[Resenha] Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater

Livro: Os garotos corvos - livro #1
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Número de páginas: 375
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Maggie Stiefvater é escritora best-seller, e autora do livro A corrida de Escorpião (Verus), e da trilogia Calafrio (Agir), lançados no Brasil. Os Garotos Corvos foi eleito um dos melhores livros junenis do ano.

Meu primeiro contato com a autora foi através do livro A corrida de escorpião, que foi o melhor livro lido de 2012. Não sei como consegui ficar tanto tempo sem ler algo dela (e olha que a trilogia Calafrio tem andado me chamando na estante). Toda história que a Maggie toca, tem um dedo, ou melhor, 10 dedos de criatividade. Dancinha da alegria para um dos melhores livros juvenis da vida.

"O fato era que, ao chegar ao ensino médio, ser estranha, e ter orgulho disso era uma vantagem. Subitamente descolada, ela poderia ter quantos amigos quisesse. E ela tentara. Mas o problema de ser estranha era que o resto do mundo era normal." (pág.103)
 Blue Sargent não é uma adolescente convencional. Ela nasceu e cresceu em uma família de médiuns, e é uma espécie de amplificadora dos poderes alheios, o que a obriga a permanecer nas sessões de leituras clarividentes de sua mãe.
Blue nunca viu um espírito,  nem se comunicou com eles, porém, isso muda quando ela vai com Neeve à uma igreja abandonada na véspera do Dia de São Marcos. O ritual de anotar os nomes dos espíritos daqueles que vão morrer em breve, é interrompido quando um deles emerge da escuridão, e fala com ela. O garoto em questão é Gansey, um adolescente rico que estuda na Academia Aglionby. Junto de seus amigos - Ronan, Adam e Noah -, ele está em uma missão onde pretende cruzar as linhas do sobrenatural.
Blue foi advertida por sua mãe, a ficar longe dos garotos corvos, que é como são conhecidos os garotos que estudam na Aglionby. Contudo, inevitavelmente seus caminhos se cruzam.
"A linha ley era uma energia inexplicável, incontrolável, bruta. Algo lendário.Quem quer que viesse a controlar as linhas ley seria mais do que rico. Quem quer que viesse a controlar as linhas leys seria algo que os outros garotos de Anglionby só poderiam começar a aspirar" (pág. 166) 
É muito difícil resenhar um livro da Maggie, pois por mais que eu fale aqui o quão espetacular a obra é, não vai chegar nem perto de exprimir a grandiosidade dela.
Stiefvater é mestre em pegar uma mitologia ou lenda que praticamente ninguém conhece, transformar em algo muito interessante, e dar uma aula sobre o assunto. Não existe a palavra clichê no dicionário da autora.
A narrativa é em terceira pessoa, e por mais que não seja meu tipo preferido de narração, preciso bater palmas para a desenvoltura com a qual ela pula de um ponto de vista para o outro, sem confundir a mente do leitor.

À primeira vista o enredo é totally crazy. Temos a Blue, que não pode beijar, pois seu beijo é mortal; as linhas leys que indicavam a passagem dos espíritos dos mortos; a procura de Gansey por Owen Glendower, e a estranha família de médius de Blue.  Eu ficava me perguntando como tudo faria sentido, mas estamos falando de Magg (só para os íntimos rs), e ela consegue jogar muitos ingredientes no liquidificador, e não soar como uma suruba de assuntos. Maggie poderia escrever sobre a eguinha pocotó, que seria interessante do mesmo jeito
Por mais excêntrica que seja a trama, Stiefvater tem o cuidado com a caracterização dos personagens, e a veracidade de cada assunto tratado.
A autora te faz viajar para cada cenário. Parecia até que eu estava vivendo uma experiência fora do corpo, pois a impressão era que eu havia sido teletransportada para a cidade de Henrietta.

