[Resenha] Quando tudo volta - John Corey Whaley

Livro: Quando tudo volta
Autor: John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 220
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Quando recebi este livro, o que mais me chamou atenção foi o subtítulo escrito no pássaro ( Porque eu estou acordado em um mundo de pessoas que dormem), e a linda arte da capa.
A estreia de John rendeu vários prêmios, entre eles, o Michael L. Printz Award: excelência em Literatura Young Adult. Quando leio uma obra premiada, não adianta tentar não criar expectativas quando ao enredo. Eu falho miseravelmente nessa tarefa e muitas vezes - como foi o caso aqui - acabo me decepcionando

Após a morte do seu primo por overdose, Cullen Witter tem frequentes pesadelos com zumbis. Sua vida são dias constantes de uma estagnação sem fim, até o desaparecimento de seu irmão Gabriel, de 15 anos.
O sumiço do irmão acaba ficando em segundo plano quando surge a notícia do surgimento do pica-pau Lázaro, um pássaro que todos pensavam estar extinto, e que aparentemente resolveu ressurgir em sua cidade, criando um alvoroço entre os moradores.
Concomitante a isso, a vida de um estudioso fanático acaba influenciando de modo negativo um colega de faculdade, e as consequências de seus atos são inimagináveis.
"Com isso, aprendemos que a morte pode nos ferir. A morte pode nos surpreender. Pode nos assustar. Pode nos tirar o sono à noite. Mas também aprendemos as coisas que a morte não pode fazer. Não pode destruir nossas esperanças. Não pode tirar o amor e o apoio de nossos amigos e de nossa família. Não pode nos fazer perder nossa fé sem fim no mundo e em Deus. A morte nos entristece, mas não vai prevalecer."
Tantos assuntos aleatórios chamaram minha atenção em um primeiro momento (juro que não foi só o fato do protagonista sonhar com zumbis, o que até agora estou tentando entender qual a relevância isso teve na história). A narração feita em primeira pessoa por Cullen é atrativa, embora nada impactante acontecesse na vida do protagonista.
O problema todo é que a vida de Cullen é muito sem graça e sem sal. Marasmo total. Até a rotina do Inri Cristo deve ser mais interessante. Eu lia 10 páginas e nada mudava. Para completar as atitudes dele não correspondiam a um garoto de 17 anos. Ele mais parecia ter 13 ou 12. A tentativa de um romance também fracassou.
Senti zero de empatia com os personagens. O único aspecto bacana na vida de Cullen, é o fato dele criar títulos imaginários para livros.
A trama só ficou movimentada após o sumiço de seu irmão. Devo acrescentar que Gabriel sim daria um ótimo protagonista. Só pelo modo como o irmão o elogiava, dava pra ver que o menino era a estrela da família.
"Título de livro número 87: Sozinho no mundo com esse sentimento."
A curiosidade em saber em que ponto da história a vida do fanático Benton Sage iria se cruzar com a de Cullen foi minha única motivação em continuar lendo. Corey intercala a narração em terceira pessoa com a narração de Cullen, o que não deixou a trama ser um fiasco completo.
Apesar de ter me decepcionado com o enredo, o final é bem explicadinho e pra minha surpresa fez sentido.
Acho que o maior problema foi o fato de Whaley querer trabalhar tantos assuntos, e no fim não ter se dedicado a um em especial, o que tornou o enredo uma verdadeira salada de frutas (sem o leite condensado).

A edição da Novo Conceito está bastante caprichada. A diagramação traz pássaros em cada início de capítulo, e não encontrei nenhum erro de digitação.
Mesmo com tantas ressalvas, Quando tudo volta tem quotes muito bacaninhas que valem a pena serem lidos.

10 comentários:

  1. OI Jack, nossa realmente eu sempre vou com muita sede ao pote quanto a livros premiados, e é um fato horrível se frustrar. Que pena que isso aconteceu com você. O livro realmente parece lindo e bem diagramado.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou com o livro aqui, lendo a sinopse eu não fazia bem ideia realmente do que se tratava a história. Sua resenha me deixou dividida entre curiosa e desanimada. Mas quando você citou os quotes e li dois deles aqui na sua resenha fiquei mais interessada. A capa é tão linda, esse azul **.**
    Beijinhos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac! Eu estava fazendo essa resenha hoje para postar na segunda no blog, e achei o livro beeem regular, também não senti empatia pelos personagens, e não gostei do final, esperava muito mais, mesmo que tenha feito sentido, não gostei.
    Realmente ficou tudo uma salada de frutas :s
    uma pena...
    beijokas!!!
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    como você, fui atraída pela a capa desse livro, mas acabei me decepcionando com a leitura. Os diferentes assuntos que o autor escolheu para a obra não funcionaram, os personagens são mesmo bem chatinhos e a trama é super lenta. Concordo que Gabriel daria um melhor protagonista! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler tanto esse livro, mas espero não me decepcionar! Li uma resenha muito empolgada que chegou a dizer "É melhor do que Green". Como eu fiquei depois dessa? EU PRECISO LER AGORA! Mas a sua opinião me deixou mais com o pé no chão, e pelo menos agora eu não vou com tanta sede ao pote, kk. Boa resenha!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo na época de seu lançamento esse livro não despertou meu interesse e agora sabendo de tantos pontos negativos em sua trama, só faz eu ter certeza que não irei lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena não ter sido 'tudo isso' que o livro meio que promete com o prêmio que ganhou :X Mas ainda o acho interessante, pelo menos estou indo pra leitura sem grandes expectativas e espero me surpreender, pelo menos um pouco ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jacque! Parabéns pela resenha, garota! É uma grande pena que o livro não tenha suprido as suas expectativas. É muito ruim quando o autor coloca muita coisa na história e não sabe como desenvolver isso direito.

    Um beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Jacque! Estou ansiosa para ler Quando Tudo Volta e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Minha personalidade também nao aceita vários assuntos ao mesmo tempo... isso me faz nao gostar de inúmeros livros! uma pena na verdade!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Carolina'a Book Blog

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...