[Resenha] 1 milhão de motivos para ca$ar - Gemma Townley

Livro: 1 milhão de motivos para ca$ar
Autora: Gemma Townley
Editora: Record
Número de páginas: 387
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Gemma Townley iniciou a carreira de escritora aos 16 anos, com a crítica de um livro para a revista Harpers & Queen. Ela é autora dos livros Manual Para Românticas Incorrigíveis, Quando em Roma, e Mentirinhas Inocentes.

 1 milhão de motivos para ca$ar faz parte da trilogia Jessica Wild, e recebe uma indicação de Sophie Kinsella, irmã da autora. Só por esse motivo eu já me senti tentada a ler o livro.
Na realidade, eu queria mesmo saber se a irmã de Sophie tinha o mesmo timing perfeito para a comédia. Tanta expectativa, para no fim me decepcionar com um livro bem mediano. Uma pena.


Devo confessar que no início eu achei o enredo muito parecido com o livro Procura-se um marido, da Carina Rissi. Com a exceção de que Carina conseguiu explorar perfeitamente a trama, o que não aconteceu aqui.
"Passar batom não reduz o seu QI. Sair com um cara não transforma você em uma criatura patética que não pode viver sem homem."
A obra é narrada em primeira pessoa por Jessica Wild, que de uma hora para a outra, descobre que é a única herdeira de uma fortuna de quatro milhões de libras. Só que um pequeno detalhe a impede de colocar as mãos na fortuna. Grace, sua amiga do asilo que deixou a herança, acreditava que Jessica era casada com o chefe, Anthony Milton. Sendo assim, o testamento mencionava o nome de casada, e é por esse motivo que ela precisa convencer o chefe a se casar com ela em um prazo de 51 dias.
"(...) Mas esse é o problema dos contos de fadas - eles acalentam o coração, são reconfortantes e tem finais felizes, e mesmo você sabendo que a vida não é assim, é agradável fingir que aquilo é real, só um pouquinho."
Eu amo chick-lit, pois sempre que estou precisando de uma leitura mais despretensiosa para relaxar, são eles que me tiram da ressaca literária.
O problema com 1 milhão de motivos para ca$ar começou na narrativa. O texto parecia dar voltas no mesmo lugar, com Jessica repetindo os mesmos pensamentos mais de uma vez, e sempre prolongando um determinado assunto sem muito a acrescentar na narrativa.

Jessica é mais uma daquelas personagens com jeito caricato, e que possui auto-estima 0. Pior que eu enxerguei o potencial na protagonista, mas esse potencial me pareceu não ser bem desenvolvido. As transformações que ela passou para tentar conquistar o chefe não renderam cenas engraçadas, o que é deprimente em um livro do gênero. Quando eu pego um chick-lit para ler, espero ao menos dar risadas com as situações que envolvam a protagonista, o que não aconteceu em nenhum momento.

O "Projeto Casamento" como Helen, a amiga de apartamento de Jessica o nomeia, nada mais é um projeto que tenta fazer uma transformação em Jessica ao estilo Uma linda mulher (só que sem o gatão do Richard Gere pra gente suspirar). Some a isso uma prostituta que ensina a Jessica alguns truques de sedução, e algumas cartas e situações vergonhas que ela precisa passar no trabalho, ao fingir que seu ex namorado não aceita o final do relacionamento "fake". Achei tudo muito exagerado e irreal.
O romance foi sofrível. Vocês sabem que eu sou o tipo de leitora que se "vende" facilmente por um bom romance, mas nesse caso, nem isso conseguiu salvar o livro. O que eu posso dizer? Anthony não conseguiu me enganar.

Pode ser que o romance engrene no segundo livro, e a comédia prometida consiga ser promissora. Gostei muito do estilo da capa (que ficou bem mais bonita que a original tão sem sal).
1 milhão de motivos para ca$ar tinha tudo para ser A comédia, porém, deixou um gostinho amargo, que eu espero ser esquecido com o próximo livro da trilogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...