[Resenha] Dias Perfeitos - Raphael Montes

Livro: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 274
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Quando a editora mandou as opções do mês para os parceiros escolherem, não tive dúvidas ao solicitar o nacional Dias Perfeitos, após ver a indicação de Scott Turow na capa.
Quer dizer, não foi apenas pela indicação. Apesar de jovem, Raphael impressionou crítica e público com sua primeira obra, Suicidas, que recebeu os prêmios: São Paulo de Literatura e o Machado de Assis, concedido pela Biblioteca Nacional.
Mas chega de lenga lenga. É hora de dizer o porquê desse livro ter mexido tanto comigo.

" Queria estar na última fileira do cinema com Clarice. Ela o havia beijado naquele churrasco. Por que parar? Do beijo, furtado e furtivo, ele havia se tornado refém. Não era invasor, mas o invadido; não queria só desvendar, mas ser desvendado. Ele amava Clarice, admitiu. Precisava ser amado"
Téo é estudante de medicina, cultiva uma estranha amizade com um cadáver, e vive com sua mãe paraplégica. Praticamente obrigado a comparecer em um churrasco de uma das amigas da mãe dele, Téo conhece Clarice, e se apaixona perdidamente pela jovem. Só que a paixão não é recíproca, e Téo irá fazer de tudo para conquistar o amor de Clarice.

O que uma mala samsonite, um estudante de medicina, e um roteiro de filme tem em comum? Tudo. Bem, isso é apenas um gostinho do que você encontrará ao embarcar na leitura de Dias Perfeitos.
Nem preciso falar o quanto a leitura me prendeu. Para vocês terem noção, eu fiquei acordada a madrugada inteira porque não conseguia desgrudar meus olhos das páginas.

Uma romance policial? Uma história de amor? um thriller psicológico? até agora não sei como classificar, só sei que a história me deixou tão perplexa, que levei quase 1 mês para escrever essa resenha. E mesmo assim, sinto que não terei como descrever em poucas linhas todas as sensações que senti.
A narração em terceira pessoa parece conversar com o leitor. Montes consegue dar ênfase aos sentimentos dos personagens, mesmo optando por um tipo de narração que em muitas das vezes pode soar como impessoal. É incrível o modo como Raphael explora a mentalidade doentia de Téo.
A história se sustenta praticamente o tempo inteiro com apenas dois personagens: Téo e Clarice. Em nenhum momento a trama cai na monotonia, muito pelo contrário.

Téo é a personagem mais interessante que me deparei em todos os meus anos como leitora (e olha que não são poucos). Suas atitudes eram capazes de despertar as mais variadas reações ambíguas dentro da minha mente. Insano, metódico, apaixonado, alguém com sérios distúrbios? Eu vou falhar mais uma vez, e não saberei classificar.
Várias vezes me peguei reprimindo o pensamento que o problema era comigo (sério, vou precisar de uma terapia forte). Eu queria acreditar nas justificativas dele, que tudo o que ele estava fazendo era por amor, e cheguei até a sentir uma certa uma empatia com ele.
E vocês não fazem noção do que Téo é capaz. Quando eu pensava: - Ok, Raphael, você já me surpreendeu, e não tem como você conseguir me chocar mais do que isso. Logo após eu encontrava uma reviravolta que me desconcertava, e provocava arrepios.

O único motivo para não classificar com 5 estrelas foi a forma brusca e a explicação "bom demais pra ser verdade", com a qual o final de desenrolou. Embora isso não tire o mérito do choque que o desfecho me causou. Sério. Eu fechei o livro e fiquei na sala sentada uns bons 10 minutos pensando: WOW, não sei o que pensar.
A cia das letras realizou um trabalho fantástico com a diagramação, revisão e capa. Esse anão me deixou traumatizada rs E o curioso é que todos os elementos tem uma ligação com o enredo.
Os direitos de adaptação de Dias Perfeitos já foram vendidos para o cinema, e a obra será publicada em outros países.
Dias Perfeitos é uma obra que nem precisaria de indicação para vender. Dá um certo orgulho saber que a literatura nacional tem crescido, e atingido um patamar cada vez mais alto de qualidade.

14 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa!!! Me deixou com mais vontade de ler. Gosto quando um livro causa um impacto na gente, sabe?!
    Nos deixa tipo 'sério que acabou?' rs
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando li a sinopse desse livro, ela não me atraiu, mas agora depois de ler sua resenha, confesso que fiquei curiosa para saber até que ponto Téo, vai para concretizar seu amor.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacqueline!
    Sua resenha me deixou extremamente curiosa. O enredo parece ser excelente!
    Até anotei o nome pra uma leitura futura. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. ESSE LIVRO! <3

    Final assustador, mas foi o melhor possível em minha opinião! ;D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Resenha bem bacana, o livro parece ser maravilhoso. Você escolheu muito bem :)
    A capa dele também é bem bonita, eu pelo menos gostei.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Jacque =)

    Estou lendo bastante resenhas positivas desse livro, tanto que apesar de ele não ser o meu estilo favorito, estou tentada a ler rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Esse livro parece ser ótimo. Pretendo lê-lo em breve. Sua resenha me deu apenas mais vontade de desbravar essa obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas assim como a sua só vejo resenhas positivas. É tão bom quando o livro mexe com a gente, enfim, quero ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Chama minha atenção pelo título, eu tenho um pouco de aversão à essas capas obscuras mas a achei linda mesmo assim. Acho que eu leria. Nada melhor do que um "uau" no final da leitura rs

    ResponderExcluir
  10. Vc me fazendo aumentar meus desejados, tava querendo ver uma resenha desse livro, algo nele me chamou atenção e sorte que a primeira resenha que li foi a sua. Ta decidido vou ler ^^
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Jacque, vc sempre consegue me deixar curiosa e louca para ler os livros com suas resenha. Menina, que resenha é essa??? Vc me deixou megaaa curiosa para ler este livro, pelo que vc diz ele é muito bom. Preciso dele já!!

    Adoreiii sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OI Jacque!
    Tenho lido muitos comentários positivos a respeito desse livro e a curiosidade, claro, vai a mil! Gostei muito da sua resenha e entendo perfeitamente sua posição. Já deixei de dar 5 livros em um livro por conta do final. Claro que não tira o brilho de todo o livro, mas acaba por pesar na minha avaliação final.
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Eu morria de raiva de mim mesma toda vez que sentia alguma ponta de empatia pelo Teo!

    ResponderExcluir
  14. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...