[Resenha] Círculo - Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

Livro: Círculo
Autores: Mats Strandberg e Sara Bermark Elfgren
Editora: Íntrinseca
Número de páginas: 411
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

"Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompreensível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre."

Eu amo enredos com histórias de bruxas, AMO. Acho que depois dos vampiros, as bruxas são os seres sobrenaturais que mais me agradam, e é difícil um livro sobre bruxas não me agradar. Dito isto, bastou saber que Círculo falava sobre bruxas para instigar a minha curiosidade, que aumentou ainda mais ao saber que os autores eram suecos (meu amor por escritores suecos surgiu após a leitura da Trilogia Milleninum). Só que Círculo não correspondeu a ínfima expectativa que eu tinha, o que foi uma pena.


Narrado em terceira pessoa, a história já começa misteriosa com a morte de Elias (não é spoiler viu, tá na sinopse), um adolescente que comete suicídio dentro do banheiro da escola. Seria mesmo suicídio?? A pergunta fica martelando na mente do leitor, enquanto somos apresentados ao vasto elenco, composto por: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Ufa.
Pensei que muitos personagens principais iriam confundir minha mente, mas os autores tiveram jogo de cintura para dar conta das variadas personalidades. Em nenhum momento fiquei perdida entre quem era quem. Em algumas cenas achei que a mudança repentina de ponto de vista atrapalhou um pouco o envolvimento com a trama e com os personagens.
A narrativa é bem limpa e direta, sem floreios e muitas explicações. A linguagem utilizada é bem atual e jovial, contendo até alguns palavrões aqui e acolá.

Até a metade da leitura achei tudo muito "paradão" e sem ação nenhuma. Basicamente Mats e Sara focaram mais nos problemas familiares e escolares das meninas, e demoraram muito para abordar a magia e desenvolver a mitologia sobre as bruxas. Quando a magia enfim surgiu, foi tudo tão colegial e sem graça que mais parecia uma paródia. A ideia central era até bacaninha, onde cada garota tinha um poder específico e correspondente a algum elemento (água, terra, ar, etc), mas foi totalmente mal aproveitada.
Os dramas são muitos. Tem bullying, drogas, auto flagelação, prostituição, alcoolismo, e uma enxurrada de dramas familiares que acabaram ofuscando a parte sobrenatural.

Os autores até tentaram dar um clima sombrio ao enredo, porém, eu achei a parte da invocação tão engraçada, que fiquei rindo sozinha com as pérolas que o personagem Nicolaus - um tipo de guia escolhido para orientar as jovens bruxas - soltava. Não dava para levar o personagem a sério, e consequentemente as meninas e a missão delas .
A curiosidade fica por conta de saber o que teria levado Elias a se matar, e nesse quesito recebi um balde de água fria com gelo. Foi tudo tão sem pé e cabeça, tão mal explicado, que até agora não acredito que acabou daquele jeito. Pra não dizer que foi uma perda total de tempo, teve um romance bacana que me envolveu e só.
 Pra quem gosta de sobrenatural carregado em um drama bem colegial, eu indico a leitura. Apesar dos muitos tropeços no enredo, a leitura me divertiu.

14 comentários:

  1. Gostei da resenha Jacque, mas confesso que fiquei bem desapontada quanto ao livro. Assim como você, amo tudo relacionado a bruxas e saber que a sobrecarga de drama é maior do que o sobrenatural da trama me frustraram completamente. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, tudo bem flor?
    Eu também gosto de livros com bruxas, mas no momento acho que passaria essa leitura, pois estou um pouco frustrada com términos de livros meio inacabados e sem muita explicação.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. OI Jacque!
    Também gosto de livros com essa temática, mas ultimamente não tenho acertado na escolha de leituras.
    Não sabia que este livro era sobre bruxas, mas sua resenha tirou totalmente fora de cogitação eu lê-lo.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem curiosa quando vi esse livro aqui na livraria (a capa é linda!), mas como não fiquei com grandes expectativas, pode ser que ele funcione pra mim!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaque, a pior coisa é você ler um livro e só sentir a emoção no meio ou mais para o final, nesse caso parece ter sido tudo muito sem graça né..
    Eu comprei o livro e não li, agora estou mais desanimada..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/jessica-sorensen-geracao-editorial.html

    ResponderExcluir
  6. Vish, Jaque, que bom que você resenhou esse livro. Como você, também amo a temática de bruxas e fiquei logo de olho quando lançou esse livro, mas já vi que não vai valer a pena pra mim. Ainda mais depois de ler Hex Hall, que estou completamente apaixonada. Ótima resenha, flor!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Eu não me interessei por este livro.
    Na boa, a história pareceu-me tão sem graça e repetitiva. Não me deixou nem ao menos curioso. Talvez só o leia, caso compre-o numa promoção boa. Mas lerei sem pretensão alguma.
    Gostei de saber seu ponto de vista. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Chefa |õ|
    Poxa, que pena que a o livro é paradão, mas ao mesmo tempo, que legal que ele te fez rir aí mesmo por motivos errados rsrsrsrs
    Beliscões da Máh <3
    Blog

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e tenho vontade de um dia ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que a primeira resenha que leio do livro se não me engano e da sim para perceber que é um leitura bem colegial e que dá para se divertir, sei lá eu não curti, eu achava que era algo puxado pro suspense, mania de não ler a sinopse, mas se eu tiver a oportunidade irei ler sim ^^
    Beijos Jac
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gosto de romance sobrenatural, mas a trama pareceu mesmo ser muito jovial e talvez não me agrade por agora.rs

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto mais de bruxas do que de vampiros hehehehe. Mas infelizmente a maioria de livros desse tema são fracos. Estava lendo a serie Circulo secreto e achei horrível. Parece que os autores acham que estão escrevendo para pessoas sem imaginação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oie Jacque =)

    Adoro livros de bruxas, mas são poucos os que conseguem abordar o tema de uma forma realmente convença. O melhor livro que li até hoje foi "O Livro perdido da Bruxa da Salem".

    Esse livro não chegou a me deixar curiosa e agora depois de ler a sua resenha acho que vou pular a leitura dele. Não sei se é a idade, mas ando sem paciência para livros no estilo colegial rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Eu tb gosto muito do tema "bruxas", mas algo na sinopse desse livro não me agradou, tanto que nem fiz questão de solicitá-lo pra Intrínseca. E não me arrependo, pq até hoje não vi nenhuma resenha dizendo que o livro é espetacular rsrs
    Que pena que não correspondeu às tuas expectativas, flor =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...