[Resenha] Love Me Do - Paolo Hewitt

Livro: Love Me Do
Autor: Paolo Hewitt
Editora: Verus
Número de páginas: 276
Classificação: 5/5

Minha Opinião:
"Os Beatles se amavam e brigavam na mesma medida, como irmãos, o que só acrescenta mais charme à coisa toda.”
Não sou uma beatlemaníaca desde criancinha. Ao contrário de alguns fãs, não cresci ouvindo a banda, ou pelo menos não me lembro. O amor pelas canções icônicas veio já da adolescência, onde eu tentava entoar com meu inglês capenga a minha música preferida, Hey Jude. Encarei a leitura como uma forma de conhecer um pouco mais sobre a banda que eu passei a admirar.
Paolo Hewwit é famoso por seus livros de não ficção e escreveu extensivamente sobre bandas como Oasis, The Jam, Small Faces, Beatles e, em particular, sobre a cultura dos mods. Ou seja, o cara manja dos paranauê da cultura pop.
Em Love Me Do, Hewitt faz um aparato geral dos 50 momentos mais marcantes dos Beatles, esmiuçando com detalhes os eventos que marcaram a carreira de uma das melhores banda de todos os tempos.
Paolo narra em ordem cronológica, acrescentando comentários pertinentes e que deram um tom muito pessoal e bem vindo à obra. Dá pra ver que ele pesquisou com esmero cada aspecto da vida dos componentes da banda, e sua escrita revela que por trás do autor também existe um fã.

Do primeiro encontro de John Lennon e Paul McCartney - passando pela polêmica da afirmação de John Lennon ao dizer que os Beatles seriam mais populares que Jesus - aos momentos mais marcantes como a apresentação dos Beatles para 73 milhões de norte-americanos, Paolo não encobre nada, nem deixa passar despercebido nenhum detalhe.
Fui surpreendida com alguns fatos que eu não conhecia sobre a banda, como a prisão de George e John com drogas, e o processo de Paul contra os Beatles.

A narrativa de Paolo é sincera e direta, revelando não só os bons momentos da banda em 50 anos de carreira, como também os altos e baixos. As brigas, traições e divergências são lembretes constantes de que apesar da afirmação de John, eles eram pessoas comuns, e não semi-deuses como foram rotulados na época.
Todos os fatos são acompanhados de belíssimas fotos, que transformam o livro em um objeto colecionável, que tenho orgulho de acrescentar em minha coleção de biografias.

A edição da Verus está impecável. As folhas tem textura de páginas de revista, com uma bem gramatura resistente. O formato é um pouco maior que um livro comum, e essa capa é perfeita.








13 comentários:

  1. Oie!
    Eu gosto da banda pq eu cresci ouvindo, meu pai até hj é fã deles. Achei este livros ótimo, perfeito, cheio de ilustrações. Meu pai tbm adorou.. hehehhe

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, gosto muito da banda, apesar de não ser uma grande fã;
    Apesar disso, sempre vi curiosidades interessantes sobre os integrantes, e sempre que posso leio algo sobre eles. Não sou fã de biografias, mas tem algumas que valem a pena ler, e esta parece ser boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Jacque. Confesso que não sou fã dos Beatles, mas curto bastante algumas músicas da banda. Acredito que o livro seja um prato cheio para quem aprecia o quarteto de Liverpool. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi jacque
    Não sou fã da banda,apesar de conhecer um pouco a história e as canções deles.Achei essa obra bem interessante,com informações e ilustrações belíssimas desse quarteto incrível.Vai ser uma ótima pedida para os fãs e até quem sabe para os futuros.Abços Jacque

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive nenhum incentivo ou algo do tipo para conhecer melhor a banda, mas lendo o seu post me deu uma curiosidade, no momento estou ouvindo a música Hey Jude e admito que estou gostando muito, vou passar amanhã dando uma conferidas nas canções da banda.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou beatlemaniaca de carteirinha, mas também não cresci ouvindo a banda. Na verdade, cresci, mas eu não tinha consciência de que eram eles. Quando finalmente me interessei em saber mais, fiquei surpresa com a quantidade de musicas que já conhecia sem ser fã. Meu fanatismo por eles se solidificou graças à um livro: O Jovem Lennon. Depois disso, eles viraram minha banda preferida, embora agora meu Beatle favorito seja o Paul, haha!
    Tenho 3 livros sobre eles, mas esse eu ainda não conhecia, e depois dessa resenha fiquei muito interessada em lê-lo.
    Parabéns pela resenha e pelo blog, beijos!

    http://cupiolibero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque

    Também não sou fã dos Beatles, mas a forma como a vida deles é abordada nele livro parece bem interessante e atrativa.
    É quase como uma biografia da banda, só que com um apanhado dos momentos mais mais.
    Parece bem legal de verdade.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Passei minha infância inteira ouvindo Beatles, meus pais adoram.
    É uma influencia muito boa, e eu sinceramente fiquei bem curiosa sobre esse livro.
    Não conhecia. :)
    Ótima resenha.
    Resenha #149 - Mar de Rosas - Quarteto de Noivas - Livro 02 - Nora Roberts.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Que livro lindo, não sou fã da banda, mas tenho curiosidade com relação a todos eles!
    Beijosss

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  10. Esse é o primeiro livro que vejo aqui que não me deu vontade de sair correndo para ler. Não gosto muito do gênero. Até já li um livro sobre a banda, mas foi numa época que não tinha muitas opções e eu lia qualquer coisa. Agora que tenho um fila para ler, procuro ler mais livros que façam meu genro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Para ser sincero, também não sou muito fã de carterinha dos Beatles. Mas aprendi a gostar, não é todas as músicas do mesmo que me fazem pensar, "caramba, que som bom", mas uma boa parte sim.
    O livro parece bastante interessante. Nunca li um livro desse gênero, e acho que iria gostar. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sou fã da banda, mas gosto bastante de algumas músicas. Acho que leria o livro.
    A diagramação da obra é linda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  13. Também não cresci ouvindo Beatles, mas sempre os admirei pois minha primeira banda favorita era o Oasis.
    Gosto do som, conheço muitas histórias, por já ter assistido muitos documentários e programas de tv sobre o Fab Four, mas livro a respeito da maior banda pop de todos os tempos nunca tive opor unidade de ler.
    Esse livro é lindo, cheio de fotos, e totalmente essencial para Beatlemaníacos ou quem quer ter mais conhecimento a respeito e com isso, quem sabe, acabar virando fã.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...