[Resenha] Dark House - Karina Halle

Livro: Dark House - livro #1
Série: Experimente o terror
Autora: Karina Halle
Editora: Única
Número de páginas: 349
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Karina Halle é roteirista e jornalista. A série Experimente o terror começou como um grande sucesso autopublicado e conquistou muitos fãs por vários países.

Quem acompanha frequentemente o blog sabe do meu "surtozinho" básico ao saber que essa série seria publicada aqui no Brasil.
Amo livros que exploram enredos sombrios, e fazia um bom tempo que não lia nada do gênero.
Entre decepcionar e surpreender, Dark House pendeu mais para o lado surpresa da balança.


Na história somos apresentados a Perry Palomino, uma jovem de 22 anos que frequentemente tem pesadelos com um farol abandonado há anos. Durante a estadia na casa do seu tio Al, ela decide explorar o farol da propriedade, mal sabendo os riscos que corre.
No farol, estranhos acontecimentos se misturam as experiências que ela viveu em seus pesadelos. Assustada, ela se depara com um misterioso rapaz. Dex Foray afirma que o farol é assombrado pelo antigo faroleiro, chamado Velho Roddy. Juntos, eles irão tentar desvendar os mistérios sombrios que cercam a lenda do antigo farol.

Dark House é o início de uma série com 9 livros já publicados no EUA, e por ser um tipo de introdução, tem um ritmo bem lento e vagaroso, mas que não atrapalha o envolvimento com a obra.
Neste primeiro volume temos a apresentação dos personagens, e das lendas envolvendo um farol.
A narração é feita em primeira pessoa, o que nos permite conhecer a fundo a vida da protagonista. Perry me deixou muito confusa. Aos 22 anos eu imaginava que teríamos uma personagem mais independente e madura, mas fiquei um tantinho chateada ao me deparar com uma jovem que provavelmente parou no tempo aos 17 anos. Isso quer dizer que frequentemente temos divagações sobre sua semi-independência (ela trabalha, mas ainda mora na casa dos pais), e seus elogios à beleza de Dex.
"(...) eu nunca tinha visto aqueles programas de caça fantasmas na TV. Ironicamente, sou medrosa demais e minhas imaginação é muito fértil. Um programa, e eu estaria convencida de que tinha um fantasma na minha casa."
Como protagonista, Perry não irrita, mas também não me fez cair de amores. Contudo, não posso negar que ela se destaca pela sinceridade, e por ter um passado um tanto problemático, com direito a envolvimento com drogas y otras cositas más. Estou apostanto que nos próximos volumes a autora irá abordar mais complexamente essas questões.
A imaturidade parece ser uma marca comum dos personagens, já que Dex no alto de seus 32 anos (na verdade a idade dele é meio vaga, mas com certeza é algo acima dos 30 anos), mais parece um surfista de 17 anos se gabando de seu nível de descolamento. Junte isso o fato dele recorrer frequentemente a gírias, ficar mostrando a língua, e se vangloriar por ter uma namorada gostosa.
A forma como a autora escolheu abordar os mistérios envolvendo o farol me surpreendeu. Eu esperava algo mais dark, e não um rapaz com uma proposta para filmarem um webcast de terror.
Porém, a lenda sobre o farol é muito bem arquitetada. Isso sem falar nas cenas de terror envolvendo fantasmas e antigos espíritos. Não chega a dar aquele medo todo, mas impressiona.


O suspense e ação só acontece lá pelas páginas finais. Por ser o primeiro livro de uma longa série, eu já esperava um ritmo mais lento, e isso não me incomodou.
E pela primeira vez eu acompanho uma história que não gira em torno do romance. Vocês não sabem como isso foi bom, e tenso rs Eu ficava o tempo todo torcendo para rolar alguma coisa, ao mesmo tempo que gostava da forma como Halle deixava essa parte em suspenso, sem ofuscar o brilho da trama principal.
O final deixa aquele gostinho de quero mais para conhecer o restante da série, que tem milhares de elogios no Goodreads.
Dark House consegue trazer um diferencial, e se destacar entre os livros do gênero.

6 comentários:

  1. Oi Jac.
    Eu não tenho paciência pra personagens imaturos, haja saco, tem uns que fogem demais da realidade e fica difícil engolir.
    Não não gosto de terror, e sim, qualquer cena que envolve fantasmas e espíritos me dá medo e me impressiona rsrs.
    Essa dica eu deixo passar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, tudo bem?
    Eu estava mesmo em busca de um livro assim. E que bom que é uma série longa. Esse mês ainda vou comprar o livro e torcer para que os outros cheguem logo no Brasil.

    Beijos e obrigado pela dica.

    Visite-nos
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/trilha-literaria-10-lollola.html

    Tem promoção no blog

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    Participem!!

    ResponderExcluir
  3. Jacque, como vai?

    Acredita que nunca li livros do gênero terror? Acho que isso se deve ao fato de que sou completamente medrosa com essas coisas e que a imaginação tem um poder enorme, então vai que... rs

    Enfim, gostei da premissa! Espero um dia ser mais corajosa e lê-lo!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Não conhecia a série, achei interessante, mesmo não sendo o tipo de livro que eu geralmente leio, mas é bom pra sair da zona de conforto! Curti! Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque tudo bom?
    Nossa, eu fico meio relutante de começar séries com resenhas tão boas porque tem de esperar a continuação. kkk
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu achei que o maior problema foi ter deixado tantas pontas soltas nada e explicado mas como e uma serie vamos ver

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...