O que mais me agradou na obra, foi justamente a originalidade da lenda de Owen Glendower, um rei adormecido em uma tumba há mais de séculos, esperando para ser acordado, e que concedia um favor à pessoa que o despertasse. É impressionante o cuidado que a autora tem desde a pesquisa de toda mitologia e lenda, até o momento de inserir seu conhecimento no contexto da história. Não ficam furos ou buracos na hora de explicar, apesar de parte do mistério permanecer reservado para os próximos livros da trilogia.
Os personagens são um show à parte. Gansey com sua estranha fixação pelo sobrenatural, Adam com seu jeito de filhotinho caído da caçamba do caminhão, a testosterona ambulante que é o Ronan, e a incógnita que é Noah. Por causa da profecia de Blue possuir um beijo mortal, eu já imaginava que o romance não seria parte essencial, mas me agradou assim mesmo #teamAdam.


Os Garotos Corvos é uma combinação acertada de sobrenatural + misticismo + lenda + magia. Se você está à procura de uma literatura diferente, essa trilogia foi feita pra você.

8 comentários:

  1. Ai Jacque, não aguento...mais série/trilogia? Vou falir meu marido...kkkkkkkkkkk
    ADORO!!!!
    Conheço a autora só pelas resenhas que leio na internet mesmo, e sempre são muito elogiosas. Li sua resenha bem devagar, para captar algo que não me agradasse, sério, estou com medo de vir aqui e ficar doida querendo so livros que você resenha ...hehehe
    E não deu outra, resenha "fodona", quero ler "Os garotos corvos" e quero ler pra já!
    Amo essa "combinação acertada de sobrenatural + misticismo + lenda + magia."
    Essa série é minha cara.
    E quanto a essas gifs que anda colocando nas postagens? hauahaua... Acho super fofas, essa do Dean fazendo dancinha então, apaixonei...ui.
    Beijos queridona, e parabéns pela resenha.
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  2. Jacqueline, não tinha ouvido falar dessa autora, mas caramba, ela pelo visto é um sucesso e tanto! Adorei a forma como você avaliou este livro e acho que estou precisando sim ler algo mais sobrenatural! Com certeza esse livro foi pra minha lista! :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque, sabe que eu amei este livro, fiquei encantada com os meninos e a Blue, tb adorei o assunto abordado, o mistério e tudo o mais, todo livro que pego da autora tem o poder de me conquistar, não dá mais vontade de largar. Fiquei feliz em saber que gostou desse!
    Eu comprei a continução, chegou esses dias lá em casa!
    Parabéns pela resenha!

    Tem uma Tag legal no Daily, acho que tu vai gostar!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. achei interessante esse livro, gosto de livros nesse estilo *--* já to encantada com a história.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Conheço já o trabalho da Maggie e sou só elogios para ela. A mulher tem uma escrita incrível! Morro de curiosidade de ler Os Garotos Corvos. Acho a trama original e a única coisa que me fez frear esse desejo é pq é uma série. Eu amo séries, mas estou tentando completar as minhas que estão incompletas, não posso começar mais uma. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei a sua resenha! Não sei como você conseguiu escrever só isso (a minha resenha de Os Garotos Corvos ficou gigantesca) kkkk
    Realmente, é um desafio resenhar qualquer livro da Maggie sem passar o tempo inteiro falando que ele é perfeito e maravilhoso kkkk
    Só acho uma pena que a base de fãs da autora no Brasil seja tão pequena, ela merece muito sucesso.
    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacqueline!

    Já super ouvi falar dessa obra e da autora também.
    "A autora te faz viajar para cada cenário. Parecia até que eu estava vivendo uma experiência fora do corpo, pois a impressão era que eu havia sido teletransportada para a cidade de Henrietta."

    Amo autores que fazem isso com a gente. Só que mais uma série vai me falir no momento, hahahaha Adorei a sua resenha! Já entrou pra lista, pode apostar!

    Beijocas!
    www.pilhadecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque,

    nunca li nada dessa autora, mas já era louca para ler Os Garotos Corvos e sua resenha me deixou com ainda mais vontade pelo livro! A trama parece ser mesmo bem original e os personagens ótimos! NECESSITO DESSE LIVRO!

    Bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...