[Resenha] Fale! - Laurie Halse Anderson

Livro: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Número de páginas: 246
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Laurie Halse é a aclamada autora de inúmeros livros para jovens e de uma série de 12 volumes para o ensino fundamental. Fale! foi adotado pelas mais conceituadas escolas dos Estados Unidos e escolhido pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA) como leitura fundamental.

Fale! figurou na minha lista de desejados por muito tempo, e finalmente eu tive a oportunidade de lê-lo.
A sinopse me fisgou desde o primeiro momento, assim como o título e a capa. E não poderia ter título e arte de capa mais sugestivo e significativo. Fale! é um daqueles livros que além de trazer uma história que poderia acontecer com qualquer pessoa à nossa volta, aborda de maneira muito sensível o drama vivido pela protagonista.



O livro é narrado em primeira pessoa por Melinda, de 14 anos, que está prestes a iniciar o Ensino Médio. Ela adotou o silêncio como arma, após ter sido duramente criticada por ter chamado a polícia em uma festa.

Confesso que eu já sabia do que se tratava a história, e talvez por este motivo a leitura não tenha sido nenhuma surpresa para mim.
A história é contada quase que em forma de um diário, com títulos para cada tópico que Melinda aborda. A rotina escolar é detalhada em pormenores, o que tornou a narrativa um pouco cansativa em algumas partes. Confesso que muitas cenas foram desnecessárias, e teriam um melhor aproveitamento se focassem com mais ênfase na rejeição que Melinda sofria por parte de suas ex-colegas.
"Eu deveria, talvez, contar para alguém, simplesmente contar para alguém. Dar um basta nisso. Desabafar, soltar o verbo, pôr para fora o que aconteceu." (pág.119)
Imaginem ler um livro com uma protagonista que praticamente não fala? Por incrível que pareça, não é nada entediante. Isso porque entramos na cabeça da Melinda, e somos impelidos a sentir na pele o que ela está passando, e com isso, a protagonista conquista nossa simpatia.
Melinda é uma personagem muito expressiva, apesar de não se expressar verbalmente. Eu sei, totalmente contraditório, mas aí é que Anderson prova que sabe o que está fazendo. São os pequenos detalhes, pequenas ações, até mesmo nas piadas internas, que a protagonista se revela sob nossos olhos.
Através da aula de artes, e alguns pensamentos bem deprimentes, percebemos o quão oprimida Melinda se sente. Chega a ser sufocante o silêncio dela.
" A minha família não conversa muito e tem nada em comum, mas, se a minha mãe preparar uma ceia adequada nesse feriado, isso significa que então seremos uma família por mais um ano. Lógica Kodak, aparência é tudo. Só nos comerciais de TV esse tipo de coisa funciona." (Página 75)
Por tratar de um tema muito delicado, Halse vai delineando a trama com muita sensibilidade e tato. Por mais que eu já soubesse o que de fato aconteceria com Melinda, não pude deixar de me colocar no lugar da mãe dela. Apesar da família dela ter pouco destaque na trama - e demonstrar muita frieza -, fico imaginando o choque que essa revelação causaria em qualquer família, por mais desajustada que ela fosse.
O desfecho é encorajador. Tive que aplaudir de pé a atitude de Melinda. Muitas meninas tirariam lições valiosas dessa leitura.

 A edição está muito bem montada, e traz uma entrevista com a autora, e um guia para discussão no final. O início traz um poema com trechos e palavras extraídas de milhares de cartas e e-mails recebidos por Laurie. Esse poema me deixou com um nó na garganta tão grande, e com os olhos cheios de lágrimas.
Fale! é um livro que deveria ser adotado por todas as escolas do mundo. Um grito emocionante e libertador que certamente vai ficar por muito tempo em minha mente.

4 comentários:

  1. Oi Jac
    A sua resenha está perfeita, adorei, eu vi o filme e achei arrepiante, o livro ainda não tenho, mas pretendo comprar em breve.
    Concordo com você, esse livro deveria ser adotado nas escolas
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, então conhecia a premissa. Sua resenha só fez aumentar minha sede por essa leitura. Parece ser um livro simplesmente maravilhoso.
    Pretendo ler em breve!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    adoro a autora desde que li Garotas de Vidro. Ela consegue abordar muito bem, com sensibilidade e clareza, temas bastante delicados. Fale! parece ser muito bom e acho que eu amaria a obra, que imagino ser muito impactante. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Desde o lançamento tenho vontade de ter/ler esse livro, mas uma amiga (hoje ex na verdade) leu e não gostou tanto, esperava mais, então acabei desanimando.
    Mas, tenho certeza que deve ser uma leitura interessante, e mais do tipo informativa do que prazerosa.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...