[Resenha] Garota Online - Zoe Sugg

Livro: Garota Online
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus
Número de páginas: 306
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Zoe Sugg, ou Zoella, tem vinte e cinco anos e é uma vlogueira de Brigthon, Reino Unido. Seus vídeos de beleza, moda e estilo conquistaram mais de 5 milhões de seguidores no Youtube, com visualizações passando de 12 milhões a cada mês.

Espero que não seja vergonhoso, mas eu não fazia ideia de quem era a autora, até ler a descrição na parte de trás do livro (em minha defesa: eu não poderia me interessar menos por vídeos de beleza). Com uma curiosidade que não cabe em mim, fui pesquisar sobre a mocinha (descobri que ela namora o Alfie Deyes, autor do livro The Pontless Book, que é um livro muito sem noção, e muito maneiro), e me deparei com toda a polêmica de que o livro na verdade foi escrito por uma ghostwriter. Como não tenho nenhum preconceito contra escritores fantasmas (não é como se eles estivessem realizando um trabalho escravo nem nada, uma vez que eles aceitam ter seu nome mantido no anonimato), me rendi a capa fofis, e a sinopse empolgante, e mergulhei na leitura.
Apesar de reunir 99,999% de todos os clichês possíveis em histórias de adolescentes, Zoe conseguiu aliar uma boa escrita com personagens interessantes, e um enredo bem bacaninha.

Penny não é nem de longe a garota mais popular da escola. Como forma de desabafar seus pensamentos mais íntimos, ela recorre ao blog Garota Online, onde ela escreve sobre sua excêntrica família, os dramas do colégio, e até mesmo sobre seus recentes ataques de pânico.
Quando ela se torna a piada da escola, sua mãe recebe uma proposta de organizar um casamento em Nova York. Mesmo com medo de ter um ataque de pânico no avião, ela topa ir junto da família, que também leva seu melhor amigo - Elliot - para a viagem.
Em Nova York, Penny conhece um garoto chamado Noah, e acaba confessando sua paixão no blog. O que ela não esperava era que Noah também tivesse um segredo, e que poderia acabar com o anonimato da Garota Online de uma vez por todas.
"- Sabe o que é um incidente incitante? É o momento no começo de um filme em que alguma coisa acontece na vida do herói e muda tudo para sempre. Você viu Harry Potter, não viu? Então, o incidente incitante desse filme é quando o Hagrid diz pro Potter que um dia ele vai ser um grande mago e entrega o convite para Hogwarts. Acho que você pode ser isso pra mim. Meu incidente incitante." Noah
Primeira coisa a ter em mente quando for ler este livro: não coloque muitas expectativas. A trama reúne situações típicas que embalaram a vida de alguns adolescentes (quem nunca pagou um mico estratosférico na sala de aula que atire a primeira pedra), com alguns exageros clássicos.
Penny é uma protagonista pra lá de engraçada, que se mete em confusões inimagináveis. No começo eu me acabei de rir com suas gafes, mas com o tempo achei over demais seus constantes micos. Ok ter os dois pés esquerdos e viver tropicando pelos lugares, só que no final alguns deslizes soaram forçados demais, como se estivessem ali somente para provocar riso no leitor.
"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre e a Coca espirra para tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim, mas fico insegura de falar sobre elas em voz alta."
A ideia do blog, e as postagens que vinham no início de alguns capítulos foram muito bem aproveitadas. Zoe (e sua escritora fantasma, whatever) não só abordaram a utilidade do mundo online em vários aspectos, como soube utilizar essa ferramenta positivamente. No blog Garota Online, Penny não tinha vergonha ou medo de expor seus pensamentos, e medos. Escrever era como uma terapia com um retorno positivo, já que os comentários dos leitores sempre a encorajavam para continuar blogando. Com o blog, Sugg ainda transmite lições muito legais sobre como lidar com o medo, deixar velhas amizades infrutíferas para trás, e a abordagem sobre os episódios de ataque de pânico após Penny ter sofrido um acidente. Sem falar no alerta para os perigos da internet, e o bullying virtual.
O enredo não é só algo bonitinho com uma casca vazia, tem uma certa mensagem que certamente será proveitosa para a faixa etária.
"Às vezes você precisa encarar seus medos para perceber que eles nem são reais"
Os clichês a princípio não me incomodaram. Penny a adolescente desastrada de 15 anos, conta também com a ajuda do seu melhor amigo gay, que não era aceito pelos pais. Esse filme todo mundo já viu por aí.
A paixonite de Penny por Noah é bem fofinha, e rende cenas apaixonantes por Nova York. E juro que eu nem imaginava qual seria a grande revelação sobre ele. Me pegou de surpresa mesmo. Mais um ponto positivo para Zoella.
Mesmo com um draminha básico já no final do livro, a leitura foi bastante divertida e despretensiosa.
Foi bom comprovar que Garota Online não era só uma capinha bonitinha. Mais do que recomendado.

3 comentários:

  1. Oi, Jacque!

    Haha, você não foi a única. Eu também não fazia ideia de quem ela era até ler uma resenha e pesquisar sobre. Assisti alguns vídeos e a achei bem legal, mas não acompanharia o vlog. Quanto ao livro, parece ser bem fofinho e divertido, apesar dos clichês e cenas exageras. Gostei de saber que não é apenas uma capa bonitinha e o livro vale a pena ser lido.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque
    Realmente essa capa é linda, mas não sei, a premissa dele não chama minha atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Só fui saber que a autora era conhecida pelo canal de beleza na sua resenha HSUAHUS Já tinha visto esse livro na livraria e tinha adorado, agora estou bem curiosa. Todo mundo que tem blog meio que acaba se identificando e apesar de clichê a história parece ótima
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...