[Resenha] Tormento - John Boyne

Livro: Tormento
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Número de paginas: 80
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Meu primeiro contato com o autor foi através do livro O Pacifista, que ficou na minha lista de favoritos de 2013 em disparado.
Fiquei desejando ler Tormento por se tratar de um livro com poucas páginas (a preguiçosa), e seguir uma linha completamente diferente da outra obra dele.
"Comecei a fechar os olhos e tudo ficou escuro, mas assim que fechei os olhos, senti uma felicidade esquisita." 
Tormento é um daqueles livros que nos envolvem e dá pra ler em menos de 1 hora. Talvez tenha sido a história mais despretensiosa que já li até hoje.
A narração é feita em primeira pessoa, por Danny de 12 anos, que acompanha o drama de seus pais, após sua mãe se envolver em um acidente onde atropela um menino de sua idade.

John não utiliza nenhum truque aqui. Nada de lições de moral, ou frases filosóficas. Sua narração é simples e direta, elucidando perfeitamente os medos do protagonista.
Boyne sabe ser sucinto, e soar verdadeiramente como um menino de 12 anos enfrentando seus medos e anseios característicos da pré-adolescência.
Apesar de breve, John soube como desenvolver a personalidade de todos os personagens. Aos poucos mais personagens são acrescentados a narrativa, e os conflitos se desenrolam sob a perspectiva do menino. O silêncio dos pais de Danny em relação ao acidente me fez lembrar da minha infância, quando ao questionar o conteúdo de alguma conversa dos meus pais, sempre recebia como resposta: - Isso não é assunto para criança.
O acidente causa um impacto muito grande na vida de Danny, e ele se sente negligenciado por seus pais, que é quando decide chamar a atenção para si . Em contrapartida, o menino faz de tudo para ajudar a mãe, não suportando ver o seu sofrimento.

Os eventos são previsíveis, porém, o autor consegue manter um mistério para saber se a mãe dele foi realmente culpada pelo atropelamento.
Boyne provou ser um exímio contador de histórias. Tormento é envolvente até a última frase. Uma característica em comum com O Pacifista é o dom de tornar o leitor solidário aos sofrimentos vividos pelos personagens.

Para quem ainda não conhece o estilo de escrita do autor, Tormento funcionará como uma ótima introdução ao mundo de Boyne. Após lê-lo, certamente você vai querer conhecer outras obras do autor.

9 comentários:

  1. Jacqueline, queria muito ler "O Menino do Pijama Listrado", mas venho enrolando pelo fato de ser uma história triste. Acho que Tormento é uma ótima saída para se conhecer a escrita do autor então rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hahaha..eu ri quando vc disse o "preguiçosa". Acho muito bom quando o autor sabe "dar o seu recado" em poucas páginas. Vou aproveitar que vc disse que dá pra ler em uma horinha e pegar no almoço! <3

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, eu ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, mas os livros dele parecem ótimos. Acho que ele adora escrever coisas com o ponto de vista de crianças, né? haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque, nem me fala, também sou preguiçosa.. hehe
    Adorei a dica, embora não seja meu estilo, eu gostaria de ler porque gostei muito da sua resenha e dos pontos que citou, por ser envolvente e tudo o mais..

    Beijinhos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-tentacao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
  5. Já li! ^^ Gostei bastante também por ser um livro pequeno... kkk Amei a resenha.

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser maravilhoso!!
    Gosto qnd histórias prendem a sua atenção desde o começo, isso é perfeito.
    Adorei.
    Beijos,
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Eu sou apaixonada pela escrita do John Boyne, mas ainda não li O Pacifista e nem Tormento.
    Gostei muito da sua resenha. Eu geralmente curto os livros do John pelas histórias puxadas mais para o drama, acabo me envolvendo demais com os personagens e depois de terminar a leitura, fico de ressaca por pelo menos uma semana. rs Esse homem mexe demais comigo.
    Vou procurar Tormento, só não vou ler por agora.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Do autor, só li "O Menino do Pijama Listrado" e fiquei encantada com a forma como ele aborda um assunto tão triste de forma lúdica. Esse deve seguir o mesmo estilo. E o bom é que é curtinho...hehe. Perfeito para intercalar com leituras mais densas.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque.
    Não li nadinha do autor...ainda.
    Quando um autor consegue prender e surpreender um leitor com poucas páginas é claro que deve ser lido e apreciado, e como confio em suas resenhas assim que puder vou ler o livro.
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...