[Resenha] A Lista do nunca - Koethi Zan

Livro: A lista do nunca
Autora: Koethi Zan
Editora: Paralela
Número de páginas: 272
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião:

Sabe quando a frase de efeito da capa do livro acaba atraindo sua atenção? Foi o que aconteceu quando li: Quando a ficção é tão assustadora quanto a realidade.
Esperava me assustar, encontrar um enredo chocante e que mexesse com o meu psicológico, e de quebra me fizesse ficar pensando na história por horas, but, não chegou nem perto disso.



“Eu jamais saberia o que eles estariam tentando superar. Talvez jamais ninguém soubesse, e pode ser que as coisas tivessem que ser assim. Talvez seja isso o que fazem as pessoas bem ajustadas – elas se ajustam.”
Sarah e Jennifer são melhores amigas desde criança, e após passar por uma tragédia na adolescência que vitimou a mãe de Jennifer, elas decidem criar a lista do nunca. A lista consiste basicamente em instruções básicas de sobrevivência, listando tudo aquilo que não deve ser feito, a fim de evitar qualquer perigo: não pegar carona com desconhecidos, não ignorar os instintos, nunca entrar em pânico e etc.
Mesmo seguindo todas as precauções, ao saírem de uma festa do campus da faculdade, elas são sequestradas por um maníaco. Presas em um porão com outras duas meninas, ambas sofrem diversos tipos de abusos pelas mãos de seu algoz. 3 anos após, Sarah consegue fugir.
10 anos após a fuga do cativeiro, ela tenta em vão refazer sua vida, e esquecer o trauma vivido.
Para piorar, Jack - o torturador - está prestes a ser libertado da prisão, e Sarah terá que lutar contra seus medos e depor contra o maníaco. Em uma corrida contra o tempo, ela irá tentar provar que Jack matou Jennifer, e irá romper barreiras que antes achava impossível.

Eu amo um suspense psicológico. Ainda mais quando sei que são histórias que podem muito bem acontecer na vida real (eu sei, sou estranha).
Em primeiro lugar me decepcionei com a falta de objetividade e detalhes sórdidos. Pode soar mórbido, eu sei, mas senti falta de descrições reais e chocantes, daquelas de dar um nó no estômago. A narração em primeira pessoa foca no presente, e temos apenas flashback das cenas onde Sarah estava presa no porão. E as cenas nunca chegam ao ápice. A autora sempre corta na melhor parte, e deixa o restante para a imaginação dos leitores. Por mais que a minha mente seja um poço de imaginação, quando leio um suspense psicológico, espero encontrar pelo menos um relato minucioso do horror vivido pela personagem. Então se eu decido ler um livro que fala sobre um vilão louco sadomasoquista, quero no mínimo encontrar descrições que me façam ter noção da maldade e da falta de escrúpulos do dito cujo, o que não aconteceu aqui.
Não dá pra criar uma história assustadora, e um vilão odiável, se as atrocidades cometidas por ele são suavizadas para não chocar o leitor. Desse modo, Jack acabou sendo um personagem fantasma, com muito potencial, porém, nada aproveitado.

A narrativa de Koethi é ágil, embora em algumas partes o texto tenha ficado arrastado e repetitivo, devido a falta de ação. No início eu até enxergava algum potencial na obra, mas ele foi diretamente para o ralo quando Sarah decide bancar o detetive Hercule Poirot, e embarcar por conta própria em uma investigação paralela. Coerência passou longe, já que no início ela descreve seu medo de sair de casa, seu TOC, e toda sua rotina para evitar colocar os pés na rua, e de uma hora pra outra ela se transforma em outra pessoa. Em dois segundos ela passa de mulher super cautelosa, para detetive aventureira pronta para encarar o próximo perigo. Com direito a entrar em um clube de sadomasoquismo toda trabalhada no couro, tudo em prol da investigação. Acho que durante os anos em que ficou confinada em casa, Sarah estava assistindo muito a série CSI.
E a inversão de papéis aqui me incomodou muito. Enquanto o agente da polícia que cuidava do caso nunca tinha atitude pra nada, e só aparecia em conversas por telefone, Sarah e as outras duas sobreviventes do porão, iam descobrindo - como que por encanto - todos os mistérios por trás da vida de Jack. Era tudo muito fácil, irreal, e improvável.

