[Resenha] Ser feliz é assim - Jennifer E. Smith

Livro: Ser feliz é assim
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera
Número de páginas: 400
Classificação: 2/5

Minha Opinião:

Jennifer E. Smith é autora do livro A probabilidade estatística do amor à primeira vista, que também foi lançado pela Galera, e em breve ganhará as telas do cinema.

Desde o lançamento da outra obra, venho nutrindo um interesse imenso em conhecer a escrita de Jennifer, já que a maioria das resenhas que eu li eram sempre positivas.
O que mais me intrigou foi a capa, com esse porquinho mega cute. Mas para a minha decepção, a fofura ficou apenas na capa.

Ellie O'Neill, recebe um e-mail por engano de um garoto que tem um porquinho de estimação. Por cerca de 3 meses eles se correspondem por mensagens, revelando seus medos, projetos para o futuro, e detalhes sobre suas vidas. O que Ellie não imagina, é que a pessoa por trás dos e-mails é o astro do cinema, Graham Larkin, e que seu próximo filme será filmado em sua cidade.

Como uma boa romântica incorrigível que sou, fiquei encantada ao ler a sinopse de Ser feliz é assim. A combinação: garota sem graça que se apaixona por um famoso, quase nunca falha. Quase. Eu esperava uma trama romântica, recheada de passagens apaixonantes, e diálogos de suspirar. O que eu encontrei passou bem longe disso. A premissa que tinha tudo para dar certo, foi sufocada pelo desenvolvimento morno, e personagens sem um pingo de carisma. Foi como comer uma comida sem sal, só que nessa caso faltou o açúcar.
"Ele baixou a cabeça, e os lábios dos dois se tocaram (...) E foi tudo exatamente como Graham tinha imaginado, como se fosse a primeira e a milionésima vez ao mesmo tempo, como a sensação de estar muito desperto, como se tivesse perdido o equilíbrio. Só que, dessa vez, ele não estava sozinho; dessa vez, os dois tinham perdido o equilíbrio juntos."( pág.178)
O problema todo foi a falta de identificação com os personagens principais. Eu até sentia uma certa simpatia por Graham e Ellie, mas não conseguia torcer por eles, ou sentir aquele frio na barriga ao vê-los juntos. Apesar deles terem se correspondido por 3 meses antes de se conhecerem pessoalmente, a sensação de instalove me incomodou. Faltou mais emoção e faíscas saindo do romance deles. As descrições dos beijos, encontros e sentimentos, beiravam o piegas, e olha que tolero e muito essas pieguices, mas aqui não deu.

Os personagens secundários mais pareciam espectros, do que personagens reais, gravitando em torno de Ellie e Graham.
Pior do que as aparições esporádicas, era a personalidade insuportável da mãe de Ellie. Ela sufocava Ellie com suas ordens de permanecer no anonimato para não chamar a atenção da imprensa, por conta do seu pai ser um importante Senador. Seus motivos eram puramente egoístas. Que tipo de mãe se esconderia em uma cidade pequena, e deixaria a filha sem o suporte financeiro do pai, com a intenção de protegê-la? Isso não me parecia um tipo de proteção, e sim de possessão. É como se ela quisesse provar que conseguiria criar a filha sozinha, sem a figura ou a ajuda financeira do pai. Em nenhum momento transparecia pensar na felicidade da filha.
E o que dizer dos pais de Graham? Figurantes que só apareceram para a conveniência do andamento do enredo. Um desperdício.

O desenvolvimento do enredo me deu sono. Nas primeiras 100 páginas nada de emocionante acontecia, e adivinhem? Continuou assim até as 50 últimas páginas. Me senti em um eterno espiral, onde os acontecimentos não levavam a nada. Apesar da lentidão, a narrativa de Smith é convidativa, e ágil.
O curioso, é o fato do título sugerir felicidade, sendo que Ellie e Graham foram os personagens mais tristes e desmotivados que eu já vi na vida. E sabe o pior? eles nem tinham reais motivos para andarem tão esmorecidos.
Mesmo com a falta de profundidade emocional, e reviravoltas que movimentassem a trama, Ser feliz é assim ganhou duas estrelas porque me mantive firme e não abandonei a leitura.

