[Resenha Dupla] Sem você não é verão e Sempre teremos o verão - Jenny Han

Livro: Sem você não é verão (livro #2)
Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
Número de páginas: 303
Classificação: 5/5

Minha Opinião (Sem spoiler):

Nem parecia que já tinha completado 2 anos que eu havia lido o primeiro livro da trilogia (O verão que mudou minha vida), quando peguei a continuação para ler.
Foram 2 anos longos esperando para rever os personagens que instantaneamente se tornaram queridinhos pra mim.
Bastou ler algumas páginas para reviver toda a avalanche de emoções que ficaram trancafiadas na minha memória por 2 anos. Posso não ser mais uma adolescente sonhadora, mas parte de mim acredita que o primeiro amor deveria ser marcante, assim como foi pra mim e para Belly.

A trilogia é narrada por Belly, que ama incondicionalmente o verão, pois é nesse período onde ela vive momentos intensamente felizes na casa de praia de Susannah, amiga de sua mãe. E é também no verão que Belly descobre o significado do amor.


"Meu pai costumava dizer que para tudo na vida existe um momento de reviravolta. O momento do qual todas as outras coisas dependem, mas você raramente percebe quando ele acontece. A cesta de três pontos no segundo quarto que muda o ritmo do jogo. Despertar as pessoas, as traz de volta à vida. Tudo isso remete àquele momento específico." Jeremiah
No começo temos um pequeno salto na cronologia, porém, isso não prejudicou o andamento da história, por conta dos flashback de Belly.
No segundo volume temos uma Belly mais madura, por ter enfrentado a dor de uma perda. Não digo que o livro foi de todo triste, mas em relação ao primeiro, o drama que se desenrola é muito maior, e o crescimento dos personagens é visível.

Jenny optou por trazer a narração de Jeremiah neste livro, o que acrescentou um toque diferente à narração, e serviu para reforçar os sentimentos dele em relação a Belly.
Meus sentimentos foram sacudidos em uma verdadeira montanha-russa. É impossível escolher um lado, e tomar partido, e é justamente por isso que a indecisão de Belly entre os dois irmão se torna completamente justificável.
Enquanto Conrad é introspectivo, e não revela seus sentimentos, Jeremiah é o oposto. Sempre expansivo, brincalhão, praticamente um livro aberto. Eu pensei que preferia o Jere, mas fui surpreendida por um sentimento de afeição inexplicável por Conrad.

Livro: Sempre teremos o verão
Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
Número de páginas: 317
Classificação: 5/5 (favorito)
" Quando Conrad Fisher dizia a uma garota que a amava, é porque era verdade. Ela podia confiar. Talvez pudesse até apostar a própria vida nisso.Era isso o que eu estaria fazendo. Apostando toda a minha vida nele. E não podia fazer uma coisa dessas. Eu não faria" Belly

Já no último volume, a tristeza é ainda mais palpável. Eu quis prolongar ao máximo a leitura, mas a narrativa viciante de Han impediu meus planos. Sabe quando você não quer se despedir dos seus personagens preferidos? Mas havia chegado o momento.

Belly fez sua escolha, e deveria estar feliz com ela, só que a realidade nem sempre é o que desejamos. E ela aprende do modo mais doloroso que toda escolha vem acompanhada de uma renúncia, e cada renúncia tem a culpa como companheira.
Não vou dizer que amei 100% do livro, porque isso seria uma mentira. Parte de mim odiou Jeremiah por um bom tempo, pra não dizer o tempo inteiro. Foi um verdadeiro lembrete de que, por mais que a gente aposte nas pessoas, sentimentos e ações são inconstantes.

Em Sempre teremos o verão, Conrad também ganha espaço narrando alguns capítulos. E foram justamente esses capítulos que conseguiram lançar uma luz sobre acontecimentos importantes no passado. Diferentemente do segundo livro, já no início desse eu tinha meu personagem preferido em mente, mas o tempo todo preferi me preparar para uma decepção no desfecho.

