[Resenha] A Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Livro: A Cidade do Fogo Celestial
Série: Instrumentos Mortais - livro #6 
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Números de páginas: 531
Classificação: 4/5 (favorito)

Minha Opinião: Sem Spoilers

Tive que escrever e apagar milhares de vezes essa resenha. Como explicar em poucas palavras o meu amor por uma série de livros e seus personagens? Eu não esperava mesmo ser fisgada assim por IM, o que aconteceu apenas no terceiro livro.
Cassandra mais uma vez me surpreendeu. A Cidade do Fogo Celestial foi um final à altura das minhas expectativas.

Depois do desfecho de roer as unhas de Cidade das Almas Perdidas, CDFC começou eletrizante. Pra quem achava que Sebastian não poderia cometer atrocidades piores, logo no início temos a certeza que ele é a própria encarnação do mal (uma linda encarnação, diga-se de passagem rs). O ataque ao Instituto de Los Angeles é prova disso. É tanta ação, que não dava tempo nem de piscar ou parar para respirar durante a leitura.
Temos mortes a todo instante. Cassie não poupa ninguém. Vou correr o risco de soar extremamente fria e sem coração, mas gostei de todas as mortes. Claro que em uma eu fiquei chocada, e muito triste. Contudo, admiro autores que não tem pena de fazer da caneta uma espada, e subtraem personagens sem dó.

A autora soube aproveitar muito bem a dinamicidade da narração em terceira pessoa. Com o foco ora em uma cena, ora em outra, ela brinca com os nervos em frangalho do leitor. Especialmente na última batalha. As reviravoltas então, são magníficas.
Se tem uma coisa que sempre impliquei, era com as descrições das lutas, que ficavam muito confusas nos primeiros livros. Em CDFC, dá para notar o quanto a autora evoluiu nesse sentido. As lutas pareciam se desenrolar debaixo dos meus olhos.

Os personagens evoluíram de maneira notável. Clary provou ser uma legítima Caçadora de Sombras, corajosa e sem mimimi. O romance de Clary e Jace amadureceu 100%.
Alec e Magnum mais uma vez roubaram a cena. Nunca pensei que iria torcer tanto para este casal.
Simon foi o meu personagem favorito, ao lado de Sebastian (sim, o menino é ruim como a peste, mas eu ainda nutri um sentimento de amor e carinho por ele).
Novos personagens surgiram (Emma e Jules), e nos dá um gostinho do que virá pela frente em Os Artifícios das Trevas, próxima trilogia que irá continuar explorando o submundo dos Caçadores de Sombras. Quem já leu o spin-off, As peças infernais, vai ter uma bela surpresinha aqui (e quem não leu o último livro da trilogia, encontrará alguns spoilers indesejáveis).

Apesar de ter vibrado, chorado, e me emocionado muito, uma coisinha ou outra me incomodou no desfecho, e não posso citar qual, pois seria um baita spoiler.
AMEI o epílogo. Meus olhos ficaram nadando em água quando fechei o livro, com aquele sentimento de felicidade e saudade. Foi um desfecho agridoce e digno.

18 comentários:

  1. Sabe aquele pé atrás terrível? Pois é. Não sei o que acontece, mas apesar de todos os milhões de comentários positivos e recomendações, não consigo criar vontade de ler essa série. Já cheguei a ficar tentada a comprar o primeiro volume, massss deixei de lado. Que bom que foi uma leitura satisfatória <3 :D

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada dessa autora, acredita?
    Mas preciso mudar essa situação urgentemente, quero e preciso muito ler algo dela para ontem! Adoro resenhas de livros de meio de séries que não tem spoiler <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Até agora só li Cidades dos Ossos. Ainda não tive vergonha na cara o suficiente para ler os próximos :P Pode um negócio desse?

