[Resenha] Seis Coisas Impossíveis - Fiona Wood

Livro: Seis Coisas Impossíveis
Autora: Fiona Wood
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 269
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Tão bom pegar um livro leve e divertido nesse verão 40°C, para tirar o desânimo que se instala por culpa do calor. Seis Coisas Impossíveis foi um livro "delicinha" de ler, com um protagonista muito carismático, e uma história muito contagiante e divertida.

"O castigo superficial para um curioso é descobrir algo que ele não quer saber. O verdadeiro castigo é ter de conviver com essa culpa. Estou levando os dois na cabeça." 
Dan Cereill tem 14 anos e sofreu muitos baques de uma só vez: seu pai saiu de casa e assumiu ser gay, ele precisou mudar de casa para uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro e nem pode ser reformada, e ainda teve que mudar para uma escola pública. Dan tenta levar todas as mudanças numa boa, enquanto elabora listas com coisas impossíveis de fazer como: beijar sua vizinha Estelle, arrumar um emprego, animar sua mãe, tentar não ser um nerd e loser completo, falar com seu pai e descobrir como ser bom.
"Gente, por favor, um choque de virar a vida de ponta-cabeça por vez, tive vontade de dizer."
Essa é a estreia de Fiona como autora, que já era conhecida como roteirista de TV, responsável pelas séries The Secret Life of Us, Silversun e Neighbours. A experiência como roteirista se torna evidente em sua narrativa: sua escrita é fluída, recheada de diálogos críveis.
Dan é uma gracinha de menino (aquele filho que toda mãe sonha em ter). Além de lidar com toda a transformação da adolescência - sem o pai por perto para servir de espelho -, ele ainda tenta a todo custo tornar a vida de sua mãe mais fácil. Qualquer outro adolescente estaria amaldiçoando seu azar, e criando um dramalhão por tudo, mas Dan não. Ele é muito maduro para seus quase 15 anos, mas é claro que dá muitas deslizadas características da idade, o que contribuiu para a veracidade do personagem. Ele ainda tem um hábito que eu super me identifiquei e amo: fazer lista pra tudo.
As listas são muito divertidas, e deixou o enredo bem cômico, bem ao estilo do John Green, que eu me amarro.
"– Meu pai é gay. – Ouço a incredulidade na minha própria voz. A ficha ainda não caiu, mas é um alívio dizer isso em voz alta." 
Wood equilibra perfeitamente os momentos engraçados com os emotivos, o que torna o enredo tão envolvente, já que o leitor fica torcendo para que tudo se ajeite com Dan, sua mãe e o cachorrinho Howard que praticamente cai de paraquedas na família, pois vem junto com a casa.
De todos os personagens, o único que não gostei foi a Estelle, paixonite de Dan. Ô menina chatinha, viu. Não conseguia entender o motivo dele ficar tão fissurado na menina, fora a beleza dela.
O desfecho foi muito bem bolado, e me deixou com um sorriso enorme no rosto.

A diagramação da Novo Conceito deu um charme a mais, já que traz várias imagens condizentes com a história no início de cada capítulo.
Seis Coisas Impossíveis é uma história sobre amadurecimento e o processo de aceitar e enfrentar de forma positiva as mudanças repentinas que podem acontecer em nossa vida. Super recomendado.

18 comentários:

  1. Oi Jacque, tudo bem?
    Nossa! Imaginava uma história totalmente diferente para este livro haha Adorei a premissa, fiquei bem curiosa! Ahaa, nada melhor mesmo do que ler um livro leve neste calor 'miserável' haha

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, tudo bem?
    Eu me apaixonei por esse livro, até enrolei na leitura pra não acabar logo. Livro fofo de mais e o Howard. *-* Apaixonante.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!!

    Sempre achei que esse livro deveria ser uma delicinha, mas a sua resenha foi a primeira que me deixou realmente com vontade de ler. Fiquei super curiosa e acho que deve ser um livro muito bom mesmo! rs Adorei a sua resenha!!!

    beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  4. Eu pensava que esse livro era um alto ajuda, até começar a ler resenhas sobre ele. E até que parece bem legal.

    Beijos, Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacque,
    Antes, eu jurava que esse livro era uma espécie de auto-ajuda. Mas, li uma resenha outro dia e descobri que não. Agora, lendo sua resenha um tempo depois, não tem como não sentir vontade de ler o livro imediatamente. Já estava com saudades de vim por aqui, mas festas de fim de ano é uma loucura, rs.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Falou que tem o estilo John Green, já me ganhou! Parece uma leitura mega divertida mesmo, planejo lê-lo!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quando você disse que o livro é engraçado no estilo de John Green, pronto, foi o suficiente para eu querer ler. Quer dizer, eu já estava na vontade de ler esse livro, mas acho que agora você elevou minhas expectativas e ele foi para a listinha de próximas leituras. Parece ser uma comédia bem bolada, e preciso ler.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou do livro >, Também gostei do Dan e da narrativa da autora, a leitura fluiu muito bem <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Me arrependi muito de não ter solicitado esse livro na época em que foi lançado. Todas as resenhas que li falam do quanto a história é bacana e divertida, e acho que eu iria gostar muito do Dan. Mas vou comprá-lo até março, para poder tirar a prova.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Amo livros com ótimos finais! Pensei que esse livro não era bom, mas agora vou procurar lê-lo!
    Beeijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque! Eu achei este livro muito legal, não esperava uma leitura tão divertida e um protagonista tão cativante, admirei Dan em cada momento que queria o melhor para a mãe e cuidava do cachorro. Com certeza vou ler outros livros da autora. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Todas as resenhas que li sobre este livro foram positivas. A temática é muito boa. Quero ler.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jacque!
    Eu tinha certeza que essa era uma história natalina...rs
    Sei lá, deve ser porque comecei a ver essa capa com desenhos verdes e vermelhos bem na época do fim de ano e já fui deduzindo errado.
    Bom saber que o protagonista é um adolescente fofo e não do tipo reclamão (ando meio sem paciência com esses tipos). Dica anotada ;)
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Jacque, estou louca por esse livro, pois acho que irei amá-lo tanto quanto você.
    Gostei de saber que o Dan é bem maduro, mas comete aqueles errinhos comuns da idade - isso torna a história mais crível, né. A fofura dele me cativou antes mesmo de eu ler o livro, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei Jacque, já li tantas resenhas desse livro, e cada a uma tenho mais vontade de ler. Eu acho que também vou adora-lo, ele já está na minha meta desse ano, acho que vale a pena passar ele na frente de alguns uhauahu *-*
    Gostei demais da sua resenha!
    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
  16. Nossa estava curiosa pra ler outra resenha desse livro porque eu tive muita dificuldade de escrever algo sobre ele. Demorei muito a me empolgar com a história, acho que no começo só vi as coisas dando errado para o Dan e fui ficando chateada porque nada de bom acontecia. Mas amei o Howard <3

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  17. Olá Jacqueline,

    Agora fiquei curioso, não espera um livro tão legal assim, espero poder ler em breve...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...