[Resenha] Anna vestida de sangue - Kendare Blake

Livro: Anna vestida de sangue
Autora: Kendare Blake
Editora: Verus
Número de páginas: 247
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Kendare Blake se formou em escrita criativa na Universidade Middlesex, em Londres, e é autora de seis romances.

Esse livro já era muito comentando (comentários mega positivos, por sinal) antes de chegar ao Brasil. Quando lançou, as expectativas já estavam nas alturas.
Eu não sei direito o que esperava da história. Eu não imaginava que seria um narrador masculino, mas a surpresa foi extremamente positiva.



Cas Lowood herdou a antiga vocação do pai: ele usa o antigo punhal de seu pai, para eliminar fantasmas. Aos 17 anos, ele leva uma adolescência nada comum. Cas e sua mãe viajam ao redor do mundo caçando espíritos sanguinários, que perambulam por aí para vingar suas mortes.
Assim, ele recebe a missão de caçar e matar um fantasma conhecido como Anna Vestida de Sangue. Ao chegar em Thunder Bay, a tarefa que no início parecia simples, se torna muito complicada. Anna é um fantasma diferente de todos os outros que Cas já matou. Ela aparece com o vestido branco com o qual foi morta em 1958, pingando sangue, e com uma fúria descontrolada.
Matar Anna não será uma tarefa fácil, ainda mais depois que os sentimentos de Cas pelo fantasma ficam cada vez mais confusos.
"Enquanto caminho de volta para o carro da minha mãe, tento recuperar o controle da situação, Vou pegar Ana, não importa o que ela pense. Porque eu nunca falhei antes, e também porque, no momento em que ela me disse que não podia me deixar matá-la, foi quase como se desejasse poder deixar. Sua consciência a torna especial em muitos sentidos"
Não é a toa que eu amo histórias de suspense e terror. Anna vestida de sangue pode não trazer o enredo mais inovador de todos, mas ganhou muitos pontos comigo, justamente por trabalhar os clichês tão perfeitamente.
Temos um protagonista masculino que não entedia, e faz reflexões extremamente divertidas. O humor é bem dosado. Não torna a obra caricata, mas dá aquela suavizada nas cenas mais tensas.
A narrativa também foi a principal responsável pelo sucesso da obra. A narração é despretensiosa, e ágil. Impossível ler um capítulo, e não ficar com curiosidade para o que viria a seguir.


As personagens são a epítome do clichê. Temos a garota popular que corre atrás do garoto novo na escola, o desajeitado esquisitão apaixonado pela garota popular, e temos Cas.
Cas em muitos momentos não soava como um garoto de 17 anos, mas eu atribui isso ao fato dele ter tido responsabilidades diferentes a de qualquer outro adolescente. Ao invés de se preocupar com notas escolares, ele saia pelo mundo caçando fantasmas.
Os clichês não me incomodaram, uma vez que eles foram bem trabalhados. As personagens foram brilhantemente caracterizadas.

As primeiras aparições de Anna me assustaram de verdade. Na realidade, toda história de fantasma que eu leio me deixa muito impressionada (eu sei que fantasmas não existem, mas vai lembrar disso com tudo apagado às 4:00 da matina)
Não nego que fiquei com medinho de ficar na sala lendo o livro sozinha, e o engraçado é que terminei o livro de madrugada, então imaginem o medo de ir ao banheiro com tudo apagado.


A mitologia sobre os fantasmas trouxe algo inovador. Apesar da aparência etérea, eles tinham o poder de tocar nos humanos.
Gostei da forma como a autora fez a construção do mundo sobrenatural, e encaixou tudo isso em nosso mundo. Soava bastante crível.
O pseudo-romance entre Anna e Cas foi o único fator que me incomodou. Estranho pensar que ele se apaixonaria por um fantasma que tirou a vida de várias pessoas, e ainda por cima tinha uma aparência assustadora. Mas se tornou justificável pelo fato do menino nunca ter levado uma vida normal.
Quando o passado de Anna, e a sua morte vieram à tona, foi que eu consegui entender o carinho que Cas nutria por ela. Essa parte foi muito dolorosa e triste.
Apesar de ter terminado com um desfecho satisfatório, soube que a autora lançou uma continuação, Girl of Nightmares, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Se você é fã de séries como Sobrenatural e American Horror History, então Anna vestida de sangue  é uma ótima pedida.

8 comentários:

  1. Oi, Jacqueline!
    Gostei muito da premissa do livro e da sua resenha. O tipo de sobrenatural que eu costumo gostar é esse descrito por você. Faz tempo que não leio nada assim... Também não me incomodo com clichês, desde que o autor saiba usá-los a favor da sua história. Vou tentar encaixar nas próximas leituras.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline!
    Fiquei curiosa com esse livro especialmente pelas cenas de tensão/terror. Gosto de livros que me deixam assim! O romance, entretanto, me desanima um pouco em ler.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Desde a primeira vez que vi esse livro sendo comentado por aí, já fiquei doida para ler ele, pois logo de cara a capa me atraiu. Adorei a resenha e vou tentar ler ele o quanto antes!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque
    Guria, eu fui conhecer este livro no Mochilão da Record, e eles acabaram me deixando com medo deste livro, só que eu acabei ficando curiosa pela história.
    Pelos seus comentários o livro parece ser muito bom, e daqueles que dá um arrepio na espinha, um medinho. Adoro livros como este, e quero ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!

    Histórias de terror não são minha praia e, assim como você, fico com medo de fantasmas durante a leitura ou filme, etc, haha. Estou muito curiosa para ler este livro, especialmente para saber como são as aparições de Anna. Fiquei um pouco desanimada quando soube que terá romance, pois achei que a narrativa iria focar no sobrenatural, mas ok.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tu começou a falar e eu automaticamente lembrei de Supernatural. Quando disse o nome do protagonista soltei um "tá de sacanagem" hahahahaha amo história sobrenaturais e não vejo a hora de ler esse livro, mas confesso que esse pseudo-romance está me deixando um pouco intrigada, beirando o bizarro demais.

    Adorei a resenha, flor. Parabéns!
    Beijinhos, Tea Desk

    ResponderExcluir
  7. Tu começou a falar e eu automaticamente lembrei de Supernatural. Quando disse o nome do protagonista soltei um "tá de sacanagem" hahahahaha amo história sobrenaturais e não vejo a hora de ler esse livro, mas confesso que esse pseudo-romance está me deixando um pouco intrigada, beirando o bizarro demais.

    Adorei a resenha, flor. Parabéns!
    Beijinhos, Tea Desk

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é realmente incrível, logo de cara fiquei apaixonada por essa capa que sejamos sinceros é MARAVILHOSA, quando li a sinopse deu mais vontade de ler ainda, resultada da leitura foi que me apaixonei mais ainda, a Anna apesar de ser a Anna me conquistou, junto com o Cas e o Thomas e todos os outros.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...