[Resenha] Sirena - Margareth Stohl e Kami Garcia

Livro: Sirena
Autoras: Margareth Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
Número de páginas: 275
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião:

Eu sou uma grande amante da série Beautiful Creatures (BC), que ainda não tive tempo de terminar (parei no 17 luas). Acabei não lendo Sonho Perigoso, que era um conto de transferência da série BC para Dangerous Creatures, mas mesmo assim, decidi me aventurar com o primeiro livro, Sirena.
O que eu tenho a dizer? Primeiramente a expectativa era enorme, uma vez que eu tenho a série BC como uma das minhas preferidas em se tratando de bruxas ( e olha que nem a finalizei). Em segundo lugar, eu estava realmente curiosa para saber como seria esse prequel só por causa da protagonista: Ridley. Mas para minha infelicidade, eu me desapontei totalmente.
Com um enredo simples e sem muitas emoções, personagens novos não tão novos assim, e uma narrativa xoxa, Sirena não trouxe nada de extraordinário, e não conseguiu me conquistar.

"Vamos esclarecer uma coisa: eu tenho de ser a vilã. Sempre vou decepcionar. Seus pais vão me detestar. Você não deve torcer por mim. Não sou um bom exemplo"
Eu não sei onde Margareth e Kami perderam a mão nesse novo livro, mas creio que a mudança de POV foi um grande fator para eu já iniciar minha leitura com um estranhamento desconfortável. A narração em terceira pessoa além de impessoal, ainda trouxe inúmeros pensamentos soltos que me deixaram confusa. Era preciso muita concentração para entender o que eu estava lendo, e isso raramente - para não dizer nunca - aconteceu comigo.
Após a confusão inicial, tentei não me xingar mentalmente pela quantidade enorme de spoiler sobre o final da série Beautiful Creatures (quem mandou ler antes de ter terminado a série?).

Mas vamos falar dos pontos positivos. Eu sempre gostei de Ridley, talvez até mais do que de Lena, por conta da sua personalidade obscura. Definitivamente Rid, a ovelha negra da família Duchannes, nunca fez pose de boa moça, e sua sinceridade era uma das suas qualidades mais admiráveis. Ridley e Link juntos formavam um casal pra lá de contraditório, e confesso que apesar de não serem aquele tipo de casal que provoca suspiros, juntos eles até que eram interessantes.
A história começa com uma despedida e a ida de Rid e Link para Nova York. Não vou entrar em muitos detalhes, mas o ponto de partida é uma aposta perdida (na verdade duas) por Ridley, e sua missão de achar uma nova banda para Link.
"Justo quando você pensa que não podem surpreender, pensou. Aí você precisa se preocupar com a possibilidade de que possam fazer exatamente isso."
O aspecto mais interessante da obra são os flashback acerca da infância de Ridley. Dessa forma conseguimos entender melhor um pouco sobre o seu passado, e o motivo pelo qual ela escolheu as trevas. Tem uma passagem em especial, onde ela defende a prima Lena no colégio, em que percebemos que sua escolha teve mais a ver com renúncia e amor, do que com maldade e identificação com as trevas. Isso que a torna uma protagonista tão humana, e admirável.
Em relação a Link, ele mudou muito. Ele não parecia estar sob a influência de Rid, e isso tornou as coisas mais interessantes. Continua com suas músicas doidas que envolvem mais comida do que tudo, mas achei que em certos momentos ele foi muito duro com Ridley. Também pudera, ele também tem uma nova condição, que não vou revelar por ser um baita spoiler para quem ainda não leu os outros livros.

A maior parte da história gira sobre a nova banda de Link, formada por conjuradores. Mesmo com as músicas esdrúxulas de Link, a banda faz o maior sucesso, e fica fácil imaginar o motivo por trás de tudo. Isso sem falar no nome de umas integrantes: Floyd. Já imaginaram o tipo de piadinhas né? Link Floyd. Nãaaaao.
O vilão, já conhecido por quem já leu Beautiful Creatures, não convenceu. O drama bobo por trás da verdadeira condição de Lennox Gates, e o princípio de triângulo amoroso destoaram completamente. E pra completar o show, ainda temos um descendente de Ravenwood para complicar ainda mais as coisas.

Mas se tem uma coisa que as autoras sabem fazer bem feito, é o gancho para o próximo livro. Por mais que o meu desgosto com a narrativa e a trama tenham me desanimado, foi impossível não querer ler o restante da série.
Indico para aqueles que já estão familiarizados com o universo Beautiful Creatures.

6 comentários:

  1. Oi Jacque!

    Eu também adoro a série "Beautiful Creatures", apesar de "19 Luas" ter me decepcionado com-ple-ta-mente. Demorei para lê-lo o mesmo tanto que levei para ler os outros 3 livros, que são incríveis. Acredito que se tivesse parado no "18 Luas" eu ia ter ficado bem menos frustrada.

    Mas enfim, vamos ao ponto: eu adoro a Rid, mas sinceramente não sei se leria esse livro. Fiquei tão decepcionada com as autoras pelo motivo que citei anteriormente, que tenho medo de qualquer outra coisa que elas escrevam sobre esse mundo. Sua nota para o livro também já me deixa com os dois pés atrás.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, eu não me interesso muito por "Beautiful Creatures", mas quem sabe um dia né.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque! Eu esperava muito este livro por querer saber mais sobre a Rid e gostei muito do resultado, ao contrário de você a narrativa em terceira pessoa me agradou bastante, na verdade eu prefiro desta forma para não ficar limitada somente a um personagem e seus pensamentos. Eu fiquei bem conectada com os dilemas da protagonista e apreciei a entrada de Lennox Gates, o final foi arrasador e não vejo a hora de ler o próximo. Sobre os spoilers há uma chuva deles, não aconselho ler antes de terminar Beautiful Creatures. Que pena que não atingiu suas expectativas.
    Bjos!!!
    Cida.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uma pena que a narrativa tenha te decepcionado, li o livro individual da Margareth e realmente não gostei nem um pouco, depois dessa eu acabei desistindo de ver de conhecer essa série, até porque ela é muito grande!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma preguiça enorme pra séries ZzZzZz...
    Ainda mais quando não gosto muito do tema; nesse caso, bruxinhas e o universo meio que sobrenatural. É, sou uma criatura enjoados de gostos singulares.
    Uma pena que o livro não atendeu às suas expectativas. Quem sabe o próximo melhore, né?

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Olha pra mim elas perderam a mão sim forçando em uma nova série, espero que acabe logo e elas foquem nos trabalhos solos porque olha, ta dificil kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...