estava escondendo coisas dela. Mesmo que no começo ela parecesse ser um pouco fria e manipuladora, não tem como não admirar sua postura tão determinada em dar um jeito na situação, e sua lucidez em lidar com tudo (eu teria partido pra briga rs).
Maggie soou muito insegura e indulgente em relação a Nate, mas foram os defeitos que conferiram um tom muito real, e fez com que eu me sentisse tão conectada aos seus dramas. Até os personagens masculinos ganharam minha simpatia. Apesar de ter odiado Thomas pela metade do tempo, tiveram momentos que ele parecia prestes a desistir da loucura do divórcio, e me comovi pela sua incerteza. Nate era um doce, apesar de não ter sido nada honesto sobre seu passado, eu consegui entender os motivos que o levaram a esconder tudo.

E o curioso é que tudo se passa em apenas um dia, porém, o enredo não fica cansativo em nenhum momento, isso porque Dave soube dosar as revelações bombásticas, com mensagens muito válidas sobre as dificuldades de se manter um relacionamento.
Como uma romântica incorrigível, esperava que o rumo da história fosse um pouco diferente, mas me emocionei muito com o desfecho. Não imaginava que terminaria minha leitura com lágrimas nos olhos.
A edição da Bertrand está impecável. Desde a capa (o bolo tem tudo a ver com a história), até a revisão.
A Festa de Divórcio é um romance comovente e divertido, que analisa a natureza dos relacionamentos de forma bastante convidativa e tocante. Super recomendo.

28 comentários:

  1. Oi Jacque!
    Já estou namorando este livro desde que ele foi lançado.
    Também acho super maluca essa ideia de fazer uma festa para comemorar o divórcio. Acho que eu não conseguiria fazer isso.rs
    Jura que a história toda se passa em apenas um dia? Então muita coisa deve acontecer com essas duas mulheres durante essa festa.hahahah To doida pra ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha pois só escreveu coisas que gosto e que aguçaram minha vontade de ler esse livro.
    Adoro histórias envolvendo relacionamentos adultos, e curioso por se tratar de 1 só dia.

    ResponderExcluir
  3. Comemorar a separação? muito doido mesmo, hahaha, não sabia disso. ;O
    Adorei a premissa do livro, já coloquei na lista de desejados! *-*
    Beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mas nossa, que loucura. Não sabia que lá as pessoas fazem festa ao se divorciar, acho uma falta de respeito, rsrsrs. Por isso achei o título bizarro, assim como você. Adoro livros que já predem no início, geralmente pra mim eles são a pior parte, a mais difícil de pegar o ritmo. Mas o livro parece ser bacana e bem cômico.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Já comecei a rir com o título do livro. Bem diferente, né? rs Me lembrou uma novela onde uma personagem dava festas de divórcios. rs
    Se é romance divertido, já me ganha. AMO romances e se eles são bem humorados, melhor ainda! Acho que vou gostar desse.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Jacque. O mote do livro me chamou bastante a atenção, pois aprecio bastante essas tramas bem humoradas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas gostei. Parece ser o meu tipo de leitura.
    Só não curti muito a capa.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Fiquei curiosa para saber como tudo isso, ocorre em apenas um dia, rs.

    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaque, adoro leituras surpreendentes e este livro eu não conhecia, tb ficaria curiosa quanto ao título hehe
    Gostei e quero ler!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque, também jurava que seria um chick-lit por causa do título. Que bom que o fato de ser um estilo inesperado não tenha impactado negativamente na leitura.
    Gostei de saber que os personagens são encantadores com seus defeitos, inclusive. Dá mais realismo, assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente não gostei muito da capa, mas o título conseguiu despertar meu interesse, nada mais excêntrico do que comemorar um divórcio. Também achei interessante a ideia da autora de construir uma trama que se passa em apenas um dia e fiquei curiosa para saber como ela desenvolve isso.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu nem sabia que tinha festa de divorcio até ver na novela hehehehe. Também achei que era chick lit. Fiquei muito interessada. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Festa de divorcio, que legal o nome do livro
    HUAHUAHAUAHA
    curtiii! :D
    beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha e o livro realmente me chamou a atenção. Não entendo muito bem essa coisa de festa de divórcio, na verdade, prefiro não entender, a não ser q seja na literatura. Fiquei curiosa como uma história com tantos detalhes se passa em apenas 1 dia. Vai p a minha lista!

    ResponderExcluir
  15. Jaaac!
    Entrei no blog e vi capa e já fui com a cara dela e algo me disse que minha lista de desejados iria aumentar e não deu outra, culpa sua hahahahaha
    Curti a resenha e será um ótimo divertimento :D
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  16. ouvi falar do livro, mas eu mesma ainda não tinha lido nenhuma resenha!
    como vc aponta o enredo é totalmente inusitado e é um chick lit sensacional pelo visto, vai pra lista de desejados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O título da obra, apesar de se tratar de festa, não foi muito convidativo. :/

    ResponderExcluir
  18. Oi Jacque, o título já é bem curioso, e o tema do livro mais curioso ainda. Me parece uma obra peculiar, digamos, e fiquei bem interessada.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. na verdade, o título é super interessante, e o tema também. Mas, acho que também daria 3,5 porque não curti pelos mesmos motivos que o seu.
    Parabéns pelo blog (:

    ResponderExcluir
  20. OI Jacque vi o 3,5 que você deu como nota ao livro e quando li sua resenha fiquei procurando o que você apontaria como defeito para essa nota, não vi você citando nenhum ponto negativo, rsrsrs.
    O tema e a proposta são bem interessantes. Nunca tinha ouvido falar em festa de divórcio e fiquei bem curiosa. Achei que seria um chick-lit bem cômico, mas pelo jeito ele apela bastante para o drama.

    Beijos
    Caline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie Caline
      não pude citar o motivo da nota para não soltar spoiler, mas tem a ver com o final rs eu esperava algo mais romântico, e feliz. Por isso não dei 5, mas fora isso a história é perfeita.

      Excluir
  21. Jacque!
    Com certeza leria só pelo título!
    Sem falar que pela sua resenha, parece ser bem inteligente e divertido!
    Já add na listinha!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Olá Jacque, tudo bem?
    Fiquei muito interessado no livro, não esperava tanto. Depois a capacidade de tornar um livro irresistível é minha? A sua então é de tornar uma leitura obrigatória, rs!

    Beijos, Lucas
    Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Conhecendo agora esse livro RSRS
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  24. Oi Jacque! Imagino que o final não deva ser felizes para sempre, devido a sua classificação. Eu achei bem curiosa esta história de festa de divórcio, que coisa mais bizarra, não sei se conseguiria fazer esta comemoração. Fiquei surpresa por tanta coisa acontecer em um dia, quando comecei a ler pensei que fosse meses. Quero muito ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacque. Curioso para ver como seria uma festa de divórcio o livro deve ter cenas hilárias fiquei interessado em ler. Li o divórcio dos meus sonhos e amei. https://www.facebook.com/leandroaraujos

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e pela sua resenha vejo que vale muito a leitura....a capa também é bem criativa....dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Amiga, quando me separei fiz uma festa de separação, e olha que isso tem muito tempo, nem imaginava que isso seria 'tradicional' em algum outro lugar do planeta. Só quis mesmo comemorar a liberdade e ficar em paz. E claro, avisar o povo todo que eu estava de volta à ativa, na pista, rsrs.
    Tudo tem que ser comemorado sempre!! Essa é minha opinião.
    Quanto ao livro, pela resenha me interessei, não acho que eu me pareça com a protagonista, mas quero ler mesmo assim. Ficar com ódio desse mentiroso, adoro isso.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...