[Resenha] Aos meus filhos - Mark M. Weber

Livro: Aos meus filhos - As últimas cartas de um pai
Autor: Mark M. Weber
Editora: Planeta
Número de páginas: 268
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Nunca soube explicar muito bem o motivo pelo qual amo biografias. Apesar de amar ficção, são nas biografias onde eu encontro inspiração e motivação. Seja uma história de vida triste ou feliz, sempre existe uma lição por trás de toda experiência vivida.
Assim que eu soube desse lançamento, fiquei mais do que ansiosa pra conhecer a história de Mark.

" Na maioria dos casos, sorte e azar têm muito a ver com trabalho duro, mas às vezes o acaso acaba de envolvendo na história. Como é que um homem de 38 anos de idade, saudável e que fazia exercícios, comia direito, não fumava e quase nunca bebia acaba com câncer? Não é justo."

Mark estava no auge de sua carreira no Exército americano, quando ao fazer exames de rotina antes de sua transferência para o Afeganistão, recebeu o diagnóstico de um câncer gastrointestinal arrasador. Casado e com 3 filhos, Mark decidiu lutar conta a doença como um verdadeiro soldado. Preocupado com o legado que deixaria para seus filhos quando não estivesse mais presente na vida deles, ele resolve escrever a eles uma série de cartas, recheadas de lições sobre coragem e medo, orgulho e humildade, seriedade e bom humor. (resumo adaptado do livro).
" Muitas vezes, em uma vida boa, você vai rir até chorar. E muitas vezes você vai chorar até rir. No final, rir e chorar são como primos, e não desconhecidos. É desse jeito que os seres humanos honestos respondem a uma vida na qual se permitem amar, e minha esperança é que vocês tenham muitas lágrimas ao longo da vida, e de todos os tipos."
Sabe aquele tipo de pessoa que você não consegue imaginar doente e debilitado em cima uma cama? Quando eu era menor tinha a impressão que a minha mãe nunca ficava doente, e que se ficasse ela seria forte o bastante para nunca demonstrar (na verdade eu ainda penso assim até hoje). Assim era Mark. Ele era capaz de resistir altamente a dor, e também de cuidar sozinho dos seus ferimentos pós-cirurgia, e por fora permanecer forte, impassível. Olhando suas fotos de uniforme, é impossível imaginar o processo doloroso que foi sua luta contra o câncer.
Dizer que a vida dele não foi fácil seria redundante. Mas Mark não entregava os pontos. A biografia é recheada de lições de vida, mas de um modo muito sutil. Ele escreve abertamente aos filhos e a esposa, incitando-os a permanecerem fortes e corajosos.
Weber fala sobre sua família, a luta contra o câncer e o começo no exército. Não faltam inspirações em suas ações e a bravura com a qual ele lidou com a doença.

O livro não segue uma ordem cronológica. Uma hora ele compartilha histórias sobre sua infância e adolescência, e em outro momento conta como recebeu o diagnóstico, e sua volta ao trabalho mesmo após saber do câncer. São histórias extremamente pessoais, íntimas, que ele compartilha com uma desenvoltura ímpar.
Alguns episódios são tão engraçados que me fizeram gargalhar, outros tristes que me arrancaram lágrimas, mas cada um era extremamente cativante e comovente.

Como mãe eu consegui compreender o medo de Mark: não estar presente no futuro de seus filhos. Quando terminei minha leitura (em meio a muitas lágrimas), meu único desejo foi desejar ter o privilégio de ver meus filhos crescerem, e estar ao lado deles para dar total apoio.
A história tocante de Weber deveria ser lida por todos, até aqueles que não curtem biografia. Aos meus filhos é um livro que toca na ferida, te desperta, pergunta e questiona: qual o legado que deixaremos ao partir?

16 comentários:

  1. Eu realmente não sabia sobre o que se tratava a obra, mas a capa já tinha me encantado! Fiquei bem curiosa e ansiosa pela oportunidade de lê-lo. Adoro um livro que me emocione.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como não tinha escutado falar desse livro ainda? Parece lindo demais, fico até meio receosa de ler porque não é uma história fácil, né? Mas vou tomar coragem e comprar um exemplar.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac!! Não conhecia esse livro, não tenho o costume de ler biografias, mas tenho certeza que essa vale a pena ser lida. Acredito que deve ser uma história tocante.
    Parabéns pela resenha!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Não tenho costume de ler biografias, mas pela história tocante, esse livro realmente merece ser lido. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Jacque <3
    Só pelos quotes destacados leria a obra. Sem dúvidas nenhuma, esse é um livro que me despertou uma curiosidade imensa. Anotei :D

    Beijão
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. Os olhos já encheram de lágrimas só pela resenha, imagina se eu for ler o livro. Eu não fazia ideia de que era uma biografia, e confesso que não dei muita bola pro livro logo de cara, mas parece ser aquele tipo de história que, como você disse, toca na ferida.

    Anotado ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque
    Eu não curto muito biografias, mais as vezes leio uma ou outra. Gosto por que tem lições de vida, como vc mesma falou. Tem um livro em especial que é meu favorito. A lição final, ja escutou falar?
    Adorei a dica do livro, não conhecia.
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  8. Que linda tua resenha Jaque!

    Meu pai morreu jovem, de um câncer semelhante. Então conheço o lado do filho que fica perdido sem o pai. Porque eu fiquei perdida!
    Como vc também achava que nada o abalaria, que passaria por qualquer coisa com força e um sorriso no rosto. Ele foi forte até o fim e é meu exemplo até hoje. Esse é o seu legado para o mundo, nunca ser esquecido por mim.
    Eu teria adorado que ele tivesse me deixado cartas. Mas não sei se tenho forças ainda pra ler um livro assim. Tudo que me recorda essa saudade enorme me deixa sem ar. Entende?
    Chorei só de ler a resenha.

    Milhões de beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!! Eu estava com saudades de passar por aqui!
    Estive bastante afastada da blogosfera literária. Mas estou voltando aos pouquinhos. :)
    Como você está??

    Esse livro parece ser lindo! Mas, também, muito triste.
    Não gosto muito de livros que tenham como temática o câncer... Pois, costumam ser histórias que nos deixam de coração partido.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro e fiquei emocionada lendo a sua resenha, esse livro deve ser bem forte... Parabéns pela resenha belíssima e delicada que você fez, adorei.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser tão triste....
    Pela sua resenha todo mundo deve terminar o livro em lágrimas rsrsrs
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e já vai para a minha lista, com certeza é uma bela história, faz meu estilo de leitura....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. OIe!
    Não conhecia o livro, mas adorei a capa.
    Sabe, particularmente não curto muito biografias, acho que nunca li uma.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  14. Oi Jac
    Já tinha visto vários comentários sobre o livro, mais nunca uma resenha e ao ler a sua me interessei, mais ainda vou procurar mais informações. Assim como vc tbm gosto muito de biografias
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Genteee, tem jeito de ser muito bom! Eu também gosto de biografias, apesar de ler poucas, preciso procurar para ler...

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/03/jogos-vorazessuzanne-collins-por.html

    ResponderExcluir
  16. Me emocionei com sua resenha, dos gêneros literários biografias são os únicos tipos de livros que não faço muita questão. Não sei, eu me sinto lenta e sem ânimo lendo. Mas ao ler sua resenha eu vi que as biografias que eu não curto são as de artistas e famosos, detesto...rs
    Esse livro entrou para lista de desejados, vou comprar e ler. Achoq ue só nos acrescenta saber sobre esse tipo de superação humana, ler sobre amor incondicional é tudo.
    Obrigada, amei a dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...