[Resenha] A última vítima - Tess Gerritsen

Livro: A última vítima #livro 10
Série: Rizolli e Isles
Autora: Tess Gerritesen
Editora: Record
Número de páginas: 384
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião: Sem spoiler

Tess Gerritsen abriu mão da medicina para se dedicar à literatura. Ela é autora de vários best-sellers, entre eles O cirurgião, Desaparecidas, O jardim de ossos, e O Clube Mefisto. Seus livros ganharam uma adaptação para as telas, através da série Rizzoli e Isles.

Eu tinha uma curiosidade enorme em conhecer a escrita de Tess, que é super elogiada. Minha curiosidade só aumentou depois que eu soube da série de TV, que só não passei a acompanhar ainda devido a falta de tempo.
Me aventurei a começar pela leitura do décimo livro. Óbvio que peguei o bonde andando em algumas partes, mas não fiquei tão perdida como imaginava. Porém, o que começou com uma leitura empolgante, acabou me desapontando profundamente.


A última vítima tem características bem marcantes de um trhriller policial, o que foi um prato cheio, já que sou apaixonada pelo gênero.
Acompanhamos em terceira pessoa, o assassinato da família adotiva de três crianças órfãs (não é spoiler, isso acontece nas primeiras páginas). Essas três crianças tem em comum apenas o fato de serem sobreviventes, por duas vezes. Aparentemente, não há nenhuma ligação na morte das três famílias. Porém, para a detetive Jane Rizzoli, as mortes não podem ter sido apenas coincidência.

Sinceramente, fiquei muito desapontada com este livro. Creio que não tenha sido apenas por um fator, e sim por culpa de vários pequenos detalhes que culminaram em um desfecho nada satisfatório.
É claro que a narrativa de Tess é espetacular. Dá para perceber o cuidado com o qual ela vai construindo sua trama, agregando elementos que deixem o leitor com a sensação de que ele pode resolver o mistério junto com as detetives. Senti como se estivesse acompanhando tudo da primeira fileira.

Intercalado com a narração da história em terceira pessoa, temos a narração em primeira pessoa que dita o ritmo thriller da obra, trazendo a visão do que seria um personagem chave na resolução de toda a trama. Os diversos POVs que a autora explorou, não me incomodou. Pelo contrário, conferiu uma visão ainda mais ampla de toda a história.
Os termos médicos, já que temos uma médica forense como protagonista, foram o ponto alto do livro. Bem ao estilo CSI. Gerritsen não limita sua pesquisa apenas nesse campo. Temos uma abordagem sobre botânica, e até mesmo assuntos extremamente complicados como astrobiologia, o que enriquece ainda mais toda trama.

Mesmo não acompanhando a série desde o início, foi fácil me familiarizar com todas as personagens. As protagonistas Jane e Maura, ganharam minha simpatia por desde o início mostrarem uma das características que eu mais admiro em personagens femininas de romances policiais: coragem e amor pela profissão. Destaque também para o elenco teen, que brilharam ao criarem um grupo de investigação dentro da escola.
O cenário todo contribuiu para que o mistério se desenrolasse a cada página. A maior parte da história é ambientada na escola Evensong, onde as três vítimas estudam. Eu ficava o tempo todo querendo saber as três crianças tinham em comum, e não pude adivinhar antecipadamente o que aconteceria. Nesse quesito, Tess soube trabalhar muito bem com o enredo, e com os personagens.
A escola, inclusive, parece já ter tido destaque em outros livros, assim como O Clube Mefisto e seus membros. Senti falta de um aprofundamento maior ou explicação em torno deles.

Paralelo a investigação, temos um vislumbre das vidas pessoais de Maura e Jane, sem ofuscar a trama principal. A família da detetive Jane é bastante peculiar, e foi engraçado acompanhar a briga entre seus pais.
Infelizmente a autora derrapou conforme ia criando a  resolução para todo o mistério do livro. Conspirações, agentes disfarçados, NASA, e segredos desencavados só Deus sabe de onde, culminaram em um anti-clímax brochante. Fora as mortes sem uma explicação convincente. É horrível concluir uma leitura com tantas perguntas em mente, e não saber se o próximo livro será capaz de trazer as respostas, mas decidi que vou dar uma chance ao restante da série.

A parte gráfica também deixou a desejar. Cheguei a encontrar o nome de Jane trocado pelo de Maura, e alguns erros que incomodaram.
Em suma, A última vítima certamente agradará aos leitores fervorosos da série. Se eu pudesse dar uma dica, diria para iniciar com outro volume, ou não ir com tanta sede ao pote se for ler este.

9 comentários:

  1. Oi, Jacque!
    Estou lidando com o mesmo problema ultimamente. A maioria dos livros não têm me agradado completamente.
    Este livro parecia ser muito bom. É uma pena que a autora tenha se perdido. Entendo sua opinião perfeitamente.
    Abraço!

    Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Jacque. Curto bastante thrillers policiais e a julgar pelo mote deste, pensei que o livro fosse muito bom. Uma pena que ele tenha deixado a desejar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, tudo bom? Não havia ouvido falar sobre esse livro ainda e confesso que só sua capa já tinha me assustado um pouco, porque sou medrosa assumida rs. Agora que tomei ciência sobre o que tratava esse livro, já tinha quase me animado, mas, só de saber que a autora se perdeu no desenvolvimento, bem, me desanimou total. É uma pena quando os autores querem incrementar muito um livro e acabam pecando pelo básico =/ Adorei sua resenha ^^'

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Nossa !!!Confesso que a capa me deixou com um pouquinho de medo RSRSR Agora sério, não conhecia esse livro, até ver aqui sua resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma observação: que medo dessa capa. huahuahuahua Confesso que eu não leria o livro não. Prefiro livros mais leves huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. EU AMO A TESS, já até fiz uma entrevista com ela, e ela respondeu prontamente e simpática. Eu gosto muito do que ela fez em seus livros, tanto na parte narrativa, quanto nos conhecimentos que ela agrega. E os mistérios são sempre surpreendentes.

    Mas então, acho que de tantos volumes em uma série, sempre vai ter aquele mais morno, então "A Última Vítima" deve ser esse. Não lerei tão cedo, porque estou com planos de começar a ler desde o primeiro, em sequência, então quando eu chegar lá vou ver se gostei ou não.

    Mas não desista da autora, por favor, kk. Te recomendo "Gélido", que é incrível!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Joshua
      vou desistir dela não
      pretendo começar do começo também rs quero muito ler todos.
      bjos

      Excluir
  7. Jacque, tudo bem com você e as crianças?
    Bom, eu assisti alguns episódios dessa dessa e até gostei, mas ele não me prederam o bastante. Quanto ao livro eu não curti muito a ideia, não sei por que, talvez eu não esteja nessa vibe. Mas a resenha está ótima.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mares-de-sangue-scott-lynch.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Jacqueline,

    Não li nada da autora ainda, mas só leio elogios sobre ela, mas que pena que o final e alguns detalhes desapontam, mas como você mencionou não podemos desistir só por causa de um livro...ótima dica...abraço.
    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...