13 comentários:

  1. Gostei da resenha Jacque, mas provavelmente não lerei o livro. Apesar de ter curtido bastante o livro anterior da autora, este me pareceu muito maçante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque

    Sua resenha não poderia ter me deixado mais surpresa. A capa desse livro é super fofa e eu esperava uma história assim também, mas foi um ledo engano. Parece que estamos em sincronia nos livros não-legais e os motivos até se parecem.
    É horrível não conseguir se conectar aos personagens e encontrar uma história que tinha potencial, ser morna e desanimar a gente.
    Eu queria muito ler esse livro e talvez eu ainda leia, mas não agora, não tão cedo e quando (se) acontecer, será com expectativas zero.
    Parabéns pela super sinceridade, a admiração quanto a isso é recíproca e sempre levo em consideração suas opiniões antes de escolher um nova leitura, temos gostos bastante próximos.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac =)

    Adorei a resenha, pois estava super curiosa por uma opinião sobre ele, e a sua sinceridade foi ótima. Eu adorei o outro livro da autora, e estou bem curiosa com este novo, mas já com um pé atrás. Eu já li livros assim em que a história é morna, os personagens não cativam, e que os acontecimentos não levam a nada, e é horrível. É a pior coisa do mundo você ler um livro e não ir para lugar nenhum. O que deveria ser prazeroso se torna um tédio. Que pena =/

    Ainda assim vou ler, porque ganhei o livro, mas não lerei logo kkk.
    ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque, tudo bem flor?
    Nossa, depois dessa resenha, confesso que eu não tenho vontade nem de passar perto do livro. A impressão que tive é que ele tinha tudo pra ser um romance fofo, mas que não foi muito bem desenvolvido. Uma pena.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacq, tudo bem? Quanto tempo que não passo por aqui!

    Eu li uma livro dessa autora e adorei, mas diferente desse ele tinha poucas páginas e, mesmo sendo "instalove" conseguiu ser super fofo. Achei que esse seria assim, mas sua resenha me desmotivou. Se tem uma coisa que preciso é me conectar com os personagens, sem isso a leitura não caminha de forma alguma.
    Ainda assim, quem sabem, quando eu não tiver uma pilha de livro bom para ler, eu dê uma chance a obra.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Não é um livro uqe eu leria. Me surpreendeu mas não a ponto de me instigar para o ler, não me deixou com aquela vontadezinha de tê-lo para mim e saciar a minha curiosidade =/

    Beijo,
    Larissa♥
    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque
    Dei risadas com sua resenha, sério adorei. Deve ser um tédio esse livro.
    Sabe, essa capa ão chamou minha atenção e nem tinha visto o porquinho na capa, mas tinha curiosidade em saber do que se tratava.
    Essa premissa realmente não me agradou, essa eu passo.
    Amei sua resenha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu via esse livro na livraria sempre e cogitava comprar, mas sua resenha me deu uma super desanimada. Eu tinha folheado a primeira troca de e-mails e achado legal, mas pelo visto a construção não ajuda muito né?
    Eu gostei do "A probabilidade...", mas não tanto assim para arriscar esse.
    Ah, prefiro as capas estrangeiras dos livros dessa autora. Já viu? Acho uma graça.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Comecei a resenha pensando que iria escrever mais um título na minha eterna lista de desejados. Mas fui lendo e me desanimando. Não ando com pique pra leituras mornas. Não mesmo, e confio em sua opinião, esse infelizmente vou passar.
    Beijos e agradecida "até na tampa" pela resenha sincera.

    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/resenha-desde-o-primeiro-instante.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jacque! Tudo bem?
    Meu, que triste! Ontem mesmo li uma resenha super animada do livro e até fiquei motivada a conhecer a escrita da minha xará, mas pelo visto isso não vai rolar. Sinto sua sinceridade nas resenhas e está de parabéns. Agradeço pela dica também. Tem tanto livro bom me esperando que não posso me dar ao luxo de fazer uma leitura sem sal agora.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante de "A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista", e fiquei mais colado à autora depois que conversei com ele por e-mail numa entrevista para o blog - ela é bem simpática e fofa! - e desde então, conheço alguns títulos dela lá do exterior, fiquei animado para que a Galera publicasse outros por aqui.

    Vi "Ser Feliz é Assim" numa visita à livraria e fiquei bem animado para ler, haha, mas não comprei na hora... Agora lendo sua resenha, fico com um pé atrás se vale a pena (ele estava bem carinho na hora).

    Aguardarei um tempo até adquirir, e então irei ler :) Ótima resenha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque! Eu li o outro livro da autora primeiro e estava super empolgada com este, achei mediano, ela não conseguiu criar a história envolvente e cativante que trouxe em A probabilidade, vi que foi uma decepção para você e muita gente, mas recomendo que leia o outro, é bem bacana e a história mesmo sendo curtinha é bem desenvolvida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. 400 paginas?!!Livros longos me parecem cansativos,mas a historia em si lembra muito os filmes americanos.Parece meio cliche..mas curiosa depois desta resenha.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...