[Dica de filme] Cinquenta tons de cinza

Filme: Cinquenta tons de cinza
Diretor: Sam Taylor-Johnson
Elenco:  Jamie Dornan, Dakota Johnson
Ano: 2015
Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:

E dia 12 finalmente foi lançada a adaptação do livro mais polêmico e comentado dos últimos tempos.
E eu que já não me aguentava de tanta ansiedade, fui no dia 15 sozinha (cortesia do maridão que teve que ficar com as crianças) conferir tudo no cine.

Preferi não ler nenhuma crítica sobre o filme, para não ficar com alguma ideia prévia sobre o que encontraria, e me surpreendi com o que vi.

Quando li o primeiro livro da trilogia há quase 3 anos atrás (resenha aqui), li mais por curiosidade por todos os comentários a respeito dele. Acabei que gostei muito mais do que imaginaria gostar.
A história que conta o conturbado relacionamento entre o dominador and milionário. Christian Grey, e a jovem ingênua and virgem, Anastacia Steele.

Desde o dia em que divulgaram que a adaptação para o cinema começaria a ser filmada, boatos e especulações sobre atores, cenas e roteiro pipocaram pelo mundo.


Não vou negar que eu teria escolhido um Grey diferente (eu imaginava os atores Matt Bomer ou Henry Cavil), mas quando vi Jamie Dornan em ação, preciso concordar que ele estava perfeito no papel. Sua pose era confiante, exalava masculinidade e sede por controle. Sem falar no olhar 43.
A atriz Dakota Johnson, esteve bastante convincente na pele da estabanada e virgem Anastacia, destaque para seus trejeitos provocantes, como morder os lábios e lápis.

Cinquenta tons de cinza tenta seguir fielmente a obra, com algumas suavizadas aparentes. Para começar, o teor romântico da obra foi explorado completamente, enquanto o lado dominador de Grey eu não posso dizer o mesmo.
Eu diria que a essência do livro está toda ali, só que de uma forma bem enxugada. O bom é que quem não leu o livro não ficará perdido, já que as partes principais foram preservadas.
Os olhares de desejo e paixão entre eles foi capaz de colocar fogo no cinema. Depois de assistir ao filme, li algumas críticas que citavam a falta de química entre os dois, e eu discordo completamente. Jamie e Dakota acertaram o tom completamente, e a faísca entre os dois é evidente.



As cenas de sexo foram de muito bom gosto. Os órgãos sexuais de ambos não aparece explicitamente (um alô para quem pensou que o filme seria um pornô), mas bumbum e seios são mostrados sem pudor. Contudo, as cenas não ficaram vulgar como alguns imaginavam.
O quarto vermelho da dor, uma das cenas em que eu estava mais curiosa para conferir, pecou pelo excesso de pudor. Eu esperava cenas mais demoradas, e que Christian usasse a linguagem do livro, mas até nisso eles frearam um pouco. Em uma das cenas o milionário aparece de calça enquanto usa seu chicote em Anastacia, o que destoou um pouco.


Minha única reclamação é justamente um Christian muito mais comedido que o do livro. Mostraram seu lado stalker, e até preservaram a famosa frase: "Eu não faço amor, eu fodo, com força". Contudo, poderiam ter explorado melhor seu desejo por controle.
Quem pensa que Anastacia é uma garota boba e submissa como foi mostrado no livro, vai se surpreender com a adaptação. Ela deixa Christian no vácuo várias vezes, e demonstra controle na relação. Eu pessoalmente adorei.
O humor presente no longa me levou ao riso em diversas cenas. Especialmente quando Ana assumia o controle sobre Christian. Só faltou mostrar a "deusa interior" de Ana em ação. Senti falta das cenas onde ela ousa com Christian, como quando ela faz um oral nele e o surpreende.
A divertida troca de e-mails e mensagens também não fica de fora. Confesso que paguei mico ao rir alto sozinha no cinema relembrando de cada uma, e assistindo as expressões deles ao lê-las.

A trilha sonora fecha o pacote completo. O passeio de helicóptero deles é embalado por "Love me like you do", de Ellie Goulding, um pop bem romântico e viciante. As cenas de sexo ganham contornos quentes com a voz aveludada e sexy de Beyoncé nas faixas "Haunted" e "Crazy In Love". A música que fecha o filme é a sensual "Earned It" do cantor The Weeknd. Não paro de escutar a trilha no meu celular.

Cinquenta tons de cinza se distancia um pouco das práticas de BDSM mostradas no livro, e se aproxima mais da mudança de Christian, e seu encantamento por Ana. Pessoalmente amei mais a adaptação do que o livro.
Mais do que recomendado.

28 comentários:

  1. Então, Jacque. Esta adaptação está causando o maior burburinho.
    Eu nunca li o livro, então nem posso julgar. Não pretendo ver o filme também não.
    Mas, fico feliz em saber que para você o filme superou o livro.

