[Resenha] Ícones - Margaret Stohl

Livro: Ícones livro #1
Autora: Margaret Stohl
Editora: Galera
Número de páginas: 384
Classificação: 2/5

Minha Opinião:

Margareth Stohl trabalhou como designer de videogames, e é coautora da série Beautiful Creatures, e Beautiful Dangerous, ambas publicadas pela Galera.

Quando li o livro da Kami Garcia (coautora de Beautiful Creatures junto com a Margareth), e amei irrevogavelmente, fiquei animadinha para a leitura da obra solo da sua companheira de escrita. Só que a empolgação não conseguiu se manter por muito tempo.
Quando li a sinopse de Ícones, um aviso rosa neon brilhou imediatamente na minha mente, dizendo: muito promissor. Só que o enredo ficou só na promessa.
Juntem alienígenas, sobrenatural, distopia, e um toque Sci-Fi, e bata tudo no liquidificador. Basicamente foi isso que Stohl fez, só que a execução da receita se perdeu em algum momento.

A história é ambientada no ano de 2080. No dia em que a Terra é invadida por alienígenas misteriosos, toda a eletricidade cessa, e milhares de pessoas morreram.
Quem controla tudo a partir de então é a Embaixada, liderada pelos Lordes, que por sua vez, são liderados pelos Ícones.

A narração é feita em primeira pessoa por Doloria, única sobrevivente de sua família. Ela vive em uma cidade camponesa, e foi criada por Padre (que é um padre mesmo, mas não tem nome). Eles vivem na tranquilidade do campo, até que Dol e seu amigo Ro são capturados por soldados Simpas, que obedecem as ordens da Embaixadora.
Mantidos como prisioneiros na Embaixada, Dol e Ro descobrem mais sobre as estranhas marcas que eles possuem no pulso, e que eles fazem parte de uma conspiração.

Difícil citar tantos pontos negativos de um livro que eu tinha uma expectativa positiva enorme. A narrativa já começou lenta demais, porém, instigante. Muitos mistérios e pontos de interrogação se formam no início, e o tempo todo eu nutri esperanças de que uma hora a trama iria decolar. Mas infelizmente só degringolou morro abaixo.
Pra começar, Doloria não é uma personagem marcante. Sua personalidade (se é que existe) não tem nenhum diferencial, ou algum ponto que chame a atenção do leitor, e nos faça torcer por ela.
Os outros personagens também são igualmente inexpressivos. A tão temida Embaixadora permanece uma incógnita o tempo inteiro. Isso me deixou na dúvida se ela era tão má quanto parecia. Tudo parecia girar apenas em torno de Doloria, o que tornou o texto maçante e cansativo.
O único personagem que salvou foi Doc, um tipo de dispositivo falante, e que adora piadas. Eu morria de rir das tiradas dele.
"- Você queria que eu não te salvasse. Mas você sabe que sempre vou te salvar.- Eu sei, eu sei (...) Somos tudo o que temos""
O enredo é uma mistureba santa. Dificilmente um autor consegue explorar tantos assuntos com maestria em um livro (Salve Cassandra Clare e sua salada sobrenatural). Stohl parecia perdida na sua própria trama. Os alienígenas ficaram só no mistério citado na sinopse. Eles não aparecem, e eu me questionava o tempo todo como posso temer algo que nem sequer faz uma aparição na história. Se a autora tivesse explorado essa frente, talvez tivesse obtido mais sucesso.
A pseudo-captura de Dol e Ro tem furos gigantescos. Por exemplo: como eles eram mantidos sob vigilância da Embaixada, se conseguiam fugir o tempo todo? Inclusive Dol sai voando de helicóptero com o filho da Embaixadora, e ninguém nota a falta dos dois. Irrisório. Os presos do carandiru morreram de inveja da pseudo-prisão da Embaixada.
E até agora eu não engoli a história dos captores de Dol a deixarem junto com um Merc (mercenário) em um vagão de trem. Tudo muito conveniente.

O restante da história capenga o tempo inteiro. Por ironia do destino todos descobrem ser crianças Ícones, e tentam descobrir a utilidade de seus dons. Junte a isso idas a biblioteca (lógico que tem uma biblioteca com todas as respostas ao alcance das mãos), e invasão aos arquivos secretos da Embaixadora.
Por incrível que pareça, eu odiei o pseudo-triângulo amoroso. Lucas, Dol e Ro, formam o triângulo amoroso mais chato e sem sal de todos os tempos. O romance é totalmente dispensável. Ficou parecendo forçado e deslocado. E olha que eu amo romances entre melhores amigos, mas aqui não colou.
Por fim, faltou ação, reviravoltas, e descobertas de tirar o fôlego. O desfecho não tem um gancho de tirar o fôlego, ou instigar a curiosidade para o próximo volume.

Preciso elogiar a capa nacional, que ficou muito mais bonita que a original. A revisão também está impecável.
Ícones tem um ritmo um pouco mais lento do que as distopias que eu acompanho. Apesar da descrença, espero ser surpreendida com o próximo livro da série.

5 comentários:

  1. Nossa, Jacque... Que lástima. Eu li a sinopse e achei bem interessante, até fiquei curiosa para ler. Porém, me parece que ela juntou tudo e não desenvolveu nada.
    É tão ruim se decepcionar com um livro que nós tínhamos boas expectativas.
    Mas sim, a capa ficou muito bonita mesmo! :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Meu Deus eu tinha vista uma resenha desse livro que era só elogios, agora fiquei na duvida se devo ler ou não, acho melhor esperar mais um pouco para os próximos livros serem lançados.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aah, que pena que não é taaaanta coisa assim.
    :(
    Por mais que a gente tente não ir com expectativa, não dá sempre, né?
    Que pena.
    Bom, se um dia cair no meu colo Ícones, eu leio. Mas por enquanto não faço tanta questão, então.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que não iria conseguir aproveitar tanto o livro assim, principalmente pela começo lento. No momento, estou procurando livros mais ágeis.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. Bah, que decepção de leitura! Desconhecia esse livro e acredito que não irei procurar ler tão cedo. Sci-fi em si já não me interessa, misturado com outros seres e mal escrito e um enredo mal construído, com certeza não seria uma boa leitura pra mim. Gostei da sinceridade ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...