[Resenha] Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare

Livro: Cidade das Almas Perdidas #livro 5
Série: Instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 434
Classificação: 4/5

Minha Opinião: (no spoiler)

Se eu pudesse fazer alguma comparação da evolução de Cassandra com alguma coisa, faria a comparação do vinho (é tosco, eu sei, mas só veio isso na mente). Vocês já estão carequinhas de saber que eu comecei a ler a série torcendo tanto o nariz, que quase tive uma fratura. Geralmente autores se perdem completamente ao transformarem suas trilogias em série. Diria que em 99% dos casos (vide The vampire diaries, que parece ter sido escrito após uma diarréia mental da autora). Clare, parabéns por ser o 1%. Após os acontecimentos em Cidade dos Anjos Caídos, eu pensei que a situação não tinha como ficar mais tensa. Mas teve. Ô se teve.
Vou poupar vocês que não leram nenhum livro ainda, de spoilers indesejados. Vamos pular direto pra parte onde eu falo o motivo do quinto livro ter causado uma taquicardia no meu pobre coração.


“Eu estava no escuro. Não havia nada além de sombras, e eu era uma sombra. Então ouvi sua voz.” – (Cidade das Almas Perdidas, pag: 395)
A situação já começa nada boa para os personagens da série. Clare não poupa ninguém. O início já é tenso e angustiante por causa do sumiço de Jace. Pobre Clary.
Jace está totalmente transformado, e irreconhecível. Claro que tem um motivo por trás dessa mudança brusca, mas ainda assim foi estranho não ver toda aquela atitude característica desde o primeiro livro. O lado bom é que ele não perdeu o sarcasmo, que justamente foi a razão para ter me apaixonado por ele depois de tanto insistir em não me render a seus encantos.

Se tem uma coisa que a autora acertou, foi na criação do novo vilão, e no crescimento dos personagens. Sebastian é 1.000 vezes melhor (e mais temível) do que Valentim. Não posso negar que em vários momentos senti simpatia por ele (isso que dá gostar tanto de vilões, e achar que todos são incompreendidos). O bichinho é mau, sem escrúpulos, e mesmo assim eu levantava meu pompom na arquibancada, torcendo para que ele se redimisse, e tudo acabasse em pizza (ainda torço para isso). Só o que estragou um pouco minha visão colorida sobre ele, foi sua obsessão com Clary. Mas gente. Eca, né?

O relacionamento de Clary e Jace é algo lindo de se ver. Todas as situações (loucuras de amor seria pouco para definir o que ela faz por ele) que Clary enfrenta para ir atrás do namorado, acabaram fazendo com que eu passasse a vê-la com outros olhos. Até relevei seu comportamente incoerente em alguns momentos.
Outros casais também ganham destaque, como o caso do casal Malec. Gente, esses dois são demais. Embora eu ache o Alec muito inseguro, é cada perrengue que eles passam, que só Raziel na causa.
Meu descontentamento vai pro par romântico de Simon. Só eu acho que eles não combinam?? Tirando isso, ele teve um grande crescimento na trama, e mais uma vez assume um papel importante no desenrolar dos fatos.

A escrita de Clare vem evoluindo de forma absurda. Ela utiliza vários ponto de vista para narrar o livro, e isso torna a narrativa tão dinâmica, que nem senti o peso das quase 500 páginas. Outro ponto que me agradou muito foram os cenários escolhidos. Sempre achei que Cassandra ficava devendo nas descrições dos lugares, mas finalmente ela se redimiu.
Cidade das Almas Perdidas foi o segundo melhor livro da série, na minha opinião, perdendo apenas para Cidade de Vidro. Dá até um aperto no coração pensar que no próximo livro estarei me despedindo dos personagens que aprendi a amar. 

13 comentários:

  1. Oiee, estou super ansiosa para ler o fim dessa estória haha já li todos também menos o último haha
    Amei a sua resenha.

