[Resenha] As crônicas de Bane - Cassandra Clare e outras

Livro: As crônicas de Bane
Autoras: Cassandra Clare, Sara Rees Brennan e Maureen Johnson
Editora: Galera
Número de páginas: 388
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Magnus Bane, o feiticeiro mais glamouroso do submundo é praticamente unanimidade entre os leitores que leram a saga Instrumentos Mortais. Isso porque ele tem um jeito muito próprio e peculiar de se vestir, um humor refinado, e charme cativante.

E para os fãs de Magnus, a autora Cassandra nos presenteou com esse compilado de crônicas ilustrado, sobre o passado - até então misterioso - do Alto Feiticeiro do Brooklyn.
Eu sei que muitos leitores devem ter revirado os olhinhos na órbita pensando: lá vem mais um livro explorando o mundo de IM para a autora faturar mais uma graninha. Eu como fã fervorosa da série, não consegui pensar assim.
A realidade é que a vida de Magnus poderia render fácil mais uma trilogia, ou até mesmo uma série. Se tem uma coisa que eu amo, é desvendar melhor a personalidade dos personagens aos quais eu me apego. E se apegar pelo Magnus é coisa fácil, fácil. Já desvendar seu passado...

As crônicas de Bane preenche uma lacuna enorme sobre o passado do feiticeiro. E que passado, visto que ele é um feiticeiro imortal, e já viveu tantas peripécias que seria impossível contá-las no dedo.
Os 10 contos são escritos em co-autoria com outras duas autoras, o que claramente dá para diferenciar o estilo de escrita, mas nada tão gritante.
Da sua passagem pelo Peru, até a ajuda a Maria Antonieta na Revolução Francesa, passando pela crise que abalou os EUA em 1929, e finalmente chegando ao momento do primeiro encontro com Alec, temos histórias recheadas de humor, ação e situações inusitadas.

Com uma linguagem simples e narrativa ágil, alguns contos contam com mais emoção, enquanto outros tem um ritmo mais acelerado. As autoras conseguiram equilibrar perfeitamente essa diferença.
Fatos históricos são abordados, como a Revolução Francesa, e a crise dos EUA, o que trouxe um ar mais realista e rico para a narrativa.
Personagens já conhecidos por quem leu tanto IM, quanto As peças infernais (PI), aparecem em alguns contos aqui. E foi inevitável pegar um baita spoiler da trilogia PI, que só li o primeiro livro. Por isso eu aconselharia a ler esse livro somente quem já tem conhecimento das outras duas séries, para tornar melhor a experiência de leitura. Contudo, foi muito bom rever Clare, Jace e cia, e Will e Tessa.
" (...)Os vampiros cometiam crimes piores do que um assassinato. Eles cometiam crimes contra a moda. Quando uma pessoa é imortal, tende a se esquecer de que o tempo passa. Mas isso não é desculpa para vestir uma boina que foi moda na época de Napoleão I"
Além de me divertir com as desventuras de Bane, e seus amigos feiticeiros Ragnor e Catarina, eu me emocionei com o conto onde mostra Bane salvando Raphael Santiago, e os detalhes da sua entrada no submundo. Podemos entender melhor também, a sua aversão por vampiros. E o mais engraçado são seus comentários fashionistas.
Para os fãs de Malec, podem ficar tranquilos que tem um conto especial envolvendo os dois, e até cheguei a achar que ia rolar uma cena mais acalorada, mas Cassandra nos deixa só na curiosidade rs

A edição da Galera está lindíssima. A capa segue o padrão das outras, e vem com aquele brilhinho espetacular que logo remete ao estilo extravagante de Magnus. Também temos ilustrações no começo de cada conto, que arremata perfeitamente o livro.
Para os fãs de IM, e do feiticeiro Magnus, a obra é leitura imperdível.

5 comentários:

  1. Oi Jacque!

    É só coisa da minha cabeça ou a capa de "As Crônicas de Bane" veio com mais holografia que o normal? Não que eu esteja reclamando, é claro! Combina perfeitamente com o nosso Magnus. hauehauehae

    Estou lendo o livro nesse momento e amando! Deixei para ler depois que terminei TMI e TID, porque já tinham me avisado de possíveis spoillers. Achei incrível a Cassie lançar um livro só sobre o Magnus, já que ele é um dos personagens mais amados da série. <3

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, acredita que nunca li nenhum livro da Cassandra ? Tenho muita vontade de conhecer os livros dela, e esse das Crônicas de Bane está fazendo muito sucesso! Estou ansiosa para ler :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho Magnus Bane uma coisa linda <3 Foi amor a primeira vista, ele é tão sexy e lindo, que OMG *-* rs
    Pretendo ler esse livro, mas como ainda estou atrasada com Instrumentos Mortais (ainda lerei o terceiro) e nem comecei nenhum das Peças Infernais, venho adiando a leitura dele para não pegar eventuais spoillers.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Oie Jacque =)

    Minha meta ano que vem é ler toda a série Instrumentos Mortais, simplesmente pelo fato de eu ser apaixonada pelo Magnus. Pode uma coisa dessas rs...

    Em 2015 pretendo comprar poucos livros, mas esse está na lista com certeza!

    Feliz Ano Novo!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Leitura imperdível e necessária, no meu caso fundamental para minha sanidade de leitora e apaixonada por Magnus Bane. Adoro esse feiticeiro sexy e ele tem tudo que eu amo num personagem. Puxa, preciso desse livro e acho que vou fazer caixa dois com o dinheiro da feira de verduras e legumes aqui de casa...kkkkkkkkkk
    Sua resenha foi daquele jeitinho né? Para me deixar visitando sites de livros procurando preços acessíveis... aiaiai
    Jacque, quero esse livro e os dois últimos da trilogia PI, só Raziel na causa, como você mesmo disse...kkkkkk
    Obrigada pela resenha querida, adorei cada linha.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...