[Resenha] Os Portões - John Connolly

Livro: Os Portões
Autor: John Connolly
Editora: Bertrand
Número de páginas: 300
Classificação: 5/5

Minha Opinião:
" O sargento Rowan olhou fixamente para Nurd, que, educado, retribuiu com um sorriso.
- O que está acontecendo exatamente? - Perguntou o sargento Rowan.
- Bem, é só uma suposição - respondeu Nurd -, mas acho que é o fim deste mundo que vocês conhecem..."

Um livro que possui um subtítulo que te faz dar gargalhadas (Os portões do inferno estão prestes a se abrir. Cuidado com o vão) não poderia decepcionar, certo? Certíssimo. Faz tempos que estou de olho na obra anterior do autor lançada aqui no Brasil (O livro das Coisas Perdidas), e quando vi esse novo lançamento foi amor à primeira vista pela capa. O elemento colorido da capa, e a sinopse bizarra me deixaram eufórica. Jonh é tudo o que eu esperava de um autor, e até um pouco mais.

O que um Grande Colisor de Hádrons (GCH) pode ter em comum com o inferno? Bem, em Os Portões a resposta seria: Tudo. Estranhos acontecimentos tem início 3 dias antes do Halloween, quando Samuel de 11 anos, decide pedir doces antecipadamente no n°666, residência dos Abernathy. Além de não ganhar nenhum doce, ele acaba presenciando um ritual muito bizarro, onde os Abernathy juntamente com os Renfield, invocam as forças do mal. É aí que o GCH entra na história, já que após uma partícula se soltar de repente, uma portal do inferno se abre neste mundo, e assim o caos está instaurado na pequena cidade.
Samuel tenta alertar todos os adultos, mas quem disse que alguém dá ouvidos a ele?

Como tudo que é bizarro me atrai instantaneamente, após ler que Os Portões se tratava de um romance estranho, para jovens estranhos (opa, falou em estranho, falou em Jacqueline), lógico que larguei tudo para lê-lo.
A narrativa é super convidativa, como se fosse uma conversa com o leitor. Até nas partes mais "cabeças", onde o autor discursa sobre física quântica e o "Big Bang", ele consegue transformar as curiosidades em algo divertido. Recheado de notas de rodapé interessantíssimas, o texto  é tão abrangente, que apesar de ser classificado como infantojuvenil, os adultos certamente irão gostar.

Os personagens tem aquele fator que te faz amá-los profundamente logo no primeiro contato. Eu gostei muito de Samuel, e sua sagacidade em questionar os adultos em tudo. Também me comovi muito com a sua tristeza por estar longe do pai, que abandonou a esposa para viver com outra mulher.
Connolly tem um jeito muito especial de dar ênfase a todos os personagens - até mesmos os que aparecem em apenas um capítulo. Ele até conseguiu com que eu sentisse afeição por um demônio, o Nurd, demônio das cinco deidades, que me conquistou com seu jeitão todo atrapalhado de querer fazer o mal e governar a terra.

As descrições dos demônios são perfeitamente visuais, e renderiam um ótimo filme. Algumas passagens tem um "quê" de Tim Burton, especialmente as que envolviam alguma ação.
Pode parecer que o autor fez uma imensa salada misturando demônios, ciência e um jovem querendo provar que o Grande Malevolente (diabo) está querendo invadir a terra, mas esquisitices a parte, o enredo tem pé e cabeça. Eu garanto.
A edição da Bertrand está uma graça. Os nomes dos capítulos tem letras diferenciadas, e uma imagem diabólica no topo da página que ficou cute (avisei que eu era estranha rs). Encontramos ainda algumas imagens que complementam a obra, e que me arrancaram muitas risadas.

Diabolicamente cômico, com personagens adoráveis e uma boa dose de ciência, Os Portões é um empolgante começo de série.

16 comentários:

  1. HAHAH, adorei! Eu nunca tinha reparado no subtítulo!
    Parece ser muito engraçado mesmo, e adoro personagens bem construídos que te fazem se apaixonar.. Agora estou louca por esse livro (:
    Ótimas resenha, conseguiu passar o humor do livro, amei.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br
    espero sua visita (:

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha , conheci livro agora e já deu vontade de ler RSrs
    Bjs
    http://www.livrosminhaterapia.com/2013/12/coluna-raffa-feitico-da-novoconceito.html

    ResponderExcluir
  3. Vi a capa recentemente, e logo minha curiosidade despertou, ainda mais com esse título que complementa a frase, haha! Pode ser bizarra, mas a leitura parece ser bem interessante, e coisa boa pode sair daí, como você mesma atestou com sua resenha, me deixando super empolgado. Não sei se leio agora, porque talvez minha mãe não vai deixar eu comprar um livro desses, kkk.

    Abraços
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um livro desse autor aqui, mas ainda não li. Me interessei muito por ele. Pela capa, e pelo titulo e pela história também. Anotei aqui.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tem muito a cara do meu irmão que curte essas coisas de humor estranho. Parece um bom livro, mas não sei se é pra mim, sou chato hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque! Sempre achei que o nome fosse só Os portões, não tinha reparado nas letras miúdas. Eu adoro enredos bizarros, com personagens nesta faixa etária, a maneira como enxergam o cenário e suas atitudes sempre são divertidas e menos ponderadas que dos adultos. Minha lista só aumenta.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. É meu tipo de livro. Quero ler agora .-.
    Sério, eu me apaixonei nos personagens pela resenha imagina lendo?!!!!!
    Feliz ano novo^^

    ResponderExcluir
  8. que bom que gostou do livro
    kkk beijos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Jacque. Parece ser um livro bem peculiar e irreverente. A capa é bem chamativa mesmo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Eu vi este livro na livraria e enlouqueci só de ver a capa. Super linda!! Juro que nem entrei na livraria pra não correr o risco de ler a sinopse e querer comprar, hahaha.
    Não adiantou amiga, agora eu quero.
    Bizarrices e inferninhos são meu mundo!!!
    Amei muito a resenha!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro e a história me deixou bem curiosa para lê-lo. Amei sua resenha ♥♥♥

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie Jacque =D

    Também tenho bastante curiosidade de ler "O Livro das Coisas Perdidas", e só de ler a sua resenha já percebi que vou gostar desse livro. Ele parece ser divertido e possuir na narrativa um toque de ironia que eu aprecio bastante nas narrativas.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Oi, Jack!

    "O livro das coisas perdidas" é excelente, um de meus favoritos. :)
    Gostei bastante da premissa desse livro, deve ser muito divertido, apesar de ter um lado bem sombrio, rs. Acho que é uma boa leitura! Aliás, amo essas capas, tem um estilo tão bonito e diferente.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ñ conhecia esse livro, parece ser mt legal, fiquei curiosa pra ler!

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque!
    Eu não conhecia o livro, mas minha primeira impressão era de que não iria gostar. Agora que li a resenha, mudei minha opinião! rs
    O livro parece ser muito bom. Fiquei curiosa! ^^

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas gostei dessa mistura bizarra e cômica existente na trama. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...