[Resenha] Ressurreição - Jason Mott

Livro: Ressurreição
Autor: Jason Mott
Editora: Verus
Número de páginas: 336
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Me interessei por esse livro desde que a sinopse foi apresentada no piquenique da Galera (evento para os blogs parceiros, realizado no início do ano). Quando soube que Ressurreição ganharia uma série de TV (produzida pelo Brad Pitt), não contive a minha curiosidade. Comecei a assistir, e amei. Dei uma pausa lá pelo episódio 6, para não estragar a surpresa da leitura.
Quando o exemplar chegou aqui em casa, larguei tudo para iniciar minha leitura, e fiquei extasiada ao terminar.

" Mas a memória não é assim mesmo? É só passar o tempo bastante que ela se desgasta e se encobre com uma pátina de omissões autocomplacentes. Mas em quem mais podemos confiar?"
A princípio, o que mais me chamou na premissa foi a originalidade com a qual Jason aborda a questão da ressurreição. Geralmente, nos deparamos na literatura com personagens mortos vivos (zumbis), e também fantasmas. Aqui, os ressurgidos retornam à vida com a aparência que tinham ao morrer. Essa questão me deu calafrios durante a leitura. Nos agradecimentos, o autor conta que a ideia central surgiu através de um sonho que ele teve com a sua mãe já falecida. No sonho ela retorna, e ambos conversam como se ela nunca tivesse morrido. Eu já tive vários sonhos parecidos, e sempre é bem assustador.

O fenômeno da ressurreição é visto em todo o mundo, porém, o autor centrou sua história na pequena cidade de Arcadia. O foco se concentra nos personagens de Harold e Lucille, que perderam de forma trágica o único filho Jacob, aos 8 anos. Passados 50 anos da morte do menino, o agente Bellamy é quem entrega o garoto ao cuidado dos seus pais.
O que mais me agradou na narrativa, foi a abordagem dos sentimentos de cada personagem. Cada um tinha uma reação diferente ao se deparar com a multidão de ressurgidos. Tem aqueles que não aceitavam, e também os que enxergavam o ocorrido como um milagre, uma oportunidade para uma reconciliação.
O motivo do fenômeno não é a questão principal. Claro que a todo momento surgem indagações do tipo: Por que os mortos estariam retornando? Contudo, o drama que se desenrola é o suficiente para bombardear a mente do leitor. O que você faria se tivesse oportunidade de voltar a encontrar um ente querido já morto? Qual seria a sua reação?
"O que eu devo fazer? Meu cérebro me diz que ele não é meu filho. Minha mente me diz que o Jacob morreu afogado miseravelmente, num dia quente de agosto, nos idos de 1966. Mas, quando ele fala, meus ouvidos me dizem que ele é meu. Meus olhos me dizem que ele é meu, exatamente como em todos aqueles anos atrás."
A narrativa de Mott é comovente e por vezes dolorosa. Confesso que me emocionei em muitas passagens, especialmente nos diálogos de Lucille, ou com as suas lembranças sobre o filho.
Harold e Lucille são personagens belamente construídos. Ambos me cativaram imensamente. Ele com o jeitão rabugento, e ela com sua fé fervorosa.
Um recurso bem utilizado por Jason, foi a abordagem sobre diversos ressurgidos em cada início de capítulo. Isso permitiu explorar as diversas reações das pessoas.

Não posso deixar de citar as diferenças entre a série de TV e o livro. Não existem muitas diferenças, já que os produtores mantiveram o foco nos mesmos personagens de Mott. Porém, na série temos uma maior variedade de personagens, e o fator tensão atrelado a cada episódio. Gostei de ambos, e é impossível escolher apenas um.
Ressurreição é uma estreia vibrante, que traz um enredo excepcional e nada previsível. Recomendadíssimo.

8 comentários:

  1. Desde que soube desse livro aqui no seu blog fiquei muito interessada. Assisti a série, mas somente dois episódios, quero o livro antes e assim que o comprar e ler te conto o que achei. Bela resenha, alias, que bela capa essa do livro né?
    Beijocas
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  2. Estou louca nesse livro! A sinopse super me prendeu, e um amigo meu super falou bem do livro, e essa capa é linda demais!
    Eu quero muito assistir a série.
    Adorei!

    beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/07/resenha-louca-por-voce.html

    ResponderExcluir
  3. O livro possui um tema complexo, mas ao mesmo tempo instigante. Vou conferir o piloto da série, ai eu me decido se vou ler o livro ou não.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a premissa.
    Como não sei se terei oportunidade de ler o livro, acho que vou em breve baixar e conferir a série para ver se é boa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olááá!
    Já ouvi taaanta coisa boa sobre esse livro, mas sei lá. não me animo muito a ler sabe?! Talvez de uma chance para a série e se me animar, acabo lendo! :)
    Vamos ver se Brad não é só um rostinho lindo né? hahahaa
    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  6. Não sabia a respeito da série de tv,
    nem sequer esperava que o livro fosse tão bom...
    A sua é primeira resenha do livro que leio e já me deixou super eufórica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ouvi falar desse livro e quase comprava numa promoção do submarino mas não deu.Eu não sabia que era uma serie.Vou procurar me informar mais sobre o assunto.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque

    É bem provável que eu comece a série antes de ter a chance de ler o livro. Quero primeiro ter o sabor da história. É livro único ou ainda teremos mais alguns lançamentos até que o mistério se resolva?
    Uma história bastante curiosa e com uma abordagem bem diferente.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...