[Resenha] Desejos - Alexandra Bullen

Livro: Desejos
Autora: Alexandra Bullen
Editora: Galera (selo Júnior)
Número de páginas: 381
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Estou em uma vibe muito boa com as histórias leves e despretensiosas. E foi nesse clima que decidi ler Desejos, obra de estreia da americana Alexandra Bullen. Desejei muito ter gostado do livro, mas pelo visto eu não estava usando um vestido mágico, então, não funcionou no meu caso.
" Desde a morte de Violet, a casa parecia grande e silenciosa demais. E na escola, ela não sabia o que era pior: ser a nova garota, ou ser a garota que parecia exatamente a outra garota que havia morrido durante o verão, a garota que amava a todos e a quem todos amavam"


Desde a morte da irmã gêmea Violet, Olivia não tem ânimo para se enturmar ou prosseguir com suas tarefas normalmente. Para piorar, de uma hora pra outra ela é forçada a trocar de cidade, e começar a estudar em uma nova escola, onde ser a garota nova é apavorante.
Ao entrar em um ateliê para consertar um antigo vestido de sua irmã, ela recebe no dia seguinte um misterioso - e incrível - vestido de festa para comparecer a um coquetel com sua mãe. Ela não imagina que o vestido em questão lhe dá a oportunidade de fazer um desejo, e tudo o que ela mais poderia querer é ter a irmã de volta.

Quando li a sinopse a primeira vez, acreditei que iria encontrar aquele tipo de história bobinha, que no final acaba deixando uma lição bacaninha sobre como vencer os medos e dar a volta por cima, e trabalharia o crescimento da personagem. Pena que não foi assim.
Eu juro que tentei, e tentei muito, gostar do livro. E acho que quando a gente se esforça para gostar de alguma coisa, é sinal que não era pra ser, já que o envolvimento deveria ser algo espontâneo.

A narrativa de Alexandra não tem nada de diferente ou especial, mas ainda assim me prendeu, tanto que terminei a leitura em apenas dois dias. Embora, no final eu tenha sentido aquela sensação de que o livro não acrescentou em nada, e provavelmente eu teria ocupado melhor o meu tempo lendo algo mais interessante.
Para deixar claro, eu só encontrei um ponto positivo em toda a leitura: o aproveitamento do cenário. Era delicioso ler as descrições sobre os lugares em Martha's Vineyard, que fica na cidade de NY.
Pra começar, eu não me importei muito com a falta de explicação para as propriedades mágicas do vestido. Desejos não tem um foco sobrenatural, e foi por esse motivo que aceitei de mente aberta o fato do vestido ser mágico, e a possibilidade da irmã dela voltar como fantasma.

A minha maior decepção foi encontrar uma protagonista tão chata e desinteressante. E para completar, a chegada da irmã fantasma não melhora muito as coisas. Basicamente o fantasma de Violet quer viver a vida de Olivia, e isso inclui mandar, ordenar e praticamente citar todas as falas que a outra garota teria que dizer. O objetivo? conquistar a popularidade na escola, e conseguir fazer amigos.
Só que Olívia é a personagem mais sem sal de todos os tempos. E nem estou contando o fato dela ser chorona e mimizenta sobre ter perdido a irmã (porque eu respeito o luto, e tudo mais). E minha imagem dela só  piorou quando ela fica toda embasbacada pelo garoto mais bonito da escola. Mais fútil impossível.
Ela passa o tempo todo tentando se enturmar, até fazer amizade com a popular Calla, que adivinhem só, é namorada do garoto gato. Tão clichê.
E se Calla estava ali com o intuito de ser a bitch e infernizar a vida de Olívia, Bullen falhou incrivelmente, porque eu não consegui odiar Calla. O feitiço virou contra o feiticeiro, pois Olivia acabou com fama de bitch por "roubar" o namorado da outra.

