[Resenha] Homero - Luiz Antonio Aguiar

Livro: Homero: Aventura Mitológica
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Record
Número de páginas: 240
Classificação: 3,5/5
Sinopse: Pouco se sabe sobre o misterioso poeta criador da Odisseia e da Ilíada. Homero: aventura mitológica - uma ficção recheada de ação e heróis - revela um pouco do mistério por trás da vida do homem que inventou os épicos. E, há quem diga, criou os próprios deuses gregos. De Aquiles a Ulisses, acompanhamos a aventura do poeta para compor seus poemas e mergulhamos no incrível universo da Mitologia Grega.
Minha Opinião:

Como o meu conhecimento sobre a figura de Homero era nulo, decidi me aventurar na obra nacional, escrita por Luiz Antonio Aguiar, que também escreveu Quem matou o livro policial?
O livro é um prato cheio para quem gosta de aventura mitológica, e está repleto de referências aos deuses gregos. Como meu amor pela mitologia grega é notório, foi com um misto de euforia e fascínio que me vi entretida com cada página.

Ilíada e Odisseia são épicos poemas gregos, cuja autoria é atribuída a Homero. Contudo, a grande questão homérica sobre quem seria o autor dos famosos poemas, perdura até hoje. Muita são as teorias sobre quem teria sido Homero, mas nenhuma afirma com absoluta certeza se ele existiu. Há ainda quem diga que os poemas tenham sido escritos por diversos autores..

Luiz Antonio utiliza uma abordagem muito envolvente, com uma narrativa que tece vários argumentos acerca da vida da figura histórica de Homero. Sua origem é tão controversa como o século em que ele teria vivido - alguns afirmam que tenha sido entre os séculos IX e VIII a.C.
O livro é narrado por Calíope, uma das nove musas, protetora de Homero. A abordagem de Calíope começa antes mesmo da famosa Guerra de Tróia que compõe Ilíada. Somos transportados para Esmirna, onde acompanhamos a difícil infância, quando Homero ainda era conhecido como Melesígenes. Dos castigos impostos pelos deuses, até o seu renascimento, Aguiar monta uma atrativa e fascinante linha do tempo sobre como um dos maiores gênios da Grécia Antiga  teria vivido, e criado seus importantes poemas. Trechos de Iliada e Odisseia se juntam a narrativa para elucidar como essas obras teriam surgido.
"O espírito das pessoas é um labirinto. Insondável como as profundezas do mar. Raramente se explica, até para si mesmo. Tem recantos secretos, meandros. Segredos submersos. Que os olhos não podem ver." (pág.53)

Outros deuses também tem suas histórias contadas, como a de Dionísio, Medusa, Cassandra e Hades. A história do cavalo de Tróia, a fúria de Aquiles, e a ida de Odisseu (Ulisses) ao reino de Hades, foram minhas passagens preferidas. Apesar de ter um pouco de conhecimento sobre como ocorreu a Guerra de Tróia (graças ao Brad Pitt no filme Tróia rs), ler fragmentos dos poemas tornou tudo ainda mais palpável e emocionante.

Confesso que no início do livro fiquei um pouco perdida com a enxurrada de nomes diferentes de deuses. Tinha horas que o cérebro dava um nó. Se Zeus vivesse nos tempos atuais, ele certamente seria o galã da novela das 8, que fica com o elenco feminino inteiro. São tantos filhos de Zeus, que é impossível lembrar de todos.
A edição da Galera está um luxo. Quando o livro chegou aqui em casa, fiquei um bom tempo analisando todas as figuras e detalhes, antes de iniciar a leitura. O tamanho dele - maior que o de costume - dá um ar ainda mais classudo para a obra.

Homero: Aventura Mitológica me proporcionou horas de entretenimento e cultura grega. Imperdível para quem gosta de mitologia, e quer conhecer sobre o que seria a vida do pai da mitologia.







5 comentários:

  1. Livro interessante! Mas como não sou tão fã assim de mitologia, não mergulharia nessa leitura muito bem >< rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler!
    Eu li Homero e gostei e fiquei curiosa com a releitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque!
    Que livro lindo! *-*
    Confesso que mesmo gostando de mitologia grega, não gosto tanto a ponto de querer muito ler este livro. Ele realmente parece-me ser bom, mas no momento não seria o livro ideal para mim.
    A editora realmente caprichou na edição. Tá realmente lindo!
    Ótima resenha! (Pra variar! rs)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacqueline!
    Fiquei muito curioso sobre esse livro. Eu sou apaixonado pela mitologia grega e, muitas vezes, já me peguei pensando sobre Homero e imaginando histórias sobre essa figura que, mesmo tendo sua existência incerta, populou a minha mente com deuses e herois...
    A diagramação do livro é bem bonita, assim como a narração - uma musa contando a história, incrível!

    Gostei muito do seu blog, estou seguindo! Quando puder,faz uma visitinha lá no meu, ficaria muito feliz em te receber!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindo Jacque.
    Eu nunca li nada sobre Homero, o que sei sobre é o que li na internet ou vi em filmes. Amo litologia, é uma boa dica pra mim. Pensei de cara no meu filho, ele também é fã de mitologias.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...