[Resenha] Serena - Ian McEwan

Livro: Serena
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 380
Classificação: 5/5 (favorito)
Comprar: Saraiva

Minha Opinião:

Serena é uma jovem que se formou em matemática (sem louvor algum), e que encontra prazer na literatura, dedicando horas a leitura de romances de seus autores preferidos, e se arriscando em conhecer novos.
Após escrever um artigo literário para a coluna da revista ?Quis?, ela conhece Tony Canning.

Apesar de ser bem mais velho, Serena se encanta por Tony, e se torna sua amante. É o próprio Tony quem a prepara para a entrevista que ela terá com o Serviço de Segurança britânico.
Quando Tony sai de cena - deixando milhares de questionamentos na mente de Serena - ela não vê outra saída além de concordar em trabalhar no MI5.
Promovida graças a recomendação de Max Greatorex, seu trabalho é recrutar o escritor iniciante Tom Haley para a Fundação, que nada mais é um projeto que funciona como uma fachada, e na realidade é financiado e controlado pelo MI5.
"Na minha opinião havia um contrato tácito com o leitor, que o escritor devia honrar. Nenhum elemento de um mundo imaginário e nenhum dos seus personagens deveria poder se dissolver por causa de um capricho do autor. O inventado tinha de ser tão sólido e consistente quanto o real. Era um contrato que se baseava numa confiança mútua." (pág. 234)
McEwan esteve este ano pela segunda vez no evento Flip, ao lado de Jennifer Egan, para o lançamento mundial de seu novo livro. No evento, o autor de "Reparação" e outros 11 romances, soltou um baita spoiler de Serena, que eu só fui saber após de ter concluído a minha leitura. Não que isso faria diminuir o meu interesse e apreço pela obra.
A primeira coisa que o leitor precisa ter em mente, é que Ian não é apenas um escritor. Ele é um manipulador de emoções, e isto fica claro para quem mergulha de cabeça nas primeiras páginas de seu romance.

Apesar de ser composto em sua maioria por narração, e possuir escassos diálogos, o texto nunca atinge um ritmo maçante, mesmo quando a protagonista discursa sobre a política dos anos 70. A Guerra Fria, e o tom presunçoso do Serviço de Segurança, que acredita ser o responsável pela prevenção contra o terrorismo do IRA na Inglaterra, são assuntos profundamente conhecidos pela nossa espiã.
A história atinge seu ápice quando Serena lê os contos de Tom, e imediatamente se apaixona por eles. Determinada a desvendar a brilhante mente do autor, ela flerta com a possibilidade de ser uma personagem de seus contos, e em determinados momentos sente ciúme de seus personagens masculinos.

Os contos de Haley, têm muito em comum com os contos que Ian escreveu no início de sua carreira. Não posso afirmar que Haley seja um alter ego de Ian, mas afirmo que me apaixonei sem medida por ambos. O que me chama mais atenção é a perfeição com a qual o autor descortina a mente feminina, e discorre pelos pensamentos mais íntimos da protagonista. Serena é uma personagem que possui grande pronfundidade psicológica, o que rende mais um ponto para a percepção excepcional de McEwan.

A narrativa extremamente viciante, detalhista e inebriante, converge para um final surpreendente. Durante metade do livro, o autor nos dá pistas do que virá pela frente (por isso o leitor deverá também se tornar um espião), e mesmo imaginando o que estaria por vir, as últimas páginas me pegaram totalmente desprevenida.
Serena não é só um romance sobre espionagem, ou sobre como todo leitor desejaria entrar na mente do autor. Nem tampouco sobre as inspirações que um escritor encontra para criar um romance de sucesso. Serena é simplesmente um dos livros mais geniais que já li.
Ouso afirmar que será impossível ler algo que produza tamanho impacto, quanto Serena me causou. Agora só me resta ler outros de seus romances, para cobrir o vazio que senti ao terminar de ler a última linha.
Só posso desejar que você tenha a mesma sorte e o privilégio que eu tive, de ter em mãos essa obra prima da literatura, e que apaixone-se do mesmo modo que eu.

27 comentários:

  1. A cada resenha que leio sobre Serena fico com mais vontade de conhecer a história. Como não se interessar por um livro que mistura guerra fria e escritores?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Pelo que ententi, é um livro denso... intenso.
    Tem que estar nesse clima pra ler um livro assim!!!

    Amei a resenha. Eu acompanhei a Flip, vi o lançamento deste livro, mas nem prestei atenção em spoiler, rs.

    Enfim, parabéns de novo e de novo e de novo!!!


    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto o livro, mas não sabia sobre o se tratava, pela capa pensava em algo do tipo de violência sexual ao, sei lá, auto-flagelação e passei foi é longe \o PALMAS PARA MIM.
    Me interessei muito pelo livro, mas não estou na momento de ler ao desse tipo :)
    Parabéns pela bela resenha Jac.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. ah eu to com muita vontade de ler esse livro depois da resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele até agora! E fiquei super curiosa com a sua! Adoro livros que se passam em um contexto de Guerra e acho que amaria esse livro. Amei sua resenha!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mais uma resenha para aumentar minha vontade de ler Serena. Livros que passam durante guerras são sempre legais. E saber que ele é um livro genial, me faz sentir que é uma leitura obrigatória.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e para falar a verdade, achei o enredo dele complexo demais, para o meu gosto, por isso não tenho muita vontade de ler ele agora.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Oi Jac!
    Com essa resenha parece ser um livro bem inteligente, e gostei do fato de IAN não ser um simples escritor...acho que muita estória vai rolar! Adorei a resenha.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com essa complexidade e sendo assim diferentes do que geralmente lemos, e sua resenha tão emocionada me animou mais ainda.
    Não tenho visto muitas resenhas sobre essa obra,mas já conhecia a sinopse e capa, agora quero o livro, vou comprá-lo assim que puder .
    Obrigada, como sempre pela dica deliciosa de leitura.
    Beijinhos.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Aiiiiiiiiiii, vc e Kim falando desse livro só me dá vontade de querer lê-lo PRA ONTEM!!! *O*

    Muito boa resenha, gêmula! ;)

    Beijooooooooooooos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tinha visto nenhuma resenha desse livro e na verdade nem sabia que ele existia, mas acabei de me apaixonar e de ficar morrendo de vontade de ler, impossível não ficar depois de ler a sua descrição a respeito do livro e o quaanto você gostou!
    Espero amar tanto quanto você!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia esse livro e achei interessante e depois da sua resenha, fiquei com uma imensa vontade de ler...boa dica...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro essa capa e fiquei bem curiosa pra conhecer a escrita do autor... todo mundo fala tão bem!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque, pelos comentários que leio sobre o livro, Serena é realmente bem intenso e, normalmente, o pessoal tem gostado bastante. Tenho curiosidade de conhecer obras de autores que têm esse poder de hipnotizar os leitures, como parece que acontece nesse livro. Tomara que tenha oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uau. Esta é a primeira resenha que leio deste livro, e já fiquei tremendamente interessada em conhecer autor e obra. Você descreveu o livro de maneira brilhante, e só posso esperar para ter a oportunidade de ler um livro tão bom como você o descreveu.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  16. Oie Jack querida =)
    como vai e o baby?
    Então sobre o livro acho que estou preparada para está lendo, só me falta ele rs rs
    gostei da resenha e gostei de sabe que tem um bom rítio e quero ficar viciada também.
    abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jacque!
    Olha, pelo nome e pela capa, acho que eu nem chegaria a pegar numa livraria, mas depois de ler sua resenha, provavelmente sim hahaha

    Não posso de dizer que faz o meu estilo, mas parece ser muito inteligente e, só essa parte de manipulação de emoções, já me pegou: adoro isso. Acho que, no fim das contas, fiquei curiosa :S Sua feia ><"

    haha

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    AInda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e confesso que fiquei curiosa com relação a narrativa do autor, vou procurar lê-lo!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque, fiquei abalada com a sua resenha! rsrs

    Ainda não conhecia a autora e fiquei impressionada com os seus elogios, a trama parece ser bem bacana! é incrível essa sensação que temos quando terminamos uma leitura de tirar o folego!
    Com certeza o título foi para a lista de desejados, espero me surpreender positivamento como você!

    Parabéns pela resenha, espero sua visita lá no Prólogo da Leitura!

    até mais!

    ResponderExcluir
  20. Depois dessa resenha, é claro que quero ler esse livro *O* Só tinha visto a capa dele, nem sabia do que se tratava nem nada, não tinha lido nenhuma resenha, até hoje, sua resenha está perfeita, me instigou e muito em ler Serena *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. Eu não fazia ideia que este fosse um livro tão interessante e bem escrito. A sinopse não conquista, mas os detalhes da obra colocados na resenha me deixaram bem curiosa e com muita vontade de ler Serena.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adoro ler suas resenhas, vc sempre me convence a ler.
    O livro parece ser ótimo!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacque!
    Já tinha visto a capa do livro, mas não havia me interessado. Mas ao ler sua resenha, mudei minha opinião e talvez dê uma chance. Parece ser uma história interessante.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  24. É a primeira resenha que leio de Serena, e que logo me conquistou. Parece um livro super interessante, e profundo. Adorei!

    Ótima resenha...
    Obs: Essa capa é linda!!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  25. Eu já tinha visto esse livro, sempre achei a capa linda mas nunca li nenhuma resenha sobre ele muito menos a sinopse, nunca imaginei que seria um romance de espionagem ^.^ admito que não é bem minha praia espionagem, mas admito que você me deixou curiosa com tantos elogios, quando eu tiver a oportunidade lerei e espero sentir o que você sentiu enquanto lia!

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  26. É tão bom quando um livro nos deixa assim, apaixonados, né? Apaixonados pelos personagens, diálogos (mesmo que nesse livro sejam escassos, narrações, etc). Porém, a única coisa que me chamou a atenção na história desse livro foi o romance mesmo. Essa coisa de contar sobre a política dos anos 70 é uma coisa que me faria dormir, mesmo que você diga que não é maçante. Eu acho difícil algo relacionado à história não ser maçante pra mim, kk.
    Enfim, não sei se é um livro que eu procuraria pra ler, mas se um dia vier parar nas minhas mãos, pode ter certeza que ele terá uma chance!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Este é mais uma resenha de Serena para me enlouquecer de vez! Todos os elementos que você retratou na resenha, se tornam uma ótima combinação para um livro incrível, pelo menos eu acho! hehehehe

    Amei a resenha, Jacque! De verdade.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...