[Resenha] Um mais um - Jojo Moyes

Livro: Um mais um
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 319
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Jojo Moyes estudou jornalismo e foi correspondente do The Independent por dez anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então, dedica-se integralmente à carreira de escritora.

Um livro de Jojo Moyes nem precisa vir acompanhado de indicação, já que me interesso por eles de imediato. Da autora já li e resenhei todos os três livros lançados (A última carta de amor, A garota que você deixou para trás, Como eu era antes de você), e nem me atrevi a ler a sinopse desse, pois queria ser surpreendida. E logo nas primeiras páginas, eu já sabia que esse romance seria completamente diferente dos outros livros que li da autora (de uma forma positivamente positiva).


Jess Thomas, 27 anos, é uma mãe solteira que trabalha em dois empregos para garantir o sustento de seus dois filhos. Como se não bastasse a dificuldade em criar ambos sozinha, seu enteado Nick - que ela cria desde os 8 anos como se fosse seu filho - sofre bullying por ser diferente. Já sua filha Tanzie, de 8 anos, tem uma grande facilidade de resolver cálculos, e é convidada para estudar em uma escola particular com uma bolsa, porém, o parco salário de Jess não pode cobrir nem as taxas de sua matrícula.
Edd Nicholls é um empresário do ramo da tecnologia, que está sendo investigado pela polícia por conta de uma atitude completamente estúpida e desesperada.
O caminho de Edd e Jess se cruza justamente quando ambos estão em uma situação delicada, embora o motivo seja completamente diferente. Jess precisa levar Tanzie para uma competição de matemática, e Edd só deseja sumir do mapa até o julgamento. Em um ato de bondade, Edd oferece uma carona para Jess e sua família, e durante a viagem eles irão aprender lições que mudará a forma de encarar a vida.
“Porque, ainda que um filho leve pedrada do mundo inteiro, se ele tiver o apoio da mãe ficara bem.” 
Apesar de fugir de todas as outras propostas dos livros anteriores - onde eu praticamente precisava ler com uma caixinha de lenço ao lado -, a fórmula de Jojo continua ali, intacta, em seus personagens tão admiráveis e humanos, que parecem ter saído do nosso cotidiano diretamente para as páginas.
Com a narração intercalada pelo ponto de vista de casa personagem, a autora dá a oportunidade de cada um sobressair durante a história.

O que mais amo nos romances da autora, é a simpatia que cada personagem extravasa. Impossível ficar indiferente a algum personagem criado pela autora, e aqui não foi diferente. Como não amar a altruísta Jess, que mesmo sem condições, decide criar o filho do ex? Acima de tudo, foi a sua visão otimista que me conquistou irrevogavelmente. Mesmo diante de tantas dificuldades, ela era capaz de enxergar a luz no fim do túnel, literalmente. 
 E o que dizer do milionário que decide ser generoso pelo menos uma vez na vida? (mesmo que ele tenha se arrependido 5 seg. depois rs).
“A lei de probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quando mais se faz, mais perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir.”
E se você está torcendo a cara pensando: mais um romance onde uma moça pobre se apaixona por um milionário, eu entendo seu receio (isso se você não leu nenhum livro de Jojo, o que eu recomendo que mude esse status NOW!). O romance passa longe disso. Você pode até pensar que não há nada de muito inovador no enredo, mas a questão é que a obra tem uma profundidade que a diferencia.
Os protagonistas não são simplesmente jogados em um mesmo local, e pimba, surge o amor. A relação de Edd e Jess vai bem além do amor à primeira vista. É uma relação recheada de aprendizado, troca, e situações improváveis.

Ao contrário das outras obras em que derramei rios de lágrimas, aqui a risada fluiu fácil. Se no começo eu pensei que a história iria se enveredar pelos caminhos emocionantes, me deparei com uma road trip pra lá de divertida e inusitada. Isso que dá combinar um milionário meticuloso, com uma família pra lá desajustada. Mas não pense que a emoção passa longe desse livro. A chave do sucesso da autora é justamente esse: saber equilibrar as emoções perfeitamente. Fui do riso às lágrimas em um curto período de tempo.

Um mais um vai muito além de um simples e mero romance entre duas pessoas com classes sociais completamente diferentes. O livro traz uma mensagem de esperança, superação, amor e personagens que somam positivamente em uma equação imprevisível.

5 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler os livros da Jojo Moyes, mas confesso que esse foi o que mais me chamou atenção. E com certeza foi por causa da road trip, porque AMO livros com road trip! Fiquei ainda mais animada para ler o livro em saber que a risada flui facilmente. Ótima resenha!

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacqueline,

    Não li nada da aurora ainda, mas tenho muita vontade e curiosidade, só leio resenhas positivas, essa é a primeira resenha que leio desse livro e vejo que a autora não perde qualidade, boa dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque
    Gosto muito da escrita da autora, na verdade li somente um livro dela e amei. estou bem curiosa para ler este.
    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Jacque, tudo bem?
    Não conheço nenhum livro da autora, mas por falta de oportunidade mesmo, porque sempre ouço ótimos comentários.
    Sua resenha me deixou ainda mais com vontade de ler algo dela.
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque,

    Eu nunca li nada da autora, por que não é o tipo de leitura que eu mais goste de ler, mas eu leio tanta critica positiva em relação aos livros dela que eu fico curiosa para conhecer mais.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...