[Resenha] A árvore do Halloween - Ray Bradbury

Livro: A árvore do Halloween
Autor: Ray Bradbury
Ilustração: Joseph Mugnaini
Editora: Bertrand
Número de páginas: 160
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

É difícil encontrar algum leitor que ainda não tenha ouvido falar do mestre Ray Bradbury, que escreveu diversas obras consagradas, entre elas Algo sinistro vem aí, Licor de dente-de-leão, e Fahrenheit 451.
Como em datas comemorativas eu sempre procuro ler algo ligado ao tema, quando chegaram as opções de outubro da Bertrand não exitei em solicitar este livro. E o melhor de tudo, é que pude unir minha vontade de ler algo do autor, e com o tema do Halloween.

É noite de Halloween, e um grupo de 8 garotos partem com suas diferentes fantasias para a famosa brincadeira: Gostosuras ou travessuras. Porém, os meninos logo sentem a falta de Pipkin. Preocupados com o que teria acontecido com o menino que nunca perdeu um dia das bruxas, eles vão à sua porta, e o encontram sem nenhuma fantasia, pedindo para que eles sigam em frente.
Os 8 seguem para uma casa que Pipkin indicou, e se deparam com uma estranha árvore de 30 metros, coberta de abóboras de todos tipos, formas e tamanhos.
Perto da árvore surge a curiosa figura de um homem chamado Mortarlha, que convida os garotos a uma viagem pra lá de empolgante e assustadora, que irá revelar o verdadeiro significado do Halloween.
''As abóboras na árvore não eram meras abóboras. Em cada uma delas, havia um rosto talhado. Cada rosto era diferente. Cada olho era um olho mais estranho. Cada nariz mais esquisito. Cada boca sorria horrivelmente de uma maneira distinta"
Bradbury é sem dúvida um verdadeiro contador de histórias. É impressionante o total domínio sobre
as metáforas, palavras, canções, e tradições aqui apresentadas.
Sua narrativa é fluida, gostosa de acompanhar, e repleta de imaginação. Os capítulos curtos e dinâmicos, conferem uma agilidade essencial à história, que mantém o leitor tenso e vidrado a cada reviravolta. As descrições são detalhadas na medida certa, e nos oferecem uma perfeita experiência visual.

Pessoalmente eu amo a ideia do feriado de Halloween, mesmo que aqui no Brasil não tenhamos a tradição de comemorá-lo. Por esse motivo o livro me envolveu rapidamente. Li em questão de horas, e fiquei fascinada com a forma que o escritor elucida o significado do feriado.

Ray foi muito além de simplesmente criar um enredo que gira em torno do Halloween. Ele nos apresenta uma empolgante história sobre a origem do Halloween, e o porquê de bruxas, múmias, esqueletos e fantasma serem associados ao dia das bruxas.
O ritmo da aventura é alucinante. Os garotos voltam ao passado, e fazem descobertas pra lá de interessantes, todas apresentadas e acompanhadas pelo misterioso personagem Mortarlha.
O cenário é lúgubre e propício para a imaginação. Do Egito a Grã Bretanha, da Grécia a Inglaterra, acompanhamos uma verdadeira incursão por tradições, mitos e folclores diversos, que nos faz perceber que o Halloween vai muito além de se fantasiar, e bater nas portas pedindo doces ou travessuras.
Além disso, o mistério envolvendo o sumiço de Pipkin, tem uma resolução que eu não esperava, e me pegou de surpresa. E eu amo ser surpreendida.





As ilustrações de Joseph casam perfeitamente com o texto. Ray e Joseph formam uma dupla imbatível.
Mas vocês devem estar se perguntando: e o terror? Apesar de não ter cenas muito assustadoras, eu não teria como colocar essa história abaixo, por conta da magnificência com a qual Bradbury constrói seu enredo.

A Edição da Bertrand está um capricho. Folhas brancas super confortáveis para a leitura, capa emborrachada, e que representa perfeitamente a árvore citada na obra.

A árvore do Halloween nos leva por uma viagem encantadora e macabra pela história do Halloween. Um ode ao dia das bruxas. Uma história genial, escrita por um mestre em contar histórias. Mais do que recomendado.

10 comentários:

  1. Só li um livro do Bradbury, Farenheit 451. Eu amei a forma como ele escreve, me deu muita vontade de ler outras coisas do autor :D
    Beijos
    Iris Figueiredo
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas achei bem legal! Principalmente as ilustrações!
    Parabéns pela resenha ;)
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amo juvenis...ilustrados ainda...
    Bem vc disse, o Bradbury é mestre mesmo...amei tudo, e até o tom lírico da narrativa! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros cheio de imagens e diagramações diferentes!
    Não conhecia esse, mas fiquei curiosa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque
    Assim que eu vi as fotos que vc postou nas redes sociais desse livro, eu fiquei bem curiosa, pois ainda não o conhecia.
    Achei linda essa capa, e muito legal a premissa dele. Ainda não li nada parecido e estou muito curiosa.
    Aiii, adoro livros ilustrados, e este parece perfeito. Adorei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jacque!
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessadíssimo!
    Adoro Halloween e entendo bem sua frustração por não ser comemorado aqui no Brasil. Acho uma pena também.
    Nunca li nada do autor, mas morro de curiosidade. Talvez tente começar por esse. Parece ser uma leitura ótima.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Ownt"... Amei tanto essa capa, amei tanto a sinopse e gamei na sua resenha!
    Jacque minha filha, como faz? rsrs
    Vou pedir dinheiro pra todo mundo nesse natal, só assim poderei comprar a montanha de livros que você anda me indicando. Eu tenho 3 livros do Ray aqui na estante, os três lançados pela Globo livros, ainda não os li, acho que vou começar por esses dias a lê-los, assim vou me adaptando a escrita do autor, sempre leio opiniões super positivas sobre ele *.*
    Bom, e pra finalizar eu sou louca por tudo que se relaciona a monstros e Halloween, então, esse foi pra lista de desejados.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/resenha-boneca-de-ossos-holly-black.html

    ResponderExcluir
  8. Olha ai seu dom de me fazer querer comprar livros hahahaha
    Nunca li nenhum livro nessa pegada e morro de vontade. Sua resenha como sempre fez adicionar mais um a lista.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jac ;)
    Eu vi esse livro na livraria esses dias e quase comprei só pela capa que é linda e o titulo! Eu também amo a ideia do Halloween americano (sempre quis me fantasiar e sair pra pedir doces... #FrustaçãoDeVida rs) Fiquei bastante curiosa com o livro agora, pois eu confesso que não conhecia o autor, é estou por fora!

    Obrigada pelo carinho lá no blog, você é um amor!
    Tem resenha nova lá no blog!
    Passa lá???
    Desde já obrigada ;)

    Paty Scarcella
    http://falleninme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque

    Já vi falar de Fahrenheit 451 e apesar de ter MUITA vontade de ler, ainda não tive a chance.
    Sou bastante medrosa e tal, mas pela sua resenha esse livro parece ser bem tranquilo e eu realmente fiquei curiosa para saber como o autor aborda a origem do Halloween que é um feriado que sempre me fascinou e rende bastante histórias legais.
    O fato de ter elucidado o sumiço do garoto de forma surpreendente me deixou muito curiosa para poder ler.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...