O enredo até poderia ter salvação, se os personagens sustentassem a trama. Mas todos são igualmente desinteressantes, meros figurantes. Fora que eles não tem vida própria. Só estão ali para interagirem com Olivia, e só.
O romance não chegou nem perto de me fazer sentir empatia pelo casal. Eu não sei o que Soren viu na Olivia. Chega a ser engraçado o primeiro encontro deles (ou seria o segundo?) na fila de espera do banheiro, ele puxando conversa, entrando para usar o banheiro, e ela falando: Boa sorte. Acho que estou velha, e não manjo mais das cantadas atuais.
Eu queria encarnar a Narcisa Tamborindeguy surgindo de dentro da cômoda e falar: Ai que tédio, que casal mais sem criatividade, sem humor, sem vontade de viver, ai ... Ai que tédioooo, ai que absurdo, ai que badalo, ai que horror. 

Sinceramente, se você tiver 12 anos provavelmente irá gostar de passar o tempo lendo Desejos, e se não tiver...você terá uma linda capa na estante.
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o livro tinha uma continuação independente - Wishful Thinking - e ela é bem elogiada no Goodreads. Assumo que estou com uma pontinha de curiosidade para saber se Bullen se redimiu, e um medinho de me decepcionar novamente.

12 comentários:

  1. Oi Jaque, mais você já leu este livro? hehe
    Fiquei em dúvida se iria gostar deste livro, mais como vc adoro livros leves.. Ler sua resenha foi ótimo..
    com certeza, ser a garota nova é horrivel..
    Puts, li sua resenha e posso dizer agora que não quero ler este livro, a parte do Ai que tédio foi ótima... hehehe Ri muito!!
    Parabéns pela resenha amiga, Amei, a resenha claro.. O livro acho que vou deixar pra lá..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, tudo bem?
    Pois é, depois dessa resenha acho que vou apenas admirar a capa, mas meio que vou passar longe da estória. Eu também não curto protagonistas chatas e desinteressantes, então acho que esse é o maior motivo pra sair correndo. E de certa forma não me dou bem mais com clichês adolescentes.
    Ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Poxa, a capa é linda e a sinopse até que um pouco interessante, pena que foi mais uma leitura 'superficial' :/ Não estou no clima para leituras assim, mesmo gostando de algumas, confesso.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    peguei esse livro agora a pouco na minha caixa postal,
    e estou super ansiosa para lê-lo, tinha em mente que iria amá-lo, mas agora estou
    em dúvida, afinal não tenho mais 12 anos e tals, mas vamos ver no que dá né??

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Incrível como uma capa bonita pode nos enganar. Confesso que tinha muito interesse em conhecer a trama desse livro, mas uma protagonista chata e um romance sem sal, realmente não dar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs..Rindo alto aqui de sua resenha. Acho que vou ficar aqui, apreciando sua escrita e deixar o livro pra lá, apesar da capa ser adorável. Ando adorando ler histórias leves, mas desde que tenham contexto e sejam bacanas, odeio perder tempo lendo livros tediosos, dá uma raiva no final, uma descrença.
    Enfim, deixarei esse passar, e olha que isso é raro quando é você resenhando, você sabe, sempre acabo comprando os livros que você recomenda ou não, mesmo que seja pra matar a curiosidade e ver se minha opinião será diferente da tua.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  8. Oi Jac
    A capa é tão linda e já estava toda empolgada, mas quando li que você achou a protagonista chata e não gostou muito da leitura... desempolguei um pouco, é chato quando isso acontece, não é? Mas se ele passar por mim, vou pegar pra ler e ver o que acho do enredo ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. o livro parece ser em tranquilo e a capa é linda, acho que leria mas não no momento atual.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, mais apesar da sua excelente resenha não me chamou atenção...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi jaque,eu já li a resenha desse livro em outros blogs,gostei muito da sua.O que não gostei foi ler que a leitura é "leve" gosto de livros que tenham ação.Quanto a capa é bem chamativa,delicada e as tonalidades das cores cooperam para hamornia de um conjunto.

    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...