[Resenha] Segredos e mentiras - Diane Chamberlain

Livro: Segredos e mentiras
Autora: Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 285
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Adoro enredos que envolvem mentiras e segredos, então nada chama mais atenção do que um título contendo essas duas palavrinhas mágicas. Quando vi a capa de Segredos e Mentiras entre os lançamentos da Editora Arqueiro, fiquei instantaneamente interessada, tanto que nem precisei ler a sinopse para saber que essa seria uma história emocionante e envolvente.
"No que nossas vidas haviam se transformado para que fosse necessário acrescentar ‘ninguém morreu’ às mensagens?"
A história gira em torno da vida de Noelle, uma parteira que resolveu levar todos os seus segredos e mentiras para o túmulo, após cometer o suicídio.
Suas amigas - Tara e Emerson - achavam que conheciam cada aspecto da vida de Noelle, porém, após o trágico acontecimento, elas percebem que a amiga havia sido uma estranha durante todo tempo de amizade. Munidas de antigas cartas e registros da amiga, as duas resolvem descobrir todo o passado de Noelle, e os segredos que ela nunca revelou.
"Às vezes as pessoas guardam as coisas para si. Até mesmo as pessoas mais próximas da gente. Nunca se consegue conhecê-las de verdade."
A história é dividida em três partes, e nelas temos a narração intercalada de vários personagens em primeira pessoa, com a narração em terceira pessoa pelo ponto de vista de Noelle.
Desde o início da narrativa, Diane sabe como prender a atenção, fazendo revelações em doses homeopáticas a cada capítulo. Eu nunca conseguia resistir ao ímpeto de dar uma olhadinha no próximo, e quando dei por mim já havia terminado a leitura.
A narração em primeira pessoa me agradou muito, apesar de serem múltiplos narradores, pude sentir a conexão com cada personagem e seus dramas, especialmente com Anna.
Na verdade, a trama começa a ganhar sentido após o surgimento de Anna. Ela se torna a personagem chave em todo o mistério.
É difícil transmitir uma carga dramática no enredo, sem tornar o mesmo uma novela mexicana, e Diane conseguiu esse feito com maestria.
"Ainda assim, na minha frente jazia a prova - nossa amiga, que se fora para sempre - de que, na verdade, não sabíamos de nada."
Chamberlain narra com uma calma peculiar, e liga os pontos de sua história aos poucos, aguçando a curiosidade de quem está lendo. É interessante o modo como Diane convida o leitor a juntar os pontinhos juntamente com ela, mas no final acaba sempre acrescentando uma reviravolta pela qual ninguém espera.
Suas personagens são intensos e verossímeis. Impossível não questionar cada atitude de Noelle, ou até mesmo de Tara e Emerson.
Minha única ressalva é o desfecho um pouco corrido demais, e que deixou um acontecimento sem esclarecimento, mas nada que desmereça o livro.
A revisão da arqueiro como sempre está impecável. Não encontrei nenhum erro, e a arte da capa combinou perfeitamente com a história.

10 comentários:

  1. Eu também desde que vi a capa e li a sinopse fiquei muito interessada nesse livro. Sua está muito bacana Jacque, bem feita e instigou mais ainda meu interesse. Lerei em breve. Me preparando psicologicamente para todos os segredos.
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, gosto de livros narrados em primeira pessoa por mais de um personagem, assim é possível conhecer a história sob vários pontos de vista.
    Histórias com segredos sempre me atraem. Adoro livros com reviravoltas e segredos que vão se revelando aos poucos. Desde que vi ele em um post sobre o lançamentos da Arqueiro fiquei bastante interessada.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, ainda não tenho esse livro, mas acho que vai acabar entrando na lista de desejados RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade quanto a esse livro, desde que li a sinopse. E assim como você esses dois elementos, segredos e mentiras, sempre me impelem pra ler. Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que são narrados por mais de um personagens e em primeira pessoa. Acho que é meu tipo de narrativa preferida, já que você fica por dentro do que acontece nas cabeças dos personagens e em vários lugares!

    Não me senti motivada a ler quando vi o livro no catálogo, mas agora até que deu vontade, talvez eu leia.
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Jacque. Tramas intrincadas por segredos e revelações me atraem bastante. Se tiver oportunidade, pretendo ler o livro, que pelas suas palavras, parece ser bem empolgante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Estou bem ansiosa para ler esse livro. Gosto de histórias mais fortes, que mexem com a gente. Uma pena o desfecho ser um pouco corrido, mas pelo menos a história compensa tudo, né?
    Acho que vou comprar ele na minha próxima visita à Livraria. hehe
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jacque!
    Eu também sou instantaneamente atraída pela combinação "segredos + mentiras", principalmente quando se trata de um passado desconhecido de alguém que todos consideram pacífico e comum, né? Já tinha me interessado antes, agora confirmei que preciso ler esse livro.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaque,
    Gosto de livros com segredos, já que acabamos envolvidas pela trama até a última página. Então se surgir uma oportunidade , lerei o livro com certeza.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacqueline,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e ela sua resenha vejo que vou gostar bastante, apesar do final um pouco corrido.....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...