Para piorar, o desfecho foi tão mal explicado, que até deu um nó na minha cabeça. Não foi de todo o pior dos finais, mas a autora acabou atropelando muito, e ficou aquela impressão de ter sido escrito em apenas 10 minutos.
A lista do nunca prometia uma leitura assustadora e bem realista, mas que acabou não suprindo minha expectativa. Um romance bem escrito, mas longe de ser perturbador.

10 comentários:

  1. Oi Jacque, eu não li o livro, mas recebi um folheto da editora com o primeiro capítulo que realmente dava a impressão de ser uma obra que prometia. Que pena que não foi assim. Entendo bem sua frustração, acho que ficaria do mesmo jeito, até porque dificilmente pego um livro assim para ler, então, quando pego, quero algo mais.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom saber sua opinião, a capa não havia me atraído muito e o gênero não é o que ando mais buscando...enfim.
    Acho que que é o tipo de leitura que não deixo passar se ganhar o livro de presente e tal, quem sabe quando eu estiver numa vibe mais CSI... ^^
    Beijão e obrigada pela dica tão sincera Jacque.
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  3. Tem jeito de livro bem meh, mas que daria um bom filme ou episódio de série de crimes.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena né Jaque, pelo que fui acompanhando na resenha, o livro tem uma ótima premissa e o que estragou de fato foram esses pontos negativos..
    Não leria este livro, não curto muito este estilo.. Mais concordo com vc ao fato de realmente sentir como é o personagem, é como se vc estivesse lendo uma mentira..

    BEIJINHOS MILA
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque! Dispenso esta leitura, eu imaginava algo bem trabalhado, mas depois destas suas considerações e este comentário de um final tão sem sentido, corrido, não dá.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacque,
    Não conhecia este livro, curto bastante livros nesse gênero também. Mas quando eu vi os 2,5, já fui sem esperanças ler sua resenha. Então, agora será muito improvável que irei ler este livro. bjs

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, como vai?
    Realmente, pelo primeiro parágrafo da resenha tive a impressão de que o livro deveria ser um suspense bem mais elaborado.
    A trama com certeza é ótima, mas o desenvolver da história também não me agradaria de jeito nenhum. Não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas mesmo assim o aprecio bastante. Infelizmente esse não entra pra minha lista :(
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacke, nossa fiquei arrasada com a sua resenha agora. Imaginava que o livro tinha uma pegada totalmente diferente. Apesar de você falar sobre como a autora sempre corta o barato eu acho que não vou gostar. Sou extremamente sensível a esse tipo de coisa. Mas ainda quero tentar. Sair da minha zona de conforto.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, pois concordo com tudo.
    Eu, antes de ler, tinha grandes expectativas com relação a esse livro, já que a premissa dele é ótima.
    Mas o desenrolar é fraco.
    Também não gostei da falta de coerência da personagem resolver ser a detetive da história. Isso me incomodou demais durante toda a leitura.
    O final é bem corrido e SPOILER: a reviravolta de ressuscitar uma personagem beira o ridículo de forçação de barra para surpreender.
    Não é um livro ruim, até dei 3 estrelas no skoob, pois a história prende, a escrita flui bem.
    Mas, felizmente, não comprei esse livro, consegui emprestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rapaz
      estava com saudade dos seus comentários rs
      realmente, aquele final foi totalmente forçado. A história me prendeu também, tanto que nem consegui abandonar a leitura, mas foi fantasioso demais. Infelizmente, pois eu também tinha ótimas expectativas com ele.

      Excluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...