[Resenha] A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde

Livro: A máquina de contar histórias
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 190
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Minha relação de amor com a escrita do Maurício, surgiu quando ele estava lançando o livro Ainda não te disse nada. O blog ainda estava no comecinho, e me envergonho de falar que eu não conhecia nada da literatura nacional além dos livros de poesias e biografias. Maurício também foi o primeiro autor parceiro do blog, e de lá pra cá, sempre esperei avidamente por todos os seus lançamento. Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz quando ele revelou que tinha assinado contrato com a Novo Conceito.
 Quando A máquina de contar histórias chegou aqui em casa, parei tudo para embarcar nesse novo romance, que mais uma vez me arrebatou. Posso declarar que Gomyde é o meu escritor nacional favorito, e que vou sofrer de abstinência até o próximo lançamento (espero que seja em breve).

 Vinícius Becker é um célebre escritor best-seller que dedica cada minuto do seu tempo à escrita. Na noite do lançamento do seu novo romance "A máquina de contar histórias", ele recebe uma ligação com a notícia do falecimento de sua esposa. Vinícius é tratado praticamente como um estranho pela filha mais velha Valentina. A menina se ressente pela ausência costumeira do pai, e se afasta cada vez mais dele.
Com o desprezo da filha mais velha, e a estranheza da filha menor, que praticamente não convivia com o pai, Vinícius decide tentar reconquistar o amor de suas filhas.
" Quatro anos e meio dedicados à literatura como uma máquina, um robô programado para escrever e não amar. Escrever se tornara um refúgio para a alma, o esconderijo para sentimentos que ele aprendera a não externar. Enquanto a esposa definhava, ele ficava cada vez mais famoso"
É difícil expressar o que mais me atrai nos livros do Maurício. Talvez sejam seus personagens tão palpáveis, com dramas da vida real, do tipo que podemos imaginar no mercado do bairro comprando um pão, ou descendo as escadas do metrô. Ou vai ver são suas histórias sempre consistentes e com um toque realístico, que refletem a paixão com a qual o autor se entrega à escrita de cada frase e cena. O fato é que, seus livros são envolventes como música. Impossível parar até chegar o final, e no fim ainda deixa aquele gostinho de bis.

E mais uma vez Gomyde traz uma história envolvente e emocionante, que nos transporta para o universo dos escritores. Vinícius é o típico homem que leva a carreira muito a sério, e se esquece de cultivar a relação com suas filhas. Senti uma pontada de pena e compaixão pelo modo como ele era tratado pela velha de 16 anos, pois apesar da ausência, é notável o amor e a preocupação que ele sente por ela.
Maurício aborda os dois lados de modo pleno: a animosidade da filha que não perdoa o pai por ter perdido os momentos em família por culpa da carreira, e a tristeza do pai por não conseguir apagar seus erros, e o passado ausente, como teria feito com um de seus personagens. E a barreira entre eles não cai de uma hora para a outra. Pouco a pouco o autor vai construindo o relacionamento dos dois, passando pela resistência de Valentina, e o sofrimento de Vinícius por não conseguir reverter a situação.
" Eu já errei demais, e como você não vai me dar chance de consertar? Todas as pessoas do mundo merecem uma chance. Até as piores eu"
E como já é marca registrada do autor, a leitura me emocionou muito. E olha que eu pensei que não derramaria uma lágrima, pois logo no início já temos a notícia da morte da esposa de Vinícius. Contudo, é através de cartas, vídeos e até mesmo em forma de lembranças, que Viviana de certo modo continua presente na narrativa. Seja na dor da esposa negligenciada, da filha com o coração repleto de ressentimentos, ou na culpa do escritor, é possível se identificar com cada personagem, questionar-se sobre os motivos que os levaram a deixar chegar em um ponto tão crítico onde a falta de comunicação e presença acabaram minando o ideal de uma família.
Amo a playlist que Maurício sempre traz em seus livros, e não foi diferente dessa vez. A capa ficou muito linda, e combinou perfeitamente com a história.

A máquina de contar histórias fala sobre segunda chance, mesmo quando nosso interior está tão quebrado e magoado, que acaba tornando impossível conseguir enxergar uma reconciliação ou reaproximação. Fala sobre como o amor da nossa família é mais importante do que qualquer título, cargo ou status, e que nunca devemos deixar de cultivar as relações dentro de casa, pois não sabemos quando será nosso último dia. Mais do que recomendado.

22 comentários:

  1. Faz um tempo que vejo esse livro pelos blogs, e fico feliz que a Novo Conceito tenha assinado contrato com o Maurício Gomyde. Não conheço nada da literatura dele, mas até um tempo atrás, ele era independente, né? O livro parece ser bem emocionante, do tipo que eu gosto, e como bônus, traz lições de vida. Ótima resenha.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer o livro, parece bem interessante. Vou procurar saber dele. haha
    Beijoka
    www.paginasetickets.com

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro do Mauricio, mas tenho muita curiosidade Depois de sua resenha positiva sobre este e demais escritos do autor, me sinto intimado a ler algo do mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas me parece interessante, vou ler!

    ResponderExcluir
  5. interessante ,ja esta da na lista de livros
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A resenha desse livro me deixou com uma curiosidade imensa de ler! Eu tenho uma agenda, e eu ano também todos os livros que eu quero e pretendo ler, e esse foi mais um deles porque eu acabei de anotar. Gostei demais! Sou nova aqui no blog, e mais uma leitora com certeza! Já estou seguindo, se puder retribuir ficarei bem grata. Deixa seu comentário lá no blog! Te espero lá viu? Beijos e fica com Deus.

    Blog: http://www.letiiciaamaral.blogspot.com
    Canal: http://www.youtube.com/user/leticiaaamaral

    ResponderExcluir
  7. Oi Jac! Esse foi o primeiro livro que li dele e vou comprar todos os outros! Amei muitooo e escrevi a resenha dele chorando ainda haha
    Foi realmente impossível de parar de ler esse livro, me apaixonei =)
    Parabéns pela resenha!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque! Eu amo os livros do autor, ele é tão sensível nas suas tramas e consegue me fazer chorar sempre, além disso, conseguimos nos ver na pele dos personagens, é tudo muito realista.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Esse livro parece ser muito legal, com certeza vou ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. Ain, Jacque, eu a-d-o-r-o o Maurício <3 Li "Ainda Não Te Disse Nada" e gostei bastante, e desde então sou apaixonada por todo e qualquer livro do autor, estou ansiosa para ler esse lançamento.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque

    Engraçado que eu acabei de ler uma resenha totalmente oposta a sua. A opinião foi bem negativa sobre vários aspectos do livro, mas apesar disso como nunca havia lido nada do autor estava disposta a ainda dar uma chance. Agora lendo sua resenha favoritada, acho que é mais do que merecida uma chance. Quero conhecer de perto um livro do Maurício.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque,
    Gostei bastante da sua resenha,mas nunca li nada do Mauricio.Porém tenho que dizer que esse livro parece bem interessante e tem uma narrativa envolvente e reflexiva,a dica está já está anotada aqui!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque, tudo bem?
    Achei essa capa linda, super sensível e tudo a ver com a história. O enredo parece ser bem triste, é uma pena a escolha que esse homem fez, de se trancar em seu mundo literário e fingir que a esposa não estava doente. mas cada um lida de uma forma diferente com seus dramas pessoais, infelizmente, ele esqueceu de suas filhas também e não as apoio no momento que mais precisavam.
    Nunca li nada do autor.
    Estou em dúvida com essa leitura, pois já vi comentários contrários aos seus.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Quando meus livros chegares, esse é o primeiro lançamento do mês que pretendo ler. Não conheço a escrita do Maurício, mas esse romance parece ser uma história muito sensível. Só li elogios. :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque,
    Ainda não tive uma oportunidade de ler nada do autor, mas como gosto de livros que envolvem família e falam sobre recomeço, acredito que irei gostar de acompanhar a história de Vinícius.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie Jacque =)

    Estou muito curiosa para ler esse livro, em especial por que o Mauricio tem o dom de escrever história encantadoras.

    Pretendo ler ele em breve *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Gostei muito da sua resenha e achei seu blog muito lindo.
    Estou seguindo e com certeza vou voltar aqui muitas vezes. Sobre o livro fique bem curiosa. bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Jac vou confessar não li sua resenha, simplesmente vi na classificação 5/5 favorito ♥ já foi pra lista de desejados.
    Já tinha visto um resenha hoje, super linda e agora que vi que vc tbm o resenhou, nem precisei ler já é desejado mesmooo
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Jacqueline,

    Recebi esse livro da editora e com certeza vou passar na frente, gosto demais da escrita do Maurício e pela sua resenha vou gostar demais desse livro...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Estou doida pra ler esse livro, ele parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Oi querida!

    Nunca li nada do Maurício, mas seu amor imenso por ele me deixou bem curiosa pra conferir o trabalho dele. E que conquista, conseguir assinar contrato com uma editora grande como a Novo Conceito. Ele deve ser muito bom mesmo! Essa característica do autor de criar histórias, situações e personagens extremamente reais só somam pontos comigo! São esses autores que costumam me agradar mais. Enfim, o livro parece mesmo ser emocionante, e entrou pra minha lista de desejados. Espero me encantar tanto com a escrita do autor como você! Depois te digo o que achei.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque!
    Li este livro essa semana e senti o mesmo que você. *-*
    Assim que recebi a caixa da NC, parei tudo e fui ler o livro do Gomyde. Ele é um dos autores nacionais que mais admiro também.
    Emocionei-me também e concordo plenamente sobre como ele consegue criar personagens tão palpáveis e histórias tão realísticas e tocantes.
    Realmente tivemos opiniões bem parecidas.
    Em breve, postarei a resenha no blog também.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...