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  4. Jacqueeeee! Que saudades daqui! Andei muito sem tempo e as vezes sem conexão mesmo (internet tem andado fail). Mas, agora acho que se estabilizou.
    Eu ainda continuo sem dar continuação com a série, li apenas o livro. Apesar de sua resenha está bem livre de spoiler, só tem uma coisa que li ali que não esperava que fosse acontecer, tendo como principio o primeiro livro, mas nada de grave também. AHSAUHSHAUAHA Bjs!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha, dos livros da Clare eu até gosto de Instrumentos, mas eu AMO de coração Peças infernais! Então nada que leia em instrumentos pode me surpreender tanto.
    Terminei de ler o terceiro já achando que não tinha necessidade de uma continuação. Talvez um prequel de Simon ou algo assim. Mas se ela continuou, ok, vamos ler.
    Quero muito terminar logo essa série o quanto antes.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jac querida eu amo a série mas ainda não a finalizei estou no terceiro livro!
    Quero colocar minha leitura em dia <3

    Adorei seu cantinho, tudo lindo aqui!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tipo de livro, essa temática e esse tipo de autor "que não tem pena de fazer da caneta uma espada" e adorei a resenha, ainda não tive oportunidade de ler essa série, mas sou muito interessada nela, assim que puder começarei!

    Beijos, adorei o blog!

    Clara Leal

    ResponderExcluir
  8. Ainda não comecei a me aventurar nessa série, mas está na lista e espero em breve começá-la.
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma série que só leio?vejo elogios e estou muito curiosa pra terminar *_* Só li o primeiro ainda, mas espero não me decepcionar com os outros <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei a resenha, Instrumentos Mortais é uma das minhas séries favoritas e achei o fechamento muito digno. Adoro a maneira que a autora reúne os personagens de suas séries e deixa tudo tão explicado e magnífico. Realmente uma escritora muito especial.
    Beijos,
    respiramoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque

    Tenho uma relação de raiva e ódio por essa série, rsrsrs. Li os três primeiros livros, tentei de verdade, mas para mim já deu o que tinha de dar. Tentei me conectar a história, enxergar os elementos que vocês fãs tanto elogiam, mas eu acho tudo tão chato e a Clary não ajuda.
    Muitas pessoas curtem a série e você é uma delas, infelizmente comigo a Cassandra não funcionou.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaque,
    Eu ainda vou ler o quarto livro, mas e bom saber que apesar de agridoce a série teve um bom final.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tava l.o.u.c.a. pra ler essa resenha aqui no seu blog Jacque. Como você eu sou muito fã da série e já li o último livro, queria saber sua opinião sobre o desfecho e tal. Se íamos combinar nas impressões sobre...
    Caraca... pra fechar tudo com chave de ouro e achar que somos gêmeas, pois senti o mesmo que você ao ler Cidade do fogo celestial, eu só precisaria saber sobre essas "coisinhas" que te incomodaram e que seriam spoiler...kkkkkkk
    Beijos flor, amei a resenha, amei esse livro e o desfecho agridoce. CC arrasou, como sempre.
    Mas eu não sabia sobre essa trilogia "O artifícios das trevas", tô bege aqui, vou pesquisar sobre. Não li As peças infernais ainda, só tenho o primeiro livro, mas vou correr comprar os outros dois, afinal amo a escrita dessa ruiva. ^^
    Beijoca outra vez...
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Oi Jaque
    Toda vez que eu vejo uma resenha dessa serie, eu lembro que já tive muita vontade ler todos, mas ainda não tive oportunidade.
    Quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Jac.
    Eu ainda não tenho esse livro pra completar minha coleção.
    E também não comecei a ler a série, li umas resenhas que me desanimaram, e acabei encostando os livros na estante, e só depois fui perceber que essa série diverge muito as opiniões, então preciso ler e tirar as minhas, mas espero me tornar fã como você.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jac, tudo bem?

    Ainda não li nada da Cassandra Clare. Tenho até curiosidade, mas nenhuma pressa em conhecer =P. Já me disseram que Peças Infernais é melhor. Por isso, talvez, eu comece por essa =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Jacqueline,

    Apesar de gostar demais das capas dessa série eu ainda não tinha me interessado tanto por ela, mas depois dessa sua resenha acho que vou dar uma chance, me deixou muito curioso....parabéns pela resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olááá!
    aaah que resenha! hahah
    eu adorei esse livro! achei um final dignissimo para uma serie que me fez passar noites em claro! :)
    fiquei curiosa com o que voce mudaria no final?!hahhaha será que seria o mesmo que eu? :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...