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum da série, acredita? KKKKKK Estou correndo de séries por falta de tempo D:

    Beijo,
    Larissa ♥
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Oie Jacque!

    Ai, TMI é minha série preferida (depois de Harry Potter, é claro).
    Nossa moça, meu coração quebrou em um milhão de pedacinhos quando eu terminei de ler "Cidade das Almas Perdidas". Ai, Malec, ai. </3
    O Alec é meu personagem favorito pra sempre e detesto ver ele sofrendo. Tô super ansiosa para ler o último volume. E, é claro, pode morrer todo mundo, menos o Alec lindo divo amor da minha vida. q

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Resenha show Jacque.
    Sou fã da série então sou suspeita de ficar comentando demais.
    Amei o desfecho de todos os personagens ^^
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha, ela traduz o que todo leitor sentiu durante a leitura de CoLS. E, só para você saber: Não, você não é a única a ter sentido empatia pelo Sebastian. Estamos juntas nessa!

    O Sebastian é um vilão muito melhor que o Valetim (eu até me esqueço que esse homem existia..), porque ele é tão manipulador e safado, que nos faz acreditar que ele seja capaz de redenção, que nos faz adorá-lo e procurar justificativas para os seus atos. Eu simplesmente adoro aquela cena em que ele e Clary brigam, perto do final do livro. Para mim, é a melhor cena de todos os livros.

    Não sei se você sentiu isso, mas eu fiquei com a sensação de que os personagens da Clare, do Jace e do Simon estão começando a sofrer um desgaste.

    E o que foi aquele final??? Estou chocada até agora!

    http://2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. essa autora é simplesmente incrivel e espero q o final dessa serie seja bom quanto eu imagino q será!
    eu sou simplesmente apaixonada pelos livros dela.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Pra mim foi o contrário... Fiquei doida com o primeiro livro, amei o Jace de paixão logo de cara, mas no segundo livro a coisa empacou, não gostei do Jace nem da história, no terceiro livro não consegui passar de 50 paginas e abandonei a série, super triste por um começo tão especial ter acabado assim pra mim... Mas não deu, não gostei mesmo de como as coisas se desenrolaram a partir do segundo livro. Ah e uma observaçao rsrs acho que sou a unica no mundo que detestou o Simon desde a primeira cena com ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Jacque, ainda não comecei a ler essa série, mas até agora não entendi o motivo! Todos falam tão bem!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OI, Jacque.
    Confesso que não sinto muita vontade de ler essa série. Não sei, mas algo nela não me chama atenção. Confesso que fiquei surpreso ao iniciar sua resenha e a quantidade de elogios pela forma como a autora conseguiu não se perder, mas mesmo assim não me sinto conectado a ler essa série. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Jacque =)

    Pretendo adquirir esse livro na Bienal. Li apenas o primeiro e amei o universo que a Cassandra Clare criou. Por esse motivo, quero comprar todos os livros da série para ler todos de uma vez rs...

    Já estou ansiosa *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque, tudo bem flor?
    Pois é, ainda nem comecei essa série, e li sem querer um baita spoiler daqueles no twitter. :/
    Mas quero começar em algum momento a leitura desse livro, mas acho que vou esperar a publicação do ultimo livro.
    Imagino sua dor, eu também sinto isso depois que concluo uma série que gosto muito.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha me decepcionado com Cidade dos Anjos Caídos mas felizmente a Cassie soube dar uma ótima continuidade a série nesse livro. Eu me irritei um pouco com o casal principal, achei algumas cenas dos dois bem chatinhas, mas pelo menos tinha Malec pra compensar, adoro esses dois <3

    Estou lendo o último livro da série no momento e, apesar de tudo, desejando que não acabe. Não é fácil se despedir desses personagens e dessa história incrível. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Olá Jacqueline,
    Como já mencionei em outra resenha da série, vejo que vou ter que comprar essa série logo....além de gostar muito das capas vejo que vou gostar da história....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...