[Resenha] Como viver eternamente - Sally Nicholls

Livro: Como viver eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial
Número de páginas: 221
Classificação: 5/5 (Favorito)

Minha Opinião:

Quando o kit do livro chegou aqui em casa com um pacotinho de lenços, eu já sabia que a história iria me emocionar, e inevitavelmente me fazer chorar. Não deu outra. Iniciei a leitura e não consegui desgrudar até acabar - em lágrimas.
Lista n°42 - Filme favorito: O Senhor do Anéis. Li o livro inteiro também, quando fiquei doente no ano passado. Fato: Mordor foi inspirado em Birmngham."
Sam tem 11 anos, e passa a maior parte do tempo pesquisando fatos, elaborando listas e perguntas que ninguém responde. Ao lado de seu melhor amigo, Felix, ele inicia um plano para realizar todas as tarefas da sua lista de desejos.

Narração de personagem juvenis sempre me deixam meio baqueada. Fico sempre imaginando que se para um adulto já é difícil aceitar e viver com o peso de notícias ruins, imagine para uma criança?
A narrativa de Sally é carregada de uma simplicidade brilhante, e traz uma linguagem pueril e direta. Nesse caso, menos foi totalmente mais. Trazendo listas, bilhetes, e até desenhos, a narração te passa a ideia exata de um menino de 11 anos narrando.

Preciso deixar claro que apesar de trazer um protagonista com câncer, o livro fala sobre a vida, e como aproveitar cada segundo dela. Se já é difícil abordar um assunto tão delicado como esse, imagine fazê-lo de forma moderadamente cômica e positiva. Nicholls consegue atingir esse feito com maestria.
Parte de seu sucesso é o modo como as personalidades de Sam e Felix contrastam, e se completam perfeitamente. Enquanto Sam soa mais inocente e conformado, Felix tem um ar mais zombeteiro e sorumbático, fazendo piadas e agindo como um perfeito adolescente inconformado quando a ocasião pede . Um acaba influenciando o outro, e essa troca de experiências acaba sendo uma experiência positiva para ambos.
"Perguntas que ninguém responde - n°4Morrer dói?"
Apesar dos momentos de descontração, e da total coragem de Sam, não pude deixar de me ver na pele da mãe dele. Ler sobre o desespero dela foi uma das partes que mais me fez chorar, porque a ordem natural das coisas não é um filho consolar a mãe, ou uma mãe ver seu filho partir antes dela. Meu coração de mãe ficou em mil pedacinhos.
Não posso deixar de ressaltar o quanto me surpreendi com a qualidade gráfica da Geração Editorial. As folhas são amarelas e espessas, super confortáveis para a leitura. Não observei nenhum erro de digitação.
A diagramação, assim como a capa, está perfeita.

Como viver eternamente fala sobre aproveitar cada instante da nossa vida, sobre sermos gratos por cada segundo em que respiramos. Histórias assim devem ser lidas por todos.

17 comentários:

  1. Acho tão díficil eu querer ler livros assim.
    Estou há meses tentando ler ACEDE, mas não consigo rs.
    Não gosto de finais tristes, apesar de passar uma lição pros leitores eu não curto esse tipo de história.
    Não conhecia o livro, mas curti muito sua resenha.
    Resenha #144 - O Mundo pelos Olhos de BOB - James Bowen.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jac!!!! Nossa esse livro deve ser emociante, imagino o quanto não deves ter ficado tocada, ainda mais tu, como mãe... fiquei com vontade de ler, acho que é importante as vezes lermos livros assim, que nos mostrem o quanto a vida é valiosa.
    Mas preciso preparar o psicológico antes...

    beijoo
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque! Iiiiih, veio com pacotinho de lenço?? Fiquei bem curiosa quando vi o movimento dele na blogosfera, mas ainda não tinha lido uma resenha. Já quero. Ando na onda de livros do tipo :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando o livro que a editora enviou, e estou simplesmente ansioso para desfrutar da leitura! Tenho a sensação que vou adorar e me emocionar! Depois de ler "A Culpa é das Estrelas", histórias que trazem personagens com câncer - não só nos livros - me chamou a atenção de um modo que é difícil de descrever, e saber que a Geração trouxe mais um título desses para o Brasil me deixa feliz. Creio que com histórias assim, muitas pessoas que possuem uma vida plena mas que reclamam de tudo, provavelmente, irão repensar.

    Ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac, estou lendo esse livro, porém é lindo e apaixonante, mais não chorei nada ainda
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jacque! Menina, estou super curiosa para ler esse livro e queria fazê-lo o mais breve possível, mas por enquanto não dá mesmo. Semana que vem devo ter umas cinco provas e preciso estudar muito. Mas, assim, parabéns pela sua resenha. Vejo que vou desidratar com essa história.

    Um beijo enorme!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  7. Oii!!!
    Acho que esse livro é pra chorar, fiquei curiosa para conhecer a história!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  8. <3 <3 <3
    Tbm sou dessas, Jacq...sempre fico imaginando o quão difícil é para para uma criança aguentar uma situação tão pesada. Sempre me emociono. Será minha leitura do fds! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Imagino como este livro deve ser triste e emocionante e deve passar uma mensagem única. Estou bem curiosa para ler.
    Amei essa capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa semana vi bastante esse livro por ai...
    Parece ser uma ótima leitura, pelo menos estou percebendo um alvoroço todo especial ao redor desse livro, ainda não me interessei muito pelo dito, mas vou dar uma olhada por ai e ver se ele me encanta.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tô morrendo de vontade de ler esse livro, e você... Pois bem você só fez esse sentimento aumentar. Adoro ler livros com gênero juvenis, acho que a forma simples e inocente que livros desse gênero nos surpreende na maioria das vezes é inexplicável.
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OMG! Esse livro parece ser bem interessante.
    Ainda não tinha ouvido falar dele, acredita? rs
    Fiquei interessada.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, de novo(rsrs)
    Quero muito ler esse livro por ter uma pegada infanto-juvenil e ao mesmo tempo ter um drama. E outra quero ver se vou chorar como todo mundo tá dizendo que faz chorar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha me interessado por ele quando vi o lançamento. E lendo a sua resenha só reforçou o meu desejo. O livro parece ser lindo e os lenços vieram a calhar hehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Jack não li muito da sua resenha porque estou com este livro aqui para ler e como não curto esse tipo de leitura sei que qualquer coisa vai me fazer desistir de o ler.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Jack, que capa linda.
    Confesso que tenho um certo receio de ler livros com essa temática, mas às vezes não consigo evitar. Sei que iria chorar baldes durante a leitura, rs.
    Sua resenha, assim como sua empolgação, me deixaram ainda mais curiosa para lê-lo. Então darei uma chance. :)
    Espero gostar tanto quanto você!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Jac.
    Eu já me vejo chorando nessa leitura, meu coração ficou apertado só em ler a resenha.
    Ele já está entre os desejados.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...