[Resenha] Mathida Savitch - Victor Lodato

Livro: Mathilda Savitch
Autor: Victor Lodato
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 306
Classificação: 5/5



Minha opinião:

Victor Lodato é dramaturgo e poeta . Suas peças ganharam diversos prêmios, entre eles o Kennedy Center Fund for New American Plays. Mathilda Savitch, seu primeiro romance, foi publicado em onze países.

Após a morte de sua irmã mais velha - que foi brutalmente assassinada, jogada na frente de um trem por um desconhecido, Mathilda Savitch precisa lidar com o luto e o distanciamento de seus pais. Abalados pela tristeza indizível que se abateu sobre eles após a morte da filha mais velha, eles parecem querer enterrar o passado, e trazer a morte de Helene à tona se torna estritamente proibido.
 
Paralelo a inércia de seus pais e aos constantes ataques terroristas que acontecem pelo mundo, Mathilda tenta desvendar o mistério em torno da morte de sua irmã ao mesmo tempo que passa pela complicada fase da adolescência.
"Vejo que papai está sofrendo e que a dor dele é diferente da minha. Dá pra sentir um oceano entre nós, com a água escura e muito gelada. Será que alguém disse que o luto é uma ilha? Se não o disseram, digo eu. É minha invenção. Um dia você poderá consultá-la no livro de citações citáveis.
O luto é uma ilha. - Mathilda Savitch." (pág.132)
 
Mathilda Savitch traz a história triste e pungente de uma adolescente carente que ao cometer maldades, tenta desesperadamente chamar a atenção de seus pais. Um ano após a morte violenta da irmã, Mathilda diz que quer ser "terrível". Seja jogando pratos no chão ou beliscando seu cachorro, as tentativas de atrair atenção para si, parecem não surtir efeito.
Um mistério constante ronda a mente da adolescente: Quem teria empurrado sua irmã, e por que ele fez isso? Obcecada em encontrar o assassino que ainda está à solta, ela decide vasculhar os e-mails da irmã, procurando encontrar alguma pista.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Mathilda, cuja idade não é citada, mas a julgar pela experiência recente da primeira menstruação, supõe-se que seja algo entre os 12 e 14 anos. Ela atravessa uma fase de adaptação, abandonando a infância e tendo que lidar com seus desejos e sua sexualidade. Aqui temos um verdadeiro conflito interno, onde a protagonista diz amar sua amiga Anna, mas fantasia namorar seu vizinho Kevin.
Através de capítulos curtos e perfeitamente estruturados, o leitor irá mergulhar na mente conturbada e contraditória da precoce pré-adolescente. Inteligente, pragmática e emotiva, Mathilda me conquistou por sua fragilidade aliada a uma personalidade forte. Vivenciando conflitos “adultos”, ela busca constantemente por uma fuga da realidade, como da vez em que se esconde no porão, para não ter que lidar com a negligência de seus pais.

O que engrandece o romance é a forma natural com a qual o autor aborda a ambivalência dos sentimentos da protagonista: em um momento ela tenta desesperadamente receber a atenção da mãe, no outro ela confessa que desejaria vê-la morta. Particularmente, a sinceridade da personagem foi o ponto que mais me atraiu na história. O autor nos leva a refletir quantas vezes refreamos nossos pensamentos mais obscuros, com medo de externar nossos sentimentos, e causar choque nas pessoas. 

Alguns personagens secundários apenas complementam a narrativa, mas não possuem destaque na mesma - embora suas histórias estejam entrelaçadas com as de Mathilda. Senti que o autor poderia ter se aprofundado mais na questão da mãe, que se tornou alcoólatra no período do luto.

O mistério acerca do assassino vai ganhando destaque conforme a trama avança para seu final, e nos deixa apreensivos para conhecer o desfecho, ao mesmo tempo em que torcemos para que Mathilda consiga encontrar o caminho para o coração de seus pais.  Com uma narrativa autêntica, vibrante e no final emocionante, Lodato transmite as inseguranças e emoções de forma suave, porém em alguns momentos utiliza de um humor morbidamente perverso, o que torna a obra única.

33 comentários:

  1. Olá Jacque tudo bom?
    Já tinha visto esse livro pela blogosfera mas nunca parei para observar a sinopse ou ler sobre o que se tratava a história. Parece ser um livro mais profundo, não sei se estou certa dizendo assim. Gostaria de ler esse livro, acho que estou em uma época para livros assim. A temática, além de tudo envolve uma morte, suspense, e isso muito provavelmente prenderia também a minha atenção. Fiquei curiosa!!
    A capa não é lá aquela belezura, mas eu leria sim =]
    Ótima resenha =]
    Beijinhos,
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já vi que o livro não é bem o que eu imaginava que seria, mas, mesmo assim, a vontade de ler continua.
    Gostei de ler um pouco mais sobre ele para que eu pudesse entender melhor a história.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque! :)
    Wow, a sua resenha é de tirar o fôlego. Muito boa!
    O livro parece ser bem interessante e forte, fiquei curiosa.

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Ainda não conhecia esse livro, mas lendo sua resenha fiquei curiosa pra ler esse livro, por se tratar de uma tema forte.. Amei vai pra minha lista *-*
    Adorei a resenha parabéns ^^

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  5. Ei, eu já tinha visto uma resenha do livro em outro blog, mas não tinha gostado tanto quanto dessa. Fiquei morrendo de vontade de ler! (assim que eu me liberar para comprar) ;x

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Essa estoria me pareceu bem triste
    E um grande desafio para essa menina
    Mas a capa é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tava julgando o livro muito errado. Pensei que não passava de uma história sem sentido. Mas sua resenha me abriu os olhos e fez que assim que póssivel, eu ler esse livro. rs! A resenha como sempre, perfeita! bjs
    Lucas

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não tinha ouvido falar nesse livro. Mas a sua resenha me deixou interessado.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    ótima resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    É primeira vez que vi este livro e li uma resenha!
    Achei o assunto muito interessante e forte.
    Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que ouço falar desse livro, mais o enredo me agradou apesar de não ter gostado muito da capa.
    Ótima resenha!!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, na verdade ainda não tinha lido nada sobre esse livro. Só reconheço a capa, pois já vi no skoob! hahaha
    Mas a sua resenha ficou ótima e fiquei interessada no livro, vou colocá-lo na minha lista!

    Tem PROMOÇÃO do livro "Beijada por um Anjo 5" lá no Sook. Depois passa por lá e confira!!!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai que legal, apesar de não curtir muito o estilo, não posso negar que fiquei interessada.

    Gosto de personagens assim, que não tem medo de ser o que são.

    Adorei
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a capa desse livro, já vi algumas pessoas falando que é sem graça, mas eu acho o maximo.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Este livro parece ser uma leitura bem intensa, ou melhor dizendo tensa. A sua resenha, mostra a quantidade de conflitos que a personagem vive, e que, nada mais são os conflitos de tantas pessoas.
    Não parece ser uma leitura fácil, mas deve ser muito rica.
    Bjos.

    Cida
    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jack!
    Adorei a história do livro. Deve ser diferente de tudo ver as emoções conflitantes da Matilda enquanto passa por toda essa fase de transição. O final é satisfatório? Quero muito ler. E essa capa me chamou totalmente a atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu não imaginava essa história para o livro e fiquei mega curiosa, mas estou completamente sem tempo :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque!
    Não tinha visto nenhuma resenha desse livro ainda e gostei muito! Não sabia do que se tratava a história, e o drama pelo qual a protagonista passa parece terrível, não consigo imaginar o que faria se alguém próximo de mim viesse a falecer e eu fosse tão jovem.
    Parece uma história muito bonita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar desse autor Victor Lodato. O livro parece ter uma história bem envolvente e emocionante. Me interessei!
    Beijos e um ótimo feriado.

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  19. Oiiie Jac!!! Para de falar que eu não te dou bola, senão vou te afogar no copo de coca -cola. rsrsrs
    Não conhecia o livro, mais lendo sua resenha fiquei curiosa, um livro que pelo pouco que mostrou, cheio de emoções, realmente me prendeu. Só não gostei da parte de beliscar o cachorro u.u
    Parabéns.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  20. Oie Jack :)
    Nossa é a primeira vez que vejo esse livro e leio algo a respeito, pela tua resenha me transmitiu ser um livro bem forte!
    Humor perverso oO
    OMG!
    Sou medrosa rsrsr não sei quando irei ler, mas me interessei.
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Jaque,
    Muito legal a sua resenha. O livro jáme conquistou e a história parece ser daquelas que prende a nossa atenção do começo ao fim.

    ps: tem post novo lá no blog ;)

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  22. Enfim, a resenha saiu! Eita parto! HAHAHAHHAHA

    Continuo não querendo ler o livro, amiga. Mesmo com sua resenha mt boa... :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia este livro. Não sei exatamente se eu iria gostar do mesmo, mais confesso que fiquei bem curiosa. Bela resenha amiga*
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Jac!! Feliz demais em ler sua resenha e saber que gostou do livro! Eu quero ler também! Tomara que eu possa fazer isso em breve! \o/

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  25. Jaque, adoro livros mais densos como esse. (Não estou nesse momento agora, pois depois de dois livros da Lionel Shriver, precisei de um mês de livros leves) E sua resenha é a primeira que leio da obra e me lembrou láá no fundo, Precisamos falar sobre o Kevin. Não sei porque, simplesmente vi alguma relação e isso contribuiu para que minha vontade de ler :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. me interessa muito isso de pessoas em situações pós-trauma :) gostei muito da capa, que livro interessante!

    ResponderExcluir
  27. Será que eu sou o único do mundo que nunca ouvi falar deste livro? Deve ser bom :)

    Com amor, Yann.
    http://mantidoemsegredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Jacqueline do céu, que resenha PERFEITA é essa?
    Tô aqui babando na frente do pc. Parabéns mesmo1
    Achei a capa boba, mas depois de tudo o que li aqui, lista de desejados, aí vai você!
    Opiniões muito bem argumentadas. Não conhecia o livro, nunca tinha visto na vida.
    Mas quero ler. Por tua causa :D

    Beijos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  29. Nossa senhora Jacque que resenha linda!Será que um dia chegarei aos seus pés?Muito,mais muito perfeita,super objetiva e extremamente simples,chamando a atenção do leitor para comprar o livro.
    Você está de parabéns!
    beijokas....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Jaqueline,


    Não conhecia esse livro e achei muito interessante o assunto e a capa é muito legal, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Jacque!
    Nossa, q livro intenso, hein! Parece ter forte emoções. A capa é mto interessante, acho q reflete um pouco a confusão mental da Mathilda.
    Curioso ser escrito por um homem e até msm relatar a experiência da primeira menstruação da personagem.
    Gostei da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Deve ser um daqueles livros de história única que emociona. Quero muito ler, apesar de, sendo essa a primeira resenha que leio dele, não ser exatamente o que eu achava que era rs. Mas ainda assim, quero ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  33. Esse livro é tipo "WOOW" ! rs.

    Preciso lê-lo, LOGO.

    Bela resenha! (:

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...