Sei que a resenha está extremamente pessoal, mas quando falo sobre essa trilogia me empolgo. Parece que Belly se tornou um tipo de amiga ou filha, a quem eu gostaria de dar milhares de conselhos.
E o final não poderia ter sido mais realístico e nostálgico. Fiquei disfarçando o choro por um bom tempo, até perceber que tinha um olho nadando em um mar de lágrimas.
Essa é uma série que sempre vou recomendar com louvor. As capas transmitem o clima perfeito do verão, e também as mudanças que Belly sofreu ao longo da série.
Resta torcer para que a Galera Record traga outros títulos da autora para o Brasil, pois Jenny Han sem dúvida é minha autora favorita.

12 comentários:

  1. Olá Jacqueline,

    Não conhecia essa trilogia e pela sua resenha vejo que é muito emocionante, não é uma leitura para o momento, mais futuramente com certeza....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu aqui fugindo de trilogias e você me recomenda mais uma...rsrs
    Bom, não li o primeiro e terei de começar lá de trás. Como adoro romances assim e se esse desfecho te fez chorar pra mim é fatal, terei de ler. Não tinha lido resenhas positivas do primeiro livro, mas apostarei em tuas palavras, assim que puder vou ler.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  3. OI Jack

    Nunca dei muita atenção a essa trilogia. Vi alguns comentário sobre o primeiro livro, dizendo que ele era fraquinho e acabei esquecendo dele, até que o último livro foi lançado e todo mundo disse que chorou com esse final.
    Eu gosto de um bom drama, logo passei a procurar mais sobre a trilogia.
    Não são livros que eu procuraria agora para ler, até porque é uma trilogia, mas num futuro próximo quero conferir de perto todo desenrolar dessa história.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacque,
    Eu já sabia um pouquinho do seu amor por essa trilogia, mas não sabia que era tanto assim. Como não colocar na minha lista de desejados? Preciso disso tudo! Por outro lado é bom já que os livros estão todos lançados e não preciso ficar esperando! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não me chamou muita atenção os livros dessa trilogia...
    O que importa é que você gostou!
    Amei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque! Eu já li os dois primeiros, confesso que Belly me tira do sério muitas vezes, mas quem já não viveu esta fase e não sentiu tanta insegurança? Minha torcida, apesar de tudo, é que ela fique com Conrad, eu gosto dele, aquele jeitão fechado é um mistério e eu gostaria de desvendar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, já tinha ouvido falar super bem do primeiro livro dessa série, e como você falou as capas são lindas. Agora tive certeza que preciso ler essa trilogia. Sua resenha passou um sentimento tão intimo seu com os personagens... já vou marcar eles como desejados no skoob.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Lembro de ter lido a alguns anos uma resenha sobre o primeiro livro, mas sinceramente não lembro absolutamente nada de seu enredo. Apesar de não ser fã de triângulos a curiosidade de conhecer a trama falou mais alto. Dica anotada!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jack!

    As capas exprimem muito bem o clima proposto na história. Fiquei morrendo de vontade de ler os livros. Parecem ser daqueles livros super gostosos de ler.
    Amei suas resenhas! :D

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia essa trilogia, mas gostei do que vc falou na resenha.
    Me parece ser aquelas histórias que logo de cara o leitor adora.
    Gostei da dica. :)

    Resenha #147 - Entre O Agora e O Sempre - Entre O Agora e O Nunca - Livro 02 - J.A. Redmerski.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Morro de vontade de iniciar essa série, parece ser super bacana e bem no estilo que eu gosto!
    As capas são lindas, só o que tá me impedindo de começar é a falta de money, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa, amei as resenhas! Mas me senti um pouco triste, admito! hahaha
    Eu ando evitando livros que me deixem pra baixo, mas fiquei absurdamente curiosa pra ler essa trilogia. Como proceder? hahaha >.<
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...