    ResponderExcluir
  2. Amei que a Ana do filme colocou no chinelo a Anastacia do livro, sinceramente a Ana do livro é irritando e graças aos seus tiraram fora a Deusa Interior, não vi sentido nenhum naquilo. Também gostei da falta de diálogos, alguns só tornavam a cena do livro engraçada quando não deveria. AO meu ver a adaptação supera a obra, que é uma leitura sofrível, mas isso é só minha opinião ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oi Jack
    Confesso não estar com tanta vontade assim de ver o filme. Li o primeiro livro e não gostei, até desisti de ler o restante da trilogia. O mais bacana no livro era o jeito mandão/dominado do Grey e tiraram isso? Que triste. Não estou dizendo que não vou ver o filme, estou dizendo apenas que não vou ir no cinema para vê-lo. Quando encontrar com uma boa qualidade, eu assisto.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque!

    Confesso que não gostei muito do livro. Li o primeiro da trilogia com bastante custo e não consegui passar das 100 páginas do segundo volume. Mas mesmo assim tenho vontade de assistir ao filme. Acho que a adaptação pode ser bem mais promissora. Pena que na cidade que eu moro não tem cinema e o lugar mais próximo para mim é Belo Horizonte.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    P.s.: indiquei você para uma TAG há um tempinho, espero que você responda. <3 http://www.roendolivros.com/2015/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não li os livros nem vi o filme, mas minha amiga sim, então meio que sie tudo sobre a história mesmo sem ter lido. Ela adorou o filme, como você. Tapa na cara de quem diz "pornô" né? Haha.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não vou assistir no cinema não: não gostei do livro e não quero gastar quase 50 dilmas em ingresso + refrigerante + pipoca nisso. Pra assistir, vou esperar sair em torrent mesmo. Mas eu já sabia que o filme ia ser bem light: eles queriam a menor classificação etária possível pra ter mais bilheteria, e não teve nu frontal do Christian porque o ator vetou no contrato.

    ResponderExcluir
  7. algumas cenas são engraçadas mesmo, mas eu achei que eles tiveram pouca química e fiquei incomodada pq ele pareceu um maluco, pq no livro realmente ele faz mt coisa com ela e faltou uma coisa ou outra.
    porém n tem a deusa interior, então isso ajudou muito ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica Jacque. Li a trilogia da E. L. James e detestei por inúmeros motivos, desde a escrita rasa da autora como os diálogos parcos entre os personagens principais e, infelizmente, o filme não consegue me atrair, apesar de todo o burburinho feito a respeito dele. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sinceramente não sei o que vou pensar do filme, mas pretendo vê-lo esse sábado, eu não estava ligando muito para ele até ouvir a trilha sonora e ver o trailer e seu texto me deixou mais animada para ver o filme.

    Beijos!
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi flor, eu li os três livros e fui ver o filme na última segunda, gostei bastante da adaptação, claro que há cortes e tal, mas manteve a essência! a minha amiga, que foi comigo e nada sabia da história, odiou o jeito
    Grey de ser, todo mandão e possessivo, mas conversando após a sessão consegui fazê-la compreender mais da trama, do enredo geral. O sexo é o sexo, intenso e carnal, transparecendo tanto na tela quanto nas páginas.
    dentro da proposta e das minhas expectativas sai da sessão satisfeita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Nunca li o livro e nem tenho muita vontade, mas estou curiosa para ver o filme, mas só de passatempo mesmo. Bom saber que a essência da história permaneceu no longa.

    Bjs
    www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  12. Já tentei ler ao livro quando ainda era fanfic HSAUH Mas não consegui a protagonista me irritava e todos dizem que no filme ela é mais esperta e comediante assim como o Grey, o que já é muito melhor que no livro. E adoro o lado stalker dele HSAHUSUH
    Talvez eu assista ao filme pela trilha sonora que está muito boa
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacquena época que o livro foi lançado eu curti muito a leitura, enquanto via muitas resenhas negativas e estava muito curiosa para assistir ao filme.
    Olha, eu adorei o filme, como vc disse a essência estava toda ali do livro.
    Eu odiava a deusa interior da Ana e adorei que ela não apareceu no filme, eheheh

    ResponderExcluir
  14. Eu não li o livro nem pretendo ler, confesso. Mas a adaptação me deixou curiosa, ainda mais com tanto burburinho sobre o filme rolando nesses tempos. Gostei de saber que você gostou mais da adaptação do que do livro, como pretendo assistir somente a adaptação, acho que não vou 'desgostar' completamente.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Jacqueline,

    Como não faz meu estilo não vou comentar sobre, mas vi bastante....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Jacqueline!
    Já li o livro há muito tempo e minha avaliação pra ele não foi tão boa assim. Confesso que nem fiquei curiosa para dar continuidade a trilogia, apesar de ter o box aqui na minha estante.
    Mesmo assim, não quero deixar de assistir o filme, pois já ouvi muito comentário positivo sobre a adaptação!

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Confesso que a minha opinião foi bem diferente da sua, achei a estrutura do roteiro extremamente mal elaborada. Tive a sensação de que fizeram uma colcha de retalhos com s história, sabe? Mas a trilha sonora foi mesmo de arrasar.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Não li nenhum livro da trilogia, mas quero ver o filme em breve!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque, tudo bem?
    Acho que sou uma das poucas pessoas no mundo que não quer conferir o filme. Mas que bom que você gostou, e pra adaptação ter lhe agradado mais que o livro é um ponto super positivo.
    Abraços,
    Amanda Almeida.
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olha sinceramente nunca tive interesse de ler o livro ou até mesmo de ver o filme, pois não faz muito meu gênero, mas tem muitos que dizem que o filme é bom e outros dizem que não. Tenho visto muita gente comentando nos blogs, mas mesmo assim não é um filme que eu assistiria pra te falar a verdade.

    Ontem mesmo no Jornal eu vi que por conta do filme aumentou os casos de violência sexual em Londres. Eu fiquei de boca aberta pra te falar a verdade, mas tem gente que leva o negócio muito a sério. Mas mesmo assim, achei bacana saber do seu ponto de vista. =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu vi o filme ontem e me surpreendi com o filme. Eu amei amei mesmo, apesar de ter alguns detalhes que fiquei incomodada. Mas gostei muito do filme.

    Beijos. ♥
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nem sei o que dizer... Juro que não sei o porquê de as pessoas gostarem de um relacionamento 'criado' tão superficialmente. Nada contra bdsm, eu até gosto e penso nisso caso tenha alguém, é uma forma de compartilhar o prazer.
    Eu achei a escrita muito ruim. Mal consegui ler. Parei antes de metade. Mas tipo, vem amigos dizer ' ah, mas você tem que ler inteiro'. Não, não tenho. Mas enfim, ao que parece, os atores foram ótimos nos papéis. Tanto Ana como monguinha e Chris como o tal.
    E nada contra quem leia. Afinal, minha mãe é super fã, ainda mais de outros new adults, como eu, que também gosto, porém, não gostei da trilogia da James =D
    Abraços Jacqueline, espero que não tenha criado algum atrito D:'
    leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Ainda não vi o filme, mas em breve vou ver ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  24. Oie Jacque =)

    Não li os livros e de verdade não estou muito animada para assistir ao filme.
    Essa é uma das séries literárias que nunca me chamou a atenção e tipo me falaram tanto dela que tenho a sensação que já li e não gostei.

    Minhas amigas assistiram o filme e gostaram, talvez eu ainda me anime em assistir ele no cine ;)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Olá Jac,
    bom eu vou dizer que infelizmente eu senti sim falta de algo no filme. Ele teve sim a essência do livro, mas achei que faltou um pouco mais de tato e expressões. Pois querendo ou não, mesmo Grey sendo aquele cara fodão, no livro podemos ver como ele se sente, chega ate ser palpável seu sofrimento e sentimentos. Achei que faltou em certos momentos tirar aquele ar todo poderoso e entrar aquele o qual ele mesmo sem saber é um romântico a sua maneira.
    E sim, o Jamie mesmo não sendo quem eu imaginava na época da escolha ele conseguiu nos mostrar e lembrar o Grey dos livros. Amei a atuação dele, só uma ressalva sobre certos momentos que senti falta.
    O quarto vermelho, foi mais ou menos o que imaginei, mas eles poderiam se aprofundar melhor nas cenas ou na cena que deu destaque a trilha de Beyoncé.
    Já a atriz escolhida, achei ela muto sem sal, por que mesmo a Anastásia do livro tem algo alem de inocente a mais, que a atriz na minha opinião não conseguiu capturar e me fazer ver ela, a do livro.
    Ao todo, não achei ruim nem nada o filme, ao contrario estou bem ansiosa pela continuação, pois aquele final... Meu pai foi de matar meu coraçãozinho.
    Parabéns pela crítica, adorei saber sua opinião.

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  26. Oi Jacqueline!
    Primeira vez visitando o seu blog, adorei a sua resenha, você foi nos pontos que deveria ser falados.
    Li o primeiro livro e fui conferi o filme, tive a impressão das cenas quentes serem sensuais devido as músicas que as acompanharam, não sei se foi só uma impressão minha. E também, percebi falta de diálogo com algumas também cenas do filme, para mim, foi uma pena, espero resolvam isso.
    Concordo com você sobre o filme no todo ter sido muito mais focado no romance, e acho que é isso que todos estavam já cientes, ao lerem algo de como iria ser, e adorei as partes cômicas, varias vezes não teve como não rir, achei muito criativo a forma que a direção fez com que os telespectadores pudessem compartilhar do momento intimo que foram os e-mails.
    Sobre a trilho sonora do longa, não tenho nem comentário, as músicas são ótimas, e tiveram um papel muito importante.
    Esperando a continuação, tanto do filme, como do livro, pois eu ainda não li o segundo, e com a sua crítica já estou muito querendo ler.
    Parabéns pelo post e também pelo blog!

    Bjs!
    http://literoma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amei e amei sua resenha do filme, e você sabe que sou fanática com 50Tons não é?
    Sem mais, não consigo escrever muito sem babar ovo. Jamie Dorna perfeito, Dakota linda e cativante. Tudo o que eu esperava. Simplesmente isso Jacque.

    Muito amor... doida pelo segundo filme, doida mesmo...kkkk
    Beijocas
    Vivi

    RR

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...