[ Resenha] Água para elefantes - Sara Gruen



Livro: Água para elefantes
Autor: Sara Gruen
Número de páginas: 271
Editora: Arqueiro/ Sextante

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

  
Este livro foi o primeiro romance que li, após a maternidade. Tinha curiosidade de ver o filme, e como sempre gosto de ler o livro antes, por achar que possui maior riqueza de detalhes, passei ele na frente de todos outros da lista, e terminei a leitura em dois dias.
A leitura é fácil, pois se trata de uma narração em primeira pessoa, no caso o ponto de vista de Jacob.

Jacob Jankowski, de 23 anos, é um estudante de medicina, que vê sua vida mudar completamente após a morte dos pais.Quando está para realizar as últimas provas da faculdade, ele recebe a notícia sobre o acidente de carro que vitimou seus pais. Sem saber o que fazer, e completamente sozinho, ele desiste das provas, e sai sem rumo até encontrar um trem em movimento, quando decide pular, sem saber que está a bordo do trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Ele conhece August, o chefe do setor de animais, e o Tio Al, empresário e dono do circo, que logo o contrata para cuidar dos animais.
Sob as lonas do circo, ele se apaixona por Marlena , a estrela do número dos cavalos, e esposa de August. E também por Rosie, a elefanta, que deveria ser a salvação do circo.
A narração se intercala entre o idoso Jacob, com seus 90, ou 93 anos (nem ele mesmo sabe ao certo) na casa de repouso onde sempre tenta confrontar as enfermeiras e os outros idosos da casa. E o Jacob de 23 anos que vive sua experiência de veterinário no circo.
Minha opinião: Eu confesso que nunca gostei de circo. Sempre tive medo quando montavam as lonas, na antiga cidade onde eu vivia quando criança. Imaginava que eles maltratavam os bichos e tudo o mais, e não via muita graça em palhaços ( tá, na verdade eu detesto palhaço). E precisei deixar de lado esse não gostar, para entrar na onde do livro e de toda a narração, e só tenho uma palavra para ele: apaixonante.
O idoso Jacob já me conquistou com o seu jeito de contestar tudo...rs eu também sou assim (me sentia A idosa de 26 anos). Em algumas partes eu achei cruel ser esquecido pela família em um lar para idosos, por mais que a casa de repouso seja super bem equipada. 
Mas vamos a parte do romance, que é o que interessa: me identifiquei total com a Marlena, talvez por ela ser nervosa e ter o tique de balançar os pés incontrolavelmente como eu...rs Mas achei que ela podia aparecer mais na história.August é o tipo de personagem que você não sabe se ama ou odeia, mas no fim você acaba definindo um dois dois.
A narração sobre o trabalho no circo é repleta de detalhes que engrandecem a obra. Parece que eu estava literalmente no circo, e não só no espetáculo, mas também nos bastidores.

Outros personagens em segundo plano, como o Camel e Walter, só fizeram meu amor por Jacob crescer ainda mais.
O final é perfeito e prepare os lencinhos porque o livro é de fazer chorar, refletir e se apaixonar.
Recomendo muito e ele já entrou para minha listinha de favoritos.
Estou doida para assistir o filme, que tem o ator Robert Pattinson no papel de Jacob, e a atriz Reese Whiterspoon no papel de Marlena, e confesso que não consegui imaginá-la no papel, especialmente pela descrição de Jacob quanto aos cabelos (que seriam claros, mas não loiros como o da atriz) e também a questão da idade (no livro ela tem 21 anos e a Reese tem 35), mas isso não tira o brilho do filme, que só de ver o trailler eu choray...rs



Capa original, antes do filme ser lançado:



















Cena do filme: Jacob com Rosie.







Bjos

4 comentários:

  1. Aiii Eu queria ter mais tempo... Eu tenho esse livro, sei que ele é lindo... Mas ainda não tive tempo de ler, tem sempre um que passa na frente dele na fila! Mas vou ler...

    ResponderExcluir
  2. Eu não dava nada pra esse livro (também nunca fui fã de circo) mas amei. Não conhecia a capa nova, mas prefiro a original :)
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não estava esperando muito desse livro
    Mas me surpreendi
    Muito melhor que eu imaginavaa
    Valeu a pena lê-lo

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, quero muito ele!): Mas assisti(não poderia perder meu lindo Rob em cena)e o filme é tão encantador, me emocionei muito! *-*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...