[Resenha] Fique onde está e então corra - John Boyne

Livro: Fique onde está e então corra
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Número de páginas: 214
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha opinião:

O primeiro livro que li do autor, O pacifista, foi o bastante para me deixar apaixonada por sua sensibilidade ímpar ao narrar os horrores vividos na guerra.
A cada nova obra do autor que surge, a minha curiosidade é instantaneamente aguçada. Se é do John Boyne, já quero ler. E dessa vez, nem precisei ler a sinopse para ter a certeza que mais uma vez Boyne traria uma história única, sensível e apaixonante.
Alfie nunca esquecerá do seu aniversário de 5 anos. Na simples festa feita em sua casa, a maioria de seus amigos não puderam comparecer, e sua avó não parava de repetir que todos estavam perdidos. Alfie não entendia o que ela queria dizer, mas o dia 28 de julho de 1914, marcava também o início da Primeira Guerra Mundial.
Nada na vida de Alfie foi a mesma coisa desde o seu aniversário. Seu pai logo se alistou no exército, deixando o filho e a esposa para trás. Após 4 anos sem receber nenhuma notícia sobre o paradeiro dele, Afie descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava.
" Seu aniversário de cinco anos era uma memória ao mesmo tempo feliz e triste. Feliz porque ele tinha ganhado bons presentes (...) As memórias tristes existiam porque foi naquele momento que tudo mudou"
Boyne já é mestre quando o assunto é a ambientação de suas histórias durante o período da Primeira Guerra Mundial, agora imagine explorar esse cenário em um infantojuvenil? Nem é preciso dizer que o autor acerta em cheio mais uma vez.
Se em O pacifista o leitor teve uma visão ampla das trincheiras, e todos os horrores vividos pelos soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial, em Fique onde está e então corra, Boyne explora os impactos da guerra sobre a vida rotineira daqueles que permanecem do lado oposto das trincheiras.

É através da visão de um garoto de 9 anos, que acompanhamos os efeitos negativos causados pelos longos anos de guerra. John nunca decepciona na construção de seus personagens. Alfie é um menino extremamente maduro para a sua idade, mas de um modo completamente aceitável. A vida do menino não é nada fácil. Ele passa a trabalhar como engraxate em uma estação de trem para ajudar a mãe. Inocência e maturidade se fundem aqui. Ao mesmo tempo em que Alfie conserva sonhos e dúvidas típicos de crianças, ele passa a enxergar a complexidade dos sentimentos de um adulto, e com isso tem a percepção das consequências da guerra.

A narrativa de John traz relatos e uma visão ampla de todos os personagens vítimas da guerra. Não se trata apenas da vida dos soldados, e sim dos efeitos colaterais que atingem a todos. Se trata da mãe de Alfie que precisa se desdobrar em vários empregos para garantir o sustento da casa enquanto seu marido luta na guerra, do vizinho Joe que é um objetor de consciência e é tratado como um covarde por não aceitar lutar, do Sr. Janácek e sua filha que são deportados para um campo por serem estrangeiros, do pai que tem um filho soldado que sente orgulho por estar na guerra, do irmão que perdeu seu único irmão para a guerra, e da ausência que uma criança sofre por não ter o pai por perto. Contudo, também são abordadas as marcas indeléveis que os soldados sofrem pelos anos de guerra. Muitos deles não sofrem apenas danos físicos. Diversos ex-combatentes apresentam danos psicológicos, como o Shell Shock e traumas de batalha, que na época eram confundidos com covardia.
As personagens de Boyne ganham vida, cor, corpo, voz, e emocionam à medida em que seus dilemas são expostos.

Fique onde está e então corra, é uma história sobre renúncia, família e seus sacrifícios. Sobretudo, é sobre o amor incondicional de um filho pelo pai, que o motiva a reunir sua família novamente, apesar das marcas deixadas pelo passado. Sensível, sincero e edificante. Boyne prova mais uma vez que suas histórias nunca desapontam.

12 comentários:

  1. Já pela capa me conquistou, e pelo título também. Adoro livros assim, com certeza na minha próxima compra irei pesquisar por ele haha. Obrigada pela visita lá no blog, espero seu comentário no novo post! Beijos linda, fica com Deus.

    Blog: letiiciaamaral.blogspot.com
    Canal: youtube.com/user/leticiaaamaral

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo curtir livros que falam de guerra e cia rs.
    Eu até me interesso sabe, mas a leitura não avança.
    Adorei sua resenha, mas pra quem curte esse gênero vai ter uma boa história.
    Não conhecia nem o livro nem o autor.
    Resenha #155 - Cretina Irresistível - Beautiful Bastard - Livro 1,5 – Christina Lauren.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro que eu sou do mesmo jeito que você com relação a John Boyne, a escrita do cara é muito boa. O primeiro que eu li dele, entretanto, foi O menino do pijama listrado. Atualmente to querendo ler todos deles, e eles todos estão na minha lista de futuras compras. Fique onde está e então corra é o que tem a capa mais bonita e me chamou logo a atenção. Depois que li a sinopse, então, já era. To atrás dele. :)
    http://epigrafiaalternativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque! Eu ainda não li nada do autor, mas sempre vejo resenhas que elogiam suas obras em todos aspectos, assim com a sua, eu adquiri O ladrão de tempo e irei começar por ele, espero que me encante como você, depois se gostar, parto para a leitura deste aqui.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque
    Ontem eu vi este livro no skoob e fiquei instigada sabe, curiosa, o título e a ilustração e claro o autor, tudo me deixou muito curiosa.
    Sua resenha é a primeira que leio e vejo que irei gostar muito do livro, gosto de história com esse tipo de temática, nossa Segunda Guerra Mundial, agora fiquei louca para ler.
    Me lembrou um Pouco A menina que roubava livros, fiquei mais curiosa agora.
    Bela resenha!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já estava com vontade de ler, depois dessa resenha essa vontade triplicou! Amo livros com essa temática de guerra, ainda mais sob a ótica de pessoas assim... "comuns"

    http://readinginparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!

    Nunca ouvi falar desse livro, mas já me conquistou pelo tema e a bela capa. Eu simplesmente amo histórias ambientadas durante as duas Grandes Guerras e sabendo que o autor tratou com excelência do assunto, me deixa ainda mais empolgada para lê-lo. Ah, e achei bem interessante abordar o assunto pela perspectiva de uma criança.
    Adorei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque!
    Mais um livro que quero muito.
    Já li outro livro do autor e concordo com você quanto a narrativa. O autor é muito bom mesmo.
    Essa história parece ser bem sensível mesmo. Possivelmente me emocionarei. Sou pior que manteiga derretida. XD
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Jacqueline,

    Haaaaaa...não acredito que já leu esse livro o autor é um dos meus favoritos, esse já esta na lista assim como o que você citou O Pacifista e mais alguns...kk...aja money....kk...muito bom mesmo.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só li "O menino do pijama listrado" e achei lindo. Esse parece complementar o outro perfeitamente. Não sei como é o Boyne escrevendo sobre guerras na perspectiva de um adulto, mas do ponto de vista de uma criança, ele acerta em cheio. Lerei :)
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    não conhecia o livro nem o autor, mas agora fiquei curiosa! Gosto de livros que se passam em épocas de guerra e esse parece ser muito bom! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. É o primeiro livro que li de Boyne e tenha certeza que ele me surpreendeu. Superou minhas expectativas.
    Adorei o personagem Alfie, sua forma de ver e encarar a vida. Assim como todos os outros personagens eu achei bem construídos. Alfie é um garoto que já passou por muita coisa difícil na vida, mesmo sendo tão novo.
    O livro eu achei emocionante demais.


    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...