[Resenha] Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

Livro: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Números de páginas: 316
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Jenny Han é autora consagrada da trilogia O verão que mudou a minha vida, e da trilogia Olho por olho, escrita em parceria com a autora Siobhan Vivian.
Eu, que já era fã confessa da autora por causa dos livros citados acima, me tornei uma fã ainda mais apaixonada.

Han é conhecida por trazer o universo adolescente em suas tramas, que sempre me deixam com uma nostalgia bem-vinda.
Em Para todos os garotos que já amei, conhecemos Lara Jean, que guarda cartas de despedida que escreveu para todos os garotos que já amou, em uma caixa para chapéus que ganhou de sua mãe.
Sua vida vira de pernas para o ar, quando os 5 garotos para quem ela escreveu, recebem misteriosamente as cartas. Além de lidar com a ausência da irmã mais velha que foi estudar na Escócia, sua vida vira uma verdadeira confusão sentimental.
Para todos os garotos que já amei, é a prova que uma história despretensiosa pode agradar muito mais do que tramas super elaboradas.
O texto de Han tem aquela leveza e agilidade característica, que me fez ler o livro em apenas uma noite. Capítulos curtos e envolventes são os ingredientes essenciais que contribuíram para isso.
Não foi difícil me afeiçoar a família de Lara. Como ela perdeu a mãe bem jovem, ela e sua irmã mais velha - Margot - são muito ligadas.
"A forma como tudo acontece é um tipo estranho de serendipidade. Como um desastre em câmera lenta. Para que uma coisa dê errado de um jeito tão colossal e terrível, tudo precisa acontecer na ordem certa e o momento certo, ou, nesse caso, no momento errado."
Jenny Han tem o poder de fazer até as trivialidades em família soarem interessante. Isso porque a irmãzinha mais nova de Lara era uma figura, e o esforço que o pai fazia para manter algumas das tradições coreanas (a mãe de Lara era coreana) mesmo após a morte da esposa, era algo lindo de se ver.
Só que a aparente calmaria no dia a dia de Lara é completamente arrastada após suas cartas serem enviadas. Com isso, ela precisa se explicar para Josh, ex-namorado de sua irmã, e para Peter, um colega da escola.

Gostei do fator imprevisibilidade empregado no romance. Sinceramente, até as últimas 20 páginas eu não poderia acertar quem seria o escolhido de Lara.
Apesar de achar que me apaixonaria por um determinado personagem, foi o outro que atraiu minha atenção. E pra você descobrir, vai ter que ler também rs
"Não quero mais ter medo. Quero se corajosa. Quero que a vida comece a acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim."
Me identifiquei com cada pensamento e medo de Lara. Tanto que a familiaridade já começou com o fato de eu também ser a filha do meio, e ter sofrido um bocado com a partida da minha irmã para outro estado, quando ela se casou.
Se no começo Lara é totalmente dependente dos conselhos e presença da irmã, e parece ter medo de se divertir e se apaixonar, as mudanças pela qual ela passa, e o amadurecimento da personagem são visíveis. E está é a característica que eu mais amo nos livros da Jenny: ela torna cada transformação do personagem tão familiar, que não tem como não se sentir nostálgica ao ler suas histórias.

O desfecho me deixou tão ansiosa para a continuação (que até ler a última página, eu não sabia que teria, mas fiquei tão feliz em saber que vou ter mais de Lara Jean) P.S: ainda amo você.
A edição da Intrínseca está impecável. Fontes e folhas confortáveis para a leitura, e a capa igual a original (como eu amo isso!).
Indico o livro para quem quer sair daquela ressaca literária braba, e ama histórias modestas, que nos deixam grudados a cada página.

2 comentários:

  1. Oi Jacque!! Esse livro é muito fofinho mesmo né? Acho que o elemento mais forte desse livro é a construção da Lara, ela é como todo mundo, e todo mundo se identifica um pouco que seja com ela :) Adorei a resenha!
    Beijos
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacqueline,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, vi agora a divulgação do segundo e a resenha que irei ler agora no seu blog e fiquei curioso, gostei do que li e vou anotar a dica.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...