[Resenha] Adultério - Paulo Coelho

Livro: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Número de páginas: 239
Classificação: 2/5

Minha Opinião:

Paulo Coelho é um autor amado e odiado pelo Brasil, mas seu sucesso é notável não só no Brasil, como em outros países. Suas obras foram publicadas em 168 países e traduzida para 80 idiomas. Um de seus romances - Veronika Decide Morrer - foi adaptado para o cinema em 2009.
Sou daquelas que não se conforma apenas em ler críticas a certos autores, então eu preciso "ler para crer". E como gostar ou não de um livro é bem pessoal, foi assim que dei chance aos livros de Paulo Coelho. Meu primeiro contato com o autor foi justamente com Veronika decide morrer, e foi uma experiência bem agradável. Quando soube deste novo lançamento, fiquei bem entusiasmada. Uma pena que a leitura não correspondeu ao meu entusiasmo.

"Ora, o que há de errado com a rotina ou o tédio?Para ser sincera, absolutamente nada. Só......só o terror secreto de que tudo mude de uma hora para outra, pegando-me completamente desprevenida."
A história é narrada em primeira pessoa por Linda, uma Suíça de 31 anos que tem a vida perfeita, pelo menos isso é o que todo mundo imagina.
Com um marido amoroso e atencioso, um emprego bom e estável, e dois filhos maravilhosos, quem precisaria de mais? Porém, Linda começa a questionar a rotina e a previsibilidade de seus dias.
Tudo muda quando ela reencontra um antigo namorado da adolescência. Jacob agora é um político bem-sucedido, e durante uma entrevista ela acaba sentindo desejos a muito tempo guardados. (resumo baseado na sinopse oficial)

Paulo Coelho deve ser bruxo. Sério. Me senti enfeitiçada pelas páginas, que passaram voando. Li o livro todo em apenas 2h, sem sentir as horas passando. Ele tem um jeito bem peculiar de narrar. Sua simplicidade e linguagem descomplicada é motivo de ódio para alguns, mas confesso que amo.
Apesar das páginas terem voado, não deu pra negligenciar certos pontos que me incomodaram e muito. Achei os diálogos forçados e insossos. Parecia até que os personagens eram atores representando um papel, apenas lendo um roteiro sem qualquer sentimento. Destaque para o marido de Linda, que mais parecia um homem de cera. Ele não esboçava nenhuma reação enquanto a mulher despejava seu discurso de infelicidade, e seus diálogos mais parecem com um guru oferecendo conselhos, do que um marido preocupado com a sanidade mental da esposa.

Linda também não ajuda. Não dá pra engolir as desculpas que ela tentava encontrar para a sua repentina devassidão e vontade de trair o marido. No início ela resolve colocar a culpa em uma provável depressão, como se fosse comum estar deprimida e pensar: ok, estou deprimida e por isso é mais do que aceitável que eu vá sentir tesão por outro homem sem ser meu marido. Menos, bem menos. Ela mais parecia uma mulher desesperada para reviver seus tempos de adolescente, do que uma mulher precisando de ajuda.
Também senti que a questão da depressão foi mal abordada. Coelho toca no assunto no início, mas no final não fica claro se ela sofria da doença realmente.
E o que falar de seu romance com Jacob. Nem sei se posso classificar o relacionamento dos dois como um romance. O encontro dos dois é ao estilo do casal famoso de 50 tons. Ela vai fazer a entrevista com Jacob, e no final já está com a boca na botija - literalmente. Não rola nem um beijinho no começo, ou uma fagulha de amor, nadinha. O encontro dos dois é estritamente sexual. Algumas cenas são pra lá de quentes, e mesmo assim eu senti sono.

Para completar, da metade do livro pra lá Linda assume a forma de uma mulher psicótica querendo fazer de tudo para conquistar o amante. E isso incluía tentar atazanar a vida da esposa de Jacob. Suas tentativas beiram ao absurdo, mas rendem alguns diálogos engraçados com um traficante.
Apesar de ser a segunda obra do autor que leio, consigo enxergar um padrão em suas histórias: seus textos tem um quê de autoajuda. Não que eu odeie o gênero, mas não gosto de livros de ficção onde o autor se preocupe mais com passar uma lição, do que de efetivamente contar a história. A meu ver, isso acabou passando uma sensação de inveracidade à trama. Parecia que eu estava lendo um roteiro de novela das 8.

Com todas essas ressalvas, o que eu tenho a dizer é: leia e tire suas conclusões. Não se limite a criticar um autor só porque todo mundo critica. Pode ser que sua experiência seja bem diferente.

15 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Jacque! Ao contrário de você, odiei os dois livros que já li até hoje do Paulo Coelho...rs. Porém, irei dar uma chance a Adultério, mas sem criar expectativas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Jac como sempre sua resenha é perfeita e ainda não livro nenhum livro do autor, na verdade comecei um e parei e quando a arqueiro ofereceu esse livro pensei: Ta ai a oportunidade e em breve vou ler. Sua resenha me fez ficar prepara para o vou encontrar no livro.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacqueline!
    Tenho vontade de ler alguma obra do Paulo Coelho para tirar minhas próprias conclusões também. Quero entender o motivo de ser tão odiado e amado ao mesmo tempo haha. O problema é ainda não conheci um livro dele que me desperte a curiosidade.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque! Li os mais antigos dele, o meu preferido é Na margem do Rio Piedra, destas novas obras, eu ainda não conferi nenhuma, mas este livro não tem recebido boas críticas e sinceramente, eu que queria ler, já estou desistindo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Eu tenho vontade de ler algo do autor. Fico curiosa por causa dos comentários, tanto negativo quanto positivos.
    Admiro que ele disponibilize seus livros no site para que todos possam ler,..

    A premissa parece interessante, ri aqui que depois ela vira stalker do amante... sos fiquei curiosa sobre o final dela.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Os livros do autor nunca me atraíram, mas desejo um dia conhecer uma de suas tramas e chegar a uma conclusão seja positiva ou negativa.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque! Menina, gostei muito da sua resenha. Não consigo gostar muito do Paulo Coelho por conta dos milhares de comentários ruins a seu respeito que já li, mas pretendo dar uma chance a um de seus livros. Já estava com um pé atrás a respeito desse, agora estou com os dois.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita a partir de amanhã! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque.
    Sua resenha me deixou mega curiosa, sério.
    Te confesso que li um livro do autor e nunca mais, mas este aí ja esta na minha lista de leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Devo admitir que as únicas coisas que já li de Paulo Coelho foram as músicas com Raul... Sinceramente, por mais coisas boas que ouça sobre suas obras, acho que não gostaria de nenhuma... Mas acredito que ainda darei uma chance a ele!
    Adorei a resenha... Muito bem escrita e ressaltou as coisas boas e ruins. Parabéns!

    Beijos,
    Carolina's Book Blog

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho essa coisa com o Paulo Coelho: não tenho vontade de ler.
    O único que leria é Veronika decide morrer, de resto eu dispenso, dispenso mesmo. Não me dou bem com o autor, nem com o rumo que ele dá para suas obras.

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque.
    Paulo é um bruxo, literalmente, rsrs. Pelo menos foi o que eu li por ai e também vi de uma entrevista dele.
    Enfim...
    Eu estou na categoria odeio, mas eu já li um de seus livros, o mais famoso diga-se de passagem, e foi uma completa decepção.
    Não penso em ler nada dele de novo e sua resenha só reforçou a minha certeza que seus livros apesar de serem um sucesso, não tem nada demais, muito pelo contrário.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Olá Jacqueline,

    O que eu faço? Não gosto do estilo de leitura e muito menos do autor, é melhor não opinar....parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Depois que li a biografia do Paulo Coelho (escrita pelo Fernando Morais que eu amo), entendi porque tanta gente o ama e tanta gente o odeia (e porque ele é tao aclamado fora do Brasil). Enfim, acho que é um autor que vale a pena ser lido porque ele pode ter muito a dizer, dependendo de quem lê e em que momento da vida. Já li alguns livros dele, 3 eu acho, e minha opinião varia desde o "adorei" até o "odiei". Mas ele, como pessoa, não é alguém que eu admiro, e o fato de seus livros serem uma caixa de surpresas me fizeram desistir dele de vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sempre gostei muito da escrita do Paulo Coelho e Brida é meu livro favorito do autor.
    Gostei muito de sua resenha Jacque. Como vou resenhá-lo semana que vem não vou emitir muito minha opinião pessoal, só que alguns fatores que foram mais negativos pra você eu tirei conclusões um pouco diferentes.
    Beijinhos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  15. "Talvez todos devamos ser um pouco mais loucos, ou passar alguns dias em um lugar como esse para aprender o que é viver." Exatamente assim! Adorei! Estou louca para ler mais de Paulo Coelho!
    Encontrei esse aqui (para quem queira): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    Mas alguém sabe onde posso encontrar outros títulos do autor para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...