[Resenha] A ascensão das trevas - Morgan Rhodes

Livro: A ascensão das trevas livro #3
Série: A Queda dos Reinos
Autora: Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Número de páginas: 432
Classificação: 5/5

Minha Opinião: Sem spoiler

A série A queda dos reinos me conquistou gradativamente. Eu não tinha receio nenhum quanto a leitura desse livro, ou o fato da trilogia ter virado série. Acreditava piamente que Morgan me surpreenderia mais uma vez, e foi exatamente isso que aconteceu.

Para quem chegou agora, e não sabe do que se trata a série, fiquem tranquilos que vou explicar sem spoiler. Em Mítica 3 reinos entram em guerra sangrenta por poder: Paelsia, Auranos e Limeros. Em meio a guerra, o líder de Limeros - Rei Gaius - é um dos mais interessados na busca da tétrade - um poderoso cristal que trará magia e poder para quem o encontrar. Só que o poder que a tétrade pode oferecer chama a atenção de outros reinos, e de pessoas interessadas em vingança.

 Rhodes não perde tempo em sua continuação, já iniciando com um prólogo que nos deixa ansioso para o que virá a seguir. A narrativa em terceira pessoa continua dividida entre o ponto de vista de vários personagens, o que confere uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo nos reinos.
A escrita é bem reta e direta. Não espere páginas e mais páginas de descrição sobre o reino, clima, e prados que balançam ao vento. Pessoalmente eu gosto muito dessa escrita e linguagem limpa, de modo que torna o enredo muito mais atrativo, e fácil de ler.
Também não temos tempo para enrolação. O foco desse terceiro livro está na busca pela tétrade, e finalmente temos uma explicação mais detalhadas sobre os cristais, e como eles podem ser invocados.
Se tem uma coisa que Morgan não economiza, são as reviravoltas. Você pensa o tempo todo que sabe o que está por vir, mas a autora faz uma pegadinha do Malandro com o leitor, que eu até desisti de criar teorias, ou tentar adivinhar os próximos passos dos personagens.
"Você não chora quando alguém a derruba. Você levanta. Levanta e revida. E logo ninguém mais vai empurras você, porque vão ver que não vale a pena. Não deixe ninguém empurrá-la, nem fazer você chorar. Entendeu?"
Personagens que entraram no livro anterior, ganham mais destaque nesse volume. O princípe Ashur e a princesa Amara vindos do reino Kraeshia movimentam a trama com seu caráter dúbio. Por falar em caráter, o grande trunfo da série é justamente a dubiedade presente em todos os personagens (bem, talvez apenas o Rei Gaius seja a única figura perversa sem nada de bom a oferecer). E Rhodes sabe muito bem como brincar com tal qualidade, fazendo o leitor pensar o tempo todo se um determinado personagem está com boas intenções, ou não. Nesse livro aprendi a duvidar da intenção de todos.
Magnus aos poucos está mostrando realmente quem é. De todos ele era o único personagem que eu não conseguia "ler", ou compreender suas verdadeiras intenções. Confesso que me apaixonei um pouco pela sua desesperança e a fragilidade que ele demonstra em alguns momentos.
Lucia está bem mais forte e determinada. Aliás, ela é a chave de tudo, e não demonstra fraqueza diante das dificuldades. Como eu sofri com ela.
"Ódio é como fogo. queima quem o cultiva. E é muito difícil enxergar verdades mais proveitosas através de suas chamas"
Cleo se tornou uma personagem neutra para mim. Juro que eu apreciava a sede de vingança dela, mas depois de seus julgamentos errados, e ela ter cedido aos encantos de um certo alguém, eu passei a vê-la como uma oportunista.
Nic também ganha um certo destaque, e até agora não entendi a mudança de sentimentos dele (nada contra a opção que ele parece fazer, mas não me convenceu).
E os rebeldes cativaram de vez meu coração. Continuo shippando Jonas forever, e ainda acho que ele merecia ser feliz com uma certa princesa. Mas já aprendi que não devemos torcer para um determinado casal, porque tudo é muito imprevisível, até os relacionamentos.
Lysandra também é uma personagem forte, cuja história de vida me emocionou. Por falar nisso, amo o jeito como Morgan dá destaque as mocinhas de sua história. Elas não são apenas artigo decorativo no livro, muito pelo contrário.

E esse livro não seria o mesmo, se não tivesse mortes dolorosas e marcantes. Dessa vez até acho que Rhodes nos poupou um pouco, e subtraiu bem menos personagens do que nos outros dois livros. Contudo, tiveram mortes realmente inacreditáveis, e que me deixaram de coração partido.
O desfecho nos prova que não adianta tentar prever o que virá a seguir, pois Morgan sempre dá um jeitinho de trazer algo totalmente inesperado.

Sobre a edição gráfica, não tem felicidade maior do que ver sua série preferida nas mãos de uma editora competente. Não tem nenhum erro de digitação, e a revisão é bem coerente. A diagramação também não faz feio. As capas seguem o padrão americano.

A ascensão das trevas é uma aventura medieval pra ninguém botar defeito. E se não fui clara quanto ao meu amor pela série, preciso salientar: vocês precisam ler. Garanto que não irão se arrepender.

10 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas não chamou muito minha atenção, pois não faz meu estilo.
    Fico feliz que tenha gostado tanto!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo me interessar por livros desse tipo, mas esse acabou chamando minha atenção. O que me doeu foi essa capa horrível, a parte gráfica da Seguinte costuma ser tão boa.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  3. Me recordo de já ter visto as resenhas dos dois livros anteriores a esse aqui e até tenho curiosidade com o gênero, mas ao mesmo tempo fico com o pé atrás com medievais por já ter me decepcionado feio com obras do gênero.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, Jacq, me desculpe, hahaha, mas me decepcionei com essa série. Estava cheio de expectativas, e então comprei "A Queda dos Reinos" super animado, mas quando li, achei bastante superficial e toda a animação e expectativa caiu pra 0, e nem sei se tenho vontade de continuar. Eu até vendi o livro huehue. Talvez melhore do segundo livro em diante, mas é uma série que não funcionou comigo :c

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. adoro livros nesse estilo, mas estou lendo tantas séries que quero tentar terminar esse ano que aho q n leria essa. pelo menos n agora mas eu gostei então quem sabe assim que der eu tente dar uma chance.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque,
    Acho que ano passado eu não li nenhum livro de fantasia.. me toquei agora e fiquei triste haha
    Gostei muito da proposta desse e a capa me chamou atenção, também.

    Ser série desanima, mas se for boa vale a pena

    bjs e um maravilhoso fim de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. As capas dessa serie são lindas demais. Vou esperar lançar todos para comprar, pois, sempre fica mais barato depois hehe. É claro que quero ler, adoro histórias assim e sei que vou amar essa serie.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Ain, adoro o gênero literário. Amo, amo <3 Estranhamente essa série nunca me chamou muita atenção (apesar das capas lindas de morrer), e saber do que se trata me deixou curiosa demais. Quero ler <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Nossa ótima dica, uma amiga minha é maluca por livros assim vou indicar para ela ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma trilogia/série que pretendo comprar e ler futuramente, adoro a temática e sua opinião contou muito para eu querer saber sobre a história e tal.Fora que essa capa me agrada demais, me deixa curiosa pra saber o conteúdo do livro. A história em si é minha cara, adoro todo esse lance de fantasia, magia e personagens rebeldes e corajosos. Preciso encontrar um tempo para ler, quem sabe agora em 2015 rola?
    Beijos!
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/01/resenha-outlander-libelula-no-ambar.html

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...