[Resenha] O grande Ivan - Katherine Applegate

Livro: O grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 280
Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:

Eu não costumo ler livros com bichos, tanto que corri de Marley e eu na época do lançamento, apesar de ter ganhado de presente o livro. Bichos narrando então, puff, corro mais ainda. Eu amo bichos. Amo mesmo. Mas o problema com histórias assim é que eu não conseguia me conectar muito bem a elas. Coisa de doido mesmo rs. Contudo, algo na sinopse de O grande Ivan me deixou extremamente curiosa.
O livro recebeu o prêmio de melhor livro infantil de 2013 e a Medalha Newbery Honor, além de ser Best-seller #1 do The New York Times. 

Eu amo histórias infantis, e ao saber que essa era baseada em fatos reais, não consegui conter minha ansiedade para ler.
O grande Ivan conta a história de Ivan, um gorila das costas cinza-prateadas que vive em uma jaula - chamada por ele de domínio - apertada de um shopping.
A obra é narrada pelo próprio Ivan, em primeira pessoa, que nos conta sua perspectiva de viver confinado fora do seu habitat natural.
Com uma linguagem bem juvenil, simples e cativante, Applegate não apenas dá voz aos pensamentos de um gorila, como expõe os sentimentos de um animal que certamente não deveria viver isolado e trancafiado assim por muitos anos. É como se Ivan falasse por todos os animais que vivem uma experiência semelhante, e sabemos que no mundo inteiro animais vivem maus tratos daqueles que deveriam somente protegê-los.
“Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos” .
No mesmo shopping onde Ivan vive, existe ainda uma elefanta, e um cachorro vira-lata, que acaba se tornando companhia e melhor amigo de Ivan. Todos os animais também fala, e a amizade entre eles é uma coisa linda de se ver. Bob, o cão, é uma fofura .
Apesar de toda expectativa que eu tinha, eu não imaginava que a história fosse mexer tanto comigo, e me deixar tão sensibilizada.
Ivan no começo se mostra um tanto resignado a vida que leva, e procura não pensar muito na sua família. Mas quando uma nova elefanta bebê chega ao shopping, ele promete a elefanta Stella, que um dia Ruby terá a chance de viver com outros elefantes, em um zoo. E é aí que tudo muda. Usando suas habilidades com pintura, Ivan arma um grande plano para que possa cumprir sua promessa.
A filha do zelador, Júlia, se torna peça chave nesse plano. Mesmo passando por dificuldades, ele faz o que acha o certo, mesmo que isso custe o emprego dele. Difícil hoje em dia ver pessoas assim, que ajudam sem pensar em recompensas.
"Não muito tempo atrás, um garotinho parou diante do meu vidro, com lágrimas escorrendo por suas bochechas vermelhas e delicadas. - Ele deve ser o gorila mais solitário do mundo. - falou, segurando a mão de sua mãe."
O apelo aos direitos dos animais é fortemente explorado, e não tem como não se questionar sobre tantos zoológicos ou até mesmo exibições em shoppings que mantém os bichos sem os devidos cuidados. Aqui no RJ mesmo eu presenciei uma cena muito triste, no zoo da Quinta da Boa Vista, onde os animais eram mantidos presos sem muito zelo com a higiene da jaula. Para mim o ideal seria que os bichos vivessem em seus habitats naturais, e não expostos em jaulas, mas sabemos que muitos desses bichos já desaprenderam como é viver na floresta, e selva, tendo que caçar para se alimentar.

A edição do selo #irado é a coisa mais linda de se ver. O livro tem capa dura, e ilustrações lindíssimas. É o tipo de obra para colecionar, e presentear.
O grande Ivan é mais do que uma simples história. É um apelo aos direitos tão ignorados hoje em dia, e que fariam toda a diferença na vida de muitos animais. Um livro para toda família ler, e se emocionar. Mais do que recomendado.

11 comentários:

  1. As edições desse selo são demais mesmo! A editora tem bastante cuidado, e essa história parece ser muito boa, pretendo comprar em breve! ÓTIMA RESENHA

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, tenho muita vontade de ler esse livro, acho ele muito lindo e parece ter uma história incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. OI Jacque
    Já li outras resenhas positivas deste livro e acada vez fico com mais vontade de ler.
    Essa diagramação da NC é linda! Espero logo poder ler, pq a premissa da história me agrada muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Já li este livro e realmente é uma leitura emocionante que vale a pena todos lerem apesar de ser do gênero infantil todos vão amar essa leitura.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Eu amo animais e estudo veterinária. Livros assim me encantam muito. Fique muito curiosa pela história.
    Vou colocar na minha lista.
    Muito obrigado pela resenha!
    Estou te acompanhando agora...

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, morro de curiosidades dessa leitura!
    E seu blog está muitooo lindo!
    Beijos e parabéns.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  7. Sou como você que ama histórias infantis hahaha, achei muito linda a capa, e fiquei super curiosa em relação ao livro. Amo animais, se eu pudesse teria todos os tipos de bichos em minha casa hahahaha

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque,
    Que bacana um livro voltado para o publico juvenil que consiga abordar essa questão da exploração animal. Certamente, serão pessoa com mto mais consciência ambiental.
    Apesar de ser interessante pelas reflexões que o livro deve provocar, a premissa em si nao me atraiu mto.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah! Que belezinha de resenha. Sim, demorei a vir ler pois ainda não li o livro e infelizmente não será agora que vou ter jeito pra pegar o livro. Meu filho leu, mas pedi que não me contasse nadinha, ia fazer o mesmo, ia só olhar sua resenha, assim en passante e pronto, mas não resisti, li tudinho e fiquei querendo mais.
    O livro é muito lindo mesmo, quando a edição. Perfeito, e agora mais que nunca preciso saber tudinho da história de Ivan. Um fato é que amo primatas, principalmente gorilas e chimpanzés, vejo todos os programas sobre eles no Discovery e Animal Planet, o pessoal aqui de casa nem aguentam mais...rsrs
    Beijocas e parabéns pela resenha.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Jacque, estou me preparando psicologicamente para ler O Grande Ivan, hehe.
    Todo mundo fala que ele é tocante, triste, emocionante, maravilhoso.
    Quero ler, a edição está lindaaaaaaaa, né?
    Nada contra livros de animais, mas sempre fico com um pé atrás porque eles geralmente morrem e eu não gosto disso. Hahaha. Marley eu quase tive uma síncope, ainda mais porque tinha um labrador igualzinho.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Jacqueline,

    Gostei demais desse livro e diferente de você não tenho problemas com animais na narrativa, ótima resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...