[Resenha] Réquiem - Lauren Oliver

Livro: Réquiem (livro #3)
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intríseca
Número de páginas: 302
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião: Sem Spoiler

Muitas das minhas séries queridinhas tiveram suas finalizações este ano. Se por um lado fico feliz por finalmente conhecer o the end, por outro tenho um certo receio de me deparar com um final tosco e nada digno dos primeiros livros, que lamentavelmente foi totalmente o caso de Réquiem.

"É isso que as pessoas fazem em um mundo desordenado, um mundo de liberdade e escolha: elas vão embora quando querem. Desaparecem, voltam e vão embora de novo. E você fica para trás, para catar os cacos sozinho.Um mundo livre também é um mundo partido, como a Shhh bem avisou. Tem mais verdade na Zumbilândia do que eu gostaria de acreditar."

Depois de tanta tensão em Pandemônio, não imaginava que Réquiem pudesse ser tão fraco, já que eu havia depositado grandes expectativas para este desfecho.
A narrativa já começa diferente, trazendo a narração de Hana e Lena intercaladas. Talvez essa tenha sido a única decisão acertada de Lauren, já que serviu para elucidar de modo mais amplo o que aconteceu com Hana, já que ela desaparece em Pandemônio. A dupla narração também serviu para nos mostrar o que acontecia dos dois lados: o da Resistência, e também o lado dos curados.

Com um início lento e sem nenhuma ação, senti falta dos momentos tensos que encontrei nos dois livros anteriores. Lena estava ali, mas ao mesmo tempo não parecia ser a mesma. Ela queria fugir dos problemas, procurava soluções mais fáceis, e eu não estranharia nada se ela se voluntariasse para ser curada. Em muitos momentos parecia ser esse o desejo dela, ser curada e se resignar a viver uma vida sem amor. Seu discurso e suas ações eram tão inconstantes, a ponto de me fazer acreditar que existiam duas Lenas completamente diferentes.
Os outros personagens também estavam mudados. Os mais importantes, pouco tiveram destaque, que foi o caso de Graúna, Prego e Alistair. A impressão que tive é que Oliver fez pouco caso dos personagens, jogando todos eles de um lado para o outro, sem focar ou explorar suas emoções.

O triângulo amoroso foi totalmente mal abordado. Aliás, o romance em si foi nulo. As cenas que Lena faziam me irritava. O mundo estava um caos, os Inválidos morriam de fome e sede, e tudo o que ela se preocupava era em causar ciúmes em Alex.
Fora que o enredo ficou confuso em muitas vezes. Parecia que Lauren queria detalhar tudo o que acontecia, mas abordava tudo de modo superficial. A guerra, as mortes, e até mesmo o romance.
O final foi inacabado, e mil questionamentos ainda rondam minha cabeça. Quase não pude acreditar que estava chegando ao fim, e que Lauren teve coragem de jogar personagens ao vento, sem um desfecho decente.

Réquiem não consegue cumprir o que Delírio e Pandemônio prometeram. Só me resta torcer para que Oliver escreva um conto para satisfazer a curiosidade de muitos fãs, que assim como eu, sentiram falta de mais detalhes.

5 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro dessa série, parece ser boa, fiquei interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, adorei a resenha! Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas sempre tive curiosidade com relação ao enredo - principalmente pelas capas, que são bem diferentes! Apesar dessa série sempre me chamar atenção nas livrarias e nos sites, nunca comprei nenhum, pois tenho a impressão que não vou gostar muito! Seus comentários a respeito desse volume da série, talvez tenham reforçado a minha impressão! É uma pena que a série não tenha ficado cada vez melhor, não sei o que acontece, mas alguns autores se perdem; mesmo com estórias de grande potencial acabam não explorando o todo e deixam os leitores frustados! Espero que saia mesmo um conto para saciar sua curiosidade!!

    P.S.: Curti muito a organização do blog e a forma de comentar, parabéns pelo blog!!


    Maritza Bom
    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, é frustrante quando uma série que a gente gosta desanda dessa maneira, né? Eu finalmente estou terminando a leitura de algumas séries e acho que ficariam muito triste se acontecesse algo neste sentido.
    Acabei de pegar o primeiro livro da série, espero conseguir ler logo, tomara que eu não tenha a mesma impressão que você.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque!
    Ai, que dorzinha no peito!
    Amei "Delírio" e "Pandemônio" assim como você, e saber que o desfecho é tão frustrante assim, deixou-me imensamente triste. Até porque estou bem ansioso para lê-lo.
    Estava aguardando ler tua opinião, porque já havia lido a de outros leitores e todos têm se mostrado insatisfeitos.
    É uma pena que a autora tenha concluído tudo de uma forma tão banal assim. :(
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque,
    Nunca li os outros livros dessa trilogia,mas conheço eles de resenhas que eu li e assisti também.Acho bem decepcionante quando uma trilogia ou saga que gostamos termina com um desfecho pouco surpreendente e as vezes decepcionante (Como aconteceu em Convergente com a morte da Trice ).Mas o que podemos fazer né?!temos que aceitar e seguir em frente (Mesmo querendo esganar o autor...rsrs